Ir para conteúdo

Café na Rua


Postagens recomendadas

Um grupo de baristas da cidade do Recife lançou uma campanha de divulgação, no último dia 18 de abril de 2015, com o objetivo de incrementar a venda e o consumo de cafés de melhor qualidade na cidade, em particular, o consumo de cafés especiais. A campanha foi batizada de "Café na Rua", cujo lema era: "A vida é muito curta para tomar cafés ruins".

 

O inusitado desta campanha é que ela ocorreu numa área turística, num dia de domingo pela manhã e literalmente no meio da rua, na Praça do Arsenal no Recife Antigo. Os cafés especiais servidos eram moídos, preparados e distribuídos na hora entre os transeuntes que por ali circulavam.

 

Os cafés, que na sua maioria eram oriundos das regiões produtoras de Minas Gerais, foram moídos no Hario Skerton e preparados no V60 e na Aeropress. Por questões operacionais e logísticas não foram preparados nem servidos cafés expressos.

 

O próximo evento deverá ser realizado no dia 29 de maio de 2015, novamente no Recife Antigo, faltando ainda a divulgação do local exato onde será montada a barraca de divulgação e distribuição.

 

Como minha ex-professora era coparticipante do evento, resolvi dar uma passadinha no local para prestigiar e registrar o acontecimento e somente agora, com bastante atraso, estou divulgando para todos do CdC e, particularmente, para aqueles que queiram comparecer ao próximo encontro.

 

Segue algumas fotos tiradas no final do evento quando da minha passagem no local:

post-4167-0-51493600-1431394564_thumb.jpg

post-4167-0-67090800-1431394573_thumb.jpg

post-4167-0-12325500-1431394585_thumb.jpg

post-4167-0-72022600-1431394603_thumb.jpg

post-4167-0-80423100-1431394615_thumb.jpg

post-4167-0-13805400-1431394628_thumb.jpg

post-4167-0-88180800-1431394641_thumb.jpg

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal a iniciativa.

Pena que a maioria das pessoas vão tomar e pensar "estranho esse café, mas de graça está bom".

Vão ser poucos os atingidos.... Mas.... Não estamos nós mesmos entre a minoria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em parte você tem razão Tarcisio. No entanto, o contato com um café de melhor qualidade é o primeiro passo para romper alguns paradigmas no "consumidor comum".

 

Não custa lembrar que até poucos anos atrás o consumo de vinho era bastante restrito há uma determinada parcela da população. A abertura econômica, a produção nacional em maior escala e os constantes eventos de divulgação e degustação tornaram o vinho uma bebida já bastante popular.

 

Hoje em dia não é incomum em diversos encontros sociais e familiares vinhos e espumantes competirem pelo espaço com o whisky e as cervejas sejam elas comuns ou especiais. Vale lembrar que as cervejas especiais já são uma realidade também em nosso território, existindo hoje alguns estabelecimentos especializados em servi-las e os principais restaurantes já as oferecem em seus cardápios.

 

Assim, esta ainda minoria, pode transforma-se no futuro em um grande contingente de consumidores de cafés especiais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc forneceu os agumentos, Murilo: a maioria dos Brasileiros gosta de Merlots Chilenos pesados sem nenhuma complexidade e nem sabe que existem whiskys single malts de altissima qualidade ou cervejas artesanais. Cada um tem os seus habitos de consumo e preferencias e também as areas onde é completamente ignorante ... Nada ruim sobre isso.

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E é sempre importante salientar que os hábitos e costumes não mudam de uma hora para outra. Antes tomava-se vinhos de baixíssima qualidade, hoje chilenos pesados e sem complexidade como o Burny bem coloca. Porém, já existe uma parcela pequena da população consumindo vinho de melhor qualidade. Os espumantes nacionais tem sido bastante elogiados mundo a fora e o consumo é crescente na população tupiniquim.

 

Este ano participei de um bloco de carnaval criado pelos membros da Associação dos Cervejeiros Artesanais de Pernambuco que distribuía cervejas artesanais de graça para quem comprasse o kit do bloco. Muita gente que experimenta não gosta, outros são contagiados pela mosca verde e passam a apreciar cervejas produzidas com ingredientes mais nobres.

 

Ou seja, em se tratando de cafés especiais, como as demais bebidas citadas, o processo de mudança é lento e gradual, mas esse tipo de evento ocorrido em Recife, com certeza, tende a aumentar a divulgação e atrair novos adeptos e apreciadores. Não se muda uma realidade da noite para o dia e sempre existirá uma minoria de vanguarda que estará à frente de seu tempo na experimentação de novos hábitos de consumo, conceitos e estilos de vida. Esses nichos existem e sempre existirão, inclusive, em países do primeiro mundo.

 

Mas assim caminha a humanidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não me falha a memoria, o Hugo do Moka clube fez semelhante evento em Curitiba. E já tem algumas semanas!

 

Acho muito valida a ideia, porem compartilho do mesmo sentimento. O café especial é muito afastado do café comum, o doce não é tão claro e perceptível quanto 20 colheres de açúcar e a bebida possui características mui distantes. Muitas pessoas espantam que eu tome cafés especiais, e na maioria não agradam dele sem açúcar (que por sinal, nunca tomei café especial com açúcar que eu gostasse).

 

Mas é daquela forma também, ate descobrirmos que existe algo diferente, o disponível é o melhor que podemos avaliar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara que legal essa iniciativa, eu já estive em Recife e adorei a cidade. Bacana saber que este evento vai acontecer mais vezes, isso é bom pra todos. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em sp ja tem uns meses que fazem isso, inclusive amanha tera uma defustação no urbe cafe, geralmente acontece na segunda sexta feira do mesmo onde se reunem na av paulista com a rua augusta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao vinho, acho que depende muito da região. Aqui no sul, o consumo e conhecimento de vinho é bem difundido (até por ser uma região produtora), assim como de cervejas artesanais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gosto demais de ler notícias assim. Quando vejo algo do tipo sempre me lembro do trecho escrito por Mead: "Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo. De fato, foi sempre assim que o mundo mudou" .

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...