Ir para conteúdo

Indicação Máquina e Moedor


ecmacedo

Postagens recomendadas

Pessoal, boa tarde.

 

Sou iniciante no fórum e no mundo do café. Recentemente eu e minha esposa visitamos a Fazenda Águas Claras, em Itapira/SP, e tomamos gosto pelo café. Voltamos com alguns cafés em grão e em sachê (ese).

 

Fiz algumas pesquisas mas não consegui chegar a uma decisão, por isso recorro a vocês para indicações de máquina expresso de pó e sachê, e indicação de moedores (pelo visto de lâminas não são bons).

 

Obrigado,

 

Eduardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compra uma maquina de entrada na faixa de 400 reais (delongui , Poemia , Electrolux e etc.) e um moedor baratza Encore , mais 900 ou1000 , vc esta safo pelos próximos 10 anos e fará cafés excelentes.

 

Para um próximo upgrade a partir daí a brincacdeia já pula para uns 6000 reais . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma Poemia + Hario Mini... tô conseguindo me virar enquanto não sobra uma grana pra comprar um Encore... Vc vai gastar em torno de 400 reais na poemia e 200 num hario ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse caso explica para ela que sem moedor é melhor deixar a maquina na caixa fechada , fazer um espresso com café pre moído é perda de tempo e dinheiro.

 

Quando comprar a maquina , passe em um  supermercado e compre sache ESE , se vcs por acaso não gostarem do sache (muita gente não gosta) aí não vai ter jeito , guarde a cafeteira e espere o din din do moedor aparecer. :(

 

Ou troque de mulher  :lol:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o problema na hora de adquirir o moedor for a resistência da esposa em virtude do preço, compre um Hario Mini, como sugerido pela Lidia. Você já conseguirá extrair ótimos cafés. Caso você incorra em um outro problema - que atinge a maior parte de nos em certo momento - que é o de perder a paciência com o fato de ter de girar manivela, compre uma parafusadeira (pesquise no google ou youtube por 'hario mini' e 'cordless drill') de R$ 50, e voilá!  :lol:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Chegou a Poemia.

 

Trocar de mulher foi ótimo Carlos Eduardo!! rsrsrs

 

Trouxemos da fazenda Águas Claras café em grão e também sachê ESE, por enquanto estamos usando os sachês até conseguir o moedor. Lá na fazenda o café saia com mais creme, talvez seja coisa de principiante.

 

Hahaha... Serio que dá para usar a parafusadeira no moedor?!? Vou pesquisar sim Alexandre, tenho uma parafusadeira já.

 

Tenho um amigo que vai para os EUA, vou pesquisar preço e se ele puder peço para ele trazer o moedor de lá. Neste caso já seria melhor o Encore? Li muito aqui no fórum sobre a SCG, seria o lugar onde comprar.. Talvez até o porta filtro despressurizado. Vocês sugerem mais alguma coisa? Só preciso "trocar de mulher" hahaha...

 

E mais uma vez muito obrigado pelos conselhos!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sache sempre produzirá menos crema do que um espresso feito com café com menos 30 dias de torrado e moído na hora.

 

Se for trazer dos EUA compre baratza , Encore , Preciso ou Vario , são praticamente do mesmo tamanho , cabem em uma mala de mão.

 

Compre o melhor que vc puder , o Encore é bom , mas se der compre o Preciso ou o Vario.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Compre um moedor usado. Eu comprei o lendário Rocky do Myiamoto que é um moinho versátil e robusto.

Pessoal, desisti de trazer uma boa máquina na mala. Recomeço minha busca por uma Gaggia. Alguém do fórum vendendo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...

Pessoal, irei comprar uma mondial C08 para fazer expressos, coisa de mega iniciante, que nunca mexeu com isso. Li muito vários fóruns por aqui, mas ainda tenho dúvidas. 

 

Percebi que o moinho é muito importante, mas pra mim que não consigo diferenciar os cafés creio que não me fará diferença, como pra quem tem o hábito de apreciar a bebida e percebe sutis diferenças na preparação. Minha pergunta é: Consigo fazer um expresso decente nessa máquina que irei comprar com um moinho de lâminas barateza, tipo Hamilton Beach? Creio que dos mais baratos e de lâmina ele seja melhor que o Cadence e o Cuisinart DCG20. Vi que por um pouco a mais poderia comprar um manual como o Hario, mas acho muito trabalhoso.

