Ir para conteúdo

Tempo de extração é fundamental ? Tempo para portafiltro simples e duplos são diferentes ?


Postagens recomendadas

Dúvidas de iniciante:

 

1- Tenho uma Breville 870XL e no manual (assim como na internet) partem do princípio que um espresso bom fica na casa dos 26 segundos. Isso vale tanto para o porta-filtro duplo como para o porta-filtro simples ? Vejo que no porta-filtro duplo eu chego perto disso - normalmente na casa dos 22 segundos.

 

Nota: Na Breville você aperta um botão e ele faz automaticamente a pré-infusão e após extrair o café desliga sozinha. Existe a opção tipo cafeteria onde você mesmo aperta para começar e para parar. Mas estou tentando chegar nos 26 segundos no automático, mudando a moagem e quantidade de grãos. No automático, o café sai sempre bom, independente se dura 17s ou 28s.

Mas será que para o porta-filtro simples o tempo seria a metade = 13s ?

 

2- Tudo bem que me falem que o tempo não é fundamental, mas o que será que a máquina breville leva em conta para terminar a extração ? Se eu fizer a extração manual eu fico olhando a cor do café que sai do filtro, mas nem sempre acerto o momento de parar. Ou seja, a máquina é melhor que eu, mas notei que ela não leva em consideração apenas a quantidade de líquido, deve considerar pressão também. Alguém entende de Breville por aí ?

 

4- Na minha Breville, mesmo com café de torra nova ou aqueles com torra mais antiga a moagem gira em torno do número 3 a 5 (a graduação vai até 15). Nunca usei mais de 5, alguém aí já usou ?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tempo é uma das variáveis de extração, mas a razão de preparo é bem mais importante. Provavelmente sua Breville tem controle volumétrico, parando a extração de acordo com o volume de água que passa por um sensor. A maior parte das extrações aceitáveis dura entre 25 e 35s. Geralmente bebidas com razão de preparo (BR) mais baixas pedem extrações mais rápidas e bebidas mais concentradas extrações mais lentas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a diferença entre o simples e duplo. Eles geralmente são projetados para que na mesma moagem, comparado ao duplo, o simples usando metade da dose, consiga uma xícara com metade de café em um mesmo tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou comprar um daqueles copos de volume para verificar se o tempo faz juz ao volume.

 

Sobre o porta-filtro simples, ainda nao consegui chegar nem perto do tempo ideal, ele fica entra 13 e 17s.... Acabei de resetar a máquina para o padrão de fábrica e depois subi a temperatura para +4F e apesar do tempo nao melhorar muito o gosto do café ficou melhor, um pouco mais salgado para o meu gosto. Acho que vou abandonar o porta-filtro simples pois os melhores cafés da minha máquina saem tudo através do porta filtro duplo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Meninos: isso acontece.

 

Filtro single é um chato de galochas. Demorei mais de um ano para voltar a tentar o meu. A coisa só se resolveu quando troquei para um filtro bom (o meu original é terrível).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Sim, extraia com a balança sob o grupo.

 

Não há um ideal, depende do seu gosto.

 

O padrão italiano fala em 30 ml no single e 50/60 ml no duplo. Extraia isso em gramas (no seu caso, 50 ou 60 g com o duplo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Isso. Coloque as duas xícaras nas saídas, uma delas sobre a balança.

 

Se a máquina estiver nivelada e fez tamping corretamente, você pesa uma e a outra vai ter a mesma medida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhorando. Para uma razão de preparo de 50% seria 15 g de pó, 30 g de café. Como e onde vc vai dividir esses 30 g é outro detalhe.

 

Com o 2 saídas daria 15 g em cada xícara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Sergio, não confunde o moço.

 

Depende de qual % você quer usar.

 

Na escola italiana são 7 g pó/30 g café extraído (ou 15 g/60 g extraídos).

 

Se vai usar outro parâmetro, como a %, pode seguir a sugestão do Sergio de 50%: 15 g pó/30 g extraído.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu gosto é 15g/24g (~62%). 50% é mais comum, mas tem gente que gosta de mais fraco, 40-45%

 

A "escola italiana" é 7g/25 ml. O problema é que não se sabe quanta crema tem nesse volume e ela depende do grão/torra. Vamos chutar uns 5 ml o que dá 7g/20g = 35%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...