Ir para conteúdo

La Pavoni Europiccola - 1968-1970 - Relato de uma restauração


Postagens recomendadas

Oi Anita. Postarei mais fotos assim que for progredindo. No momento estou esperando a chegada de algumas ferramentas que pedi pela internet. E as peças/borrachas de vedação, chuveiro que pedi com o Francesco lá da Itália. Ele é MUITO prestativo, tem todo o interesse em ajudar, não vende caro, e ainda me mandou uma peça de brinde que ele tinha lá sobrando de uma que ele fez modificação. 

 

Como o tópico é para ajudar novos possíveis aventureiros, também estou postando as fontes das quais estou tirando as ideias para desmontar a minha. 

Achei esse vídeo interessante com uma ferramenta para desenroscar o grupo... Bem legal :)

 

https://www.youtube.com/watch?v=RQPaIPf0SsM

 

Fácil de fazer... :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de um tempo parado, chegaram as ferramentas que eu precisava para continuar a restauração... A ferramenta para retirar filtro de oleo do carro funcionou perfeitamente a base com resistência sairam facilmente. Retirar o anel de aço que prende o boiler na base já foi mais difícil... Muito WD 40 e algumas pancadinhas até ele começar a rodar... 

 

Base lixada e pintado a primeira mão de vermelho (cor que a esposa escolheu... para ficar bonito na casa... :P

v5oxDZ.jpg

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como sugestão, a base vermelha com o corpo e a alavanca cromados fica no meu ponto de vista mais bonito do que com a alavanca vermelha.

 

Mas a dica é apenas para reflexão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta semana no programa de automóvel mostrou uma nova pintura, como se fosse um adesivo mas é pintura, tem vários padrões inclusive madeira, fica perfeito, e não é caro, uma roda ficava R$ 150,00.

 

Alavanca tem que ser cromada, honestamente não gostei da alavanca vermelha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também prefiro a alavanca cromada. Se for ter outros detalhes vermelhos que sejam os plásticos. Ou só a base mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkk. Obrigado pelas dicas... Inicialmente só a base será vermelha... A não ser se o valor de cromar a alavanca seja alto... Os plásticos, acho que para tirar só quebrando... A ideia no futuro é substituir por madeira... Mas não é uma coisa que vou mudar agora

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esbarrei nas ultimas duas dificuldades... Uma eu já lí que as vezes é impossivel retirar (o vidro... dizem que as vezes só quebrando e colocando um novo... Por isso junto com as borrachas também pedi um vidrinho). E a camisa de latão... Tentei com tudo que tenho aqui e ela não saiu do canto. Até com aquela ferramenta do vídeo que postei aqui... Entortou 2 chaves de fenda e não saiu do lugar... Ai começa a saga para arrumar quem faça a ferramenta... :

 

IJBHI2.jpg

sTcv1u.jpg

VQlRWr.jpg

 

Se alguém souber um lugar que faça por um preço legal e possa enviar pelo correio... agradeço :)

Estou procurando aqui em Recife também

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roberto, vi uma solução mais simples e barata para poder tirar essa camisa.

Pega dois pregos e dois pedaços de madeira, encaixa os pregos no furos e cola eles entre os pedaços de madeira com epoxi.

Deixa secar e é só alegria.

 

É importante lembrar que dependendo do modelo a camisa é presa na barra de ferro que fica presa a alavanca, então tem que soltar toda a parte de cima primeiro, se não a camisa não vai rodar porque a alavanca vai estar segurando.

 

O processo todo pode ser visto aqui:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha só que vacilo, nem tinha me ligado hahahaha.

Mas a parte importante é essa, talvez seja isso...

 

É importante lembrar que dependendo do modelo a camisa é presa na barra de ferro que fica presa a alavanca, então tem que soltar toda a parte de cima primeiro, se não a camisa não vai rodar porque a alavanca vai estar segurando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Pessoal, parado um pouco com outros projetos (recebi o meu AP... muito trabalho em reforma...)

Mas estou passando para atualizar todos. Ainda estou aguardando o kit de vedação que foi enviado da Itália. Saiu de lá a 55 dias... Está no Brasil a 50 dias esperando a boa vontade de alguém para liberar...

 

Nesse tempo procurei algumas alternativas no Brasil. Encontrei uma loja que trabalha com borrachas de vedação/orings que tem diversos tamanhos. Como acredito que pode ser útil para outros usuários, vou postar o link aqui.

 

http://retentive.com.br/

Eles vendem pelo mercado livre e tem diversos tamanhos e medidas...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É com imenso prazer que digo que as peças ( borrachas de vedação, novos filtros single e double, chuveiro) chegaram. Fiz o processo de remontagem da máquina. E é com imenso prazer que digo que ela está em perfeito funcionamento. Claro que ainda não finalizada (falta cromar algumas peças). Mas não queria ter custos desnecessarios sem ter certeza de seu pleno funcionamento...

 

Já tive a oportunidade de tirar alguns cafés e ainda estou na curva de aprendizado... ainda não tenho o tamper no tamanho exato, e estou tendo alguns problemas com canalização... E ainda estou no ajuste de dose/grind... Ultima extração eu choquei a maquina...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por algum motivo aqui pelo Tapatalk não colocou meu post inteiro: continuo...

 

Aí vai uma dúvida para os donos:

Nos testes observei que não estou com nenhum vazamento... Porém mesmo assim após o uso a base de borracha fica suada na parte interna... Acontece isso com vcs? Fiquei preocupado pois as ligações eletricas ficam expostas... Água e eletricidade nunca combinam...

Vou isolar todos os plugs/fios

 

Envio uma foto... A alavanca pintei de vermelho temporariamente por ter a tinta sobrando...

post-4788-14364441956141_thumb.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roberto, que bacana, é sempre legal ver que deu tudo certo.

 

Na vedação sugiro um reaperto, quando montei a caldeira da Fiamma tive que reaperta-la 4 vezes, uma vez por dia, sempre reaquecendo a máquina entre os apertos, isto até que a vedação chegue em sua deformação final.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nos testes observei que não estou com nenhum vazamento... Porém mesmo assim após o uso a base de borracha fica suada na parte interna... Acontece isso com vcs? Fiquei preocupado pois as ligações eletricas ficam expostas... Água e eletricidade nunca combinam...

 

Sim, acontece o mesmo com a minha, na época tive a mesma preocupação, desmontei e montei várias vezes mas a parte interna continua suando.

 

Chocar uma máquina manual sempre faz uma bagunça  :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No início também acontecia com a minha, suar.

É importante também não deixar aquele mini-esgoto transbordar.

A água vai para a cavidade da máquina que não é vedada e pode tomar contato com os fios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...