 

Existe máquina barata não pressurizada? Isso deixa o expresso mais "original"?

 

Obrigada :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alessandra, bem vinda ao CdC!

 

A meu ver, essa "incapacidade de diferenciar cafés" ou "paladar pouco apurado" que muitos iniciantes comentam, na verdade é simplesmente pouca experiência com cafés especiais. Você pode não ter facilidade ainda pra identificar uma nota de frutas vermelhas num café, por exemplo... mas a diferença entre eca! / mais ou menos / bom / excelente qualquer iniciante consegue perceber.

 

Dito isso, o café de um moedor (de mós) é significativamente mais gostoso que um triturador (de lâminas), sugiro juntar pra pegar já um bom moedor, se tiver condição. Além do expresso, ele irá entregar melhores resultados em qualquer outro método de extração.

 

Como está o inglês? Sobre o filtro pressurizado, tem esse tópico aqui do Home-Barista: http://www.home-barista.com/tips/why-are-pressurized-portafilters-bad-t24632.html

 

Basicamente, o que se sugere lá é que pra extrair de forma ótima as substâncias do pó, este tem que estar moído bem fino. Acontece que, com o filtro pressurizado, o pó não pode ser muito fino, se não "chocka" (engasga) a máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigada Luis!

 

Adorei essa definição, kkk, e é exatamente assim que eu me sinto: 

 

 mas a diferença entre eca! / mais ou menos / bom / excelente qualquer iniciante consegue perceber.

 

 

Pois é, não comprarei o de lâminas, talvez algum bem simples de R$80 só para testar, e não o Hamilton que eu iria comprar de quase R$ 300, só porque tem várias funções, mas é um investimento tolo. Irei mais pra frente investir em um bom elétrico, além de que em casa queremos começar a comprar o café e moer para coar.

 

Achei ótimo esse fórum do home barista, consegui compreender bem a relação entre a moagem do pó e a extração do café, principalmente quando ele explica sobre a capacidade de extrair os óleos, e que para isso é preciso uma moagem fina, que é impossível na máquina pressurizada por conta da resistência ao fluxo d'agua. Quem sabe um investimento pro futuro quando eu passar do "eca, muito ruim, e excelente" haha.

 

Obrigada novamente!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Vale lembrar que além dos filtros pressurizados, existem também os PORTA FILTROS pressurizados, como os da SAECO, geralmente fáceis de modificar.

Mas não adianta, se não puder controlar a moagem (ou seja, sem ter um moinho) os resultados serão piores do que usando fitro pressurizado. Dois "pontos negativos" que não são mencionados normalmente: alguns filtros pressurizados entopem com facilidade, e porta filtros pressurizados geralmente juntam sujeira nas partes internas (sistema de pressurização).

Uma alternativa seria comprar uma com porta filtro pressurizado, desmontar tornando-o despressurizado, e usar algum café (teoricamente) moído para espresso, como o ILLY ESPRESSO.

Alessandra, você já comprou a MONDIAL C-08? Eu tive uma (e dei uma de presente) e ambas pifaram em pouco mais de um ano (a minha eu garanto que não houve descuido ou mal uso).

Se ainda não comprou eu poderia sugerir alguns modelos.

abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 1 month later...

Bom Dia amigos do C.D.C, tudo bem?

 

Estou em um grande dilema em qual moedor adquirir, pois não estou preparado monetariamente (R$) para aquisição de um moedor mais caro rs.

 

Segue abaixo uma lista dos que me deixam na dúvida :

  • Manual Hário 24g ( R$ 245,90 na minha cidade).
  • Manual Hario 100g Mill Skerton (R$ 282,90 na minha cidade).
  • Moedor de Café Krups GVX208 ( Não encontro mais )
  • Moedor De Café Elétrico Hamilton Beach ( R$ 300,00 no ML)
  • Cadence MDR301 ( R$ 99,00 na minha cidade).

Realmente confesso estar em tremenda dúvida, pois infelizmente não posso investir em um Encore Baratza, mas desejo adquirir um melhor custo/beneficio.

 

Por Favor, caso haja outro além da lista supracitada, se possível, citar o link para compra!

 

Agradeço imensamente a ajuda de todos e muito obrigado! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas para qual processo?

Espresso?

 

Bom dia Galttar, tudo bem?

 

Inicialmente vou fazer um expresso na Oster (OEMP-50) e um coado na French press. 

 

Mas estou ainda na escolha do Moedor para posteriormente decidir em qual destes optar (Hario, V60, Clever, Chemex, Aeropress, Cafeor ou Kalita)

 

:rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se é pra espresso, descarte de imediato os moedores de lâminas.

 

Esses modelos Hamilton Beach e Cadence são ruins pros coados, prensados etc, e simplesmente não servem pra espresso, Na verdade são trituradores, não são moedores. Use a busca do Forum (clique em "Este tópico" na barra inferior e mude para Google, senão não funciona). Vai achar toda informação a respeito.

 

Se não tem condições de comprar um elétrico um pouco mais caro, melhor comprar um Hario ou Porlex de manivela mesmo. O modelo depende do gosto e do orçamento, não há diferença discernível entre, por exemplo, as moagens do Skerton e do Mini da Hario. Pela portabilidade, mantive o Mini e vendi o Skerton. Usei ambos com sucesso pra espresso.

 

Sugiro olhar os usados na área de classificados, regularmente aparecem modelos semiprofissionais e profissionais na faixa dos 500 a 750 reais.

 

O moedor de entrada bom mais comum é o Baratza Encore, mas por um questão de momento o Tramontina Express (Breville Smart Grinder Pro) está sendo vendido mais barato em alguns lugares. Ontem mesmo postaram uma promo no Walmart por mil reais em 10x sem juros, uma barbada. O Vitor tem um tópico em que vende esse modelo sob encomenda e cobre ofertas dos concorrentes...

 

Boa caçada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci de comentar:

 

O Krups GVX208 serve pra espresso, muitos o usam, eu mesmo já usei, mas não é a melhor escolha no longo prazo. Porém resolve, mesmo não sendo o mais indicado.

 

Hoje, em sua "categoria", há o Cuisinart DBM-8, também de mós planas (cuidado! tem modelo Cuisinart de lâminas, esse não serve!) no mercado, que é praticamente uma reprodução do mecanismo interno do Krups. Não acho que valha os 500 e tantos reais que pedem nas lojas, penso que um usado de categoria superior seja melhor negócio, mas se achar em oferta (já vi novo por 299 no Extra), pode compensar.

 

A despeito dos comentários de alguns colegas, com o Krups eu sempre obtive resultados equivalentes aos dos moedores de manivela, com os mesmos percalços de dificuldade de ajuste, mas com a vantagem de ter o motor elétrico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, Rafa. Tem gente que precisou modificar o moedor pra conseguir moer pra espresso. Parece que, alguns, nem modificando. O meu simplesmente saiu da caixa bom pra espresso. Da verdade, ele mói fino o bastante pra fazer a Gaggia engasgar com café de torra clara, um verdadeiro feito! :P

 

Tenho um amigo que usa um GVX208 até hoje com a Gaggia Baby Class. Comprou ambos mais ou menos nas mesmas promoções que eu (a Gaggia dele foi um pouquinho depois, mas pelo mesmo preço). Ele faz bons cafés, mas o Krups é mesmo um limitador. Tem de ajustar dose e socamento, pois tem saltos muito grandes na regulagem. O pior caso foi quando dei um pacote de café de torra média-clara pra ele e não rolou. Levei o Preciso lá um Domingo e achamos uma moagem boa. Em uns 5 ou 6 anos, foi o único café que ele não conseguiu achar uma razão dose-moagem-socamento adequada com o moedor...

 

Pode ser coisa de lote, pois os nossos vieram idênticos, comprados na mesma promo, no mesmo dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu recomendo viver de V60 comprando café de qualidade já moído para esse processo e enquanto isso guarde dinheiro para comprar um Bravo Mini (preferência) ou um Breville.

 

Com um desses dois conseguirá qualquer processo.

 

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Lauro, que desespero, cara... Você já leu todos os tópicos relacionados ao Hario Mini da seção de moedores? A maioria, se não todas, as respostas que você procura estão lá.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...