Vinicius Gati Postado 25 Junho 2015 Denunciar Share Postado 25 Junho 2015 Boa Tarde pessoal, consegui comprar o meu Encore! Yei! mas estou com algumas dúvidas... A primeira coisa que queria perguntar é que recebi o meu encore com marcas nas laterais, isso indica que ele está regulado no mais fino? comprei na cafestore e colaram um adesivo deles no meu encore "meh", talvez tenha que perguntar lá mas se abriram acho que só tem esse motivo certo? A segunda é que quando fui fazer café pra italiana moí no 30/4 e o café ficou muito aguado... tinha um sabor característico porém aguado pro meu gosto. Hoje de manhã moí no 20/4 ficou bem melhor(com moagem bem parecida com a de costume) porém ele recém saído do fogo ficou OK mas 5min depois já estava meio azedo... achei muito estranho, o que pode estar acontecendo? pode ser o grão? o grão é cafecreme o blend deles normal. Terceito é que na mós do encore que comprei tem umas marcas mais escuras, vou colocar a foto anexa, queria saber se é normal ou é oxidação e pode estar causando o azedo acima citado...embora na foto esta mais claro que pessoalmente, melhor vocês que são entendedores pra me dizer. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Chaves Postado 25 Junho 2015 Denunciar Share Postado 25 Junho 2015 Parabéns pela aquisição! Parecem marcas de oxidação, mas está bem parecido com o meu, que também foi adquirido recentemente, e o detalhe não tem alterado o sabor da bebida. Quando adquiri o Encore, levei uma pequena surra. No meu caso, estava acostumado a usar moedores manuais, e acabei selecionando um passo que me deu um particulado a olho nu bem parecido com o que obtinha dos manuais, mas na verdade estava mais fino, o que me rendeu café amargo nas primeiras vezes. Particularmente, gosto do café mais ácido, o que realmente fica evidente quando a temperatura da bebida cai um pouco, e pode ser isso que está lhe incomodando. Você pode evitar a acidez de duas formas: aumentando a temperatura de extração, ou diminuindo a espessura da moagem. Em ambos os casos, abrirá mão da acidez, mas em compensação terá que lidar com o amargor. Vale lembrar que cada grão tem um grau de acidez, então procure por aqueles com acidez média a baixa, o que também deve auxiliar a obter uma bebida mais de acordo com suas preferências. Uma das coisas interessantes no preparo do café é exatamente a alteração que as variáveis, individualmente, promovem no resultado final. Então, teste uma coisa de cada vez: primeiro, aumente a temperatura da água, depois afine a moagem, e veja se a bebida fica melhor para o seu paladar. EDIT: passando de novo pelo título vi que você está usando uma Moka. Nesse caso, controlar a temperatura de extração é mais difícil. Sendo assim, o mais óbvio para diminuir a acidez é afinar a moagem. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vinicius Gati Postado 25 Junho 2015 Autor Denunciar Share Postado 25 Junho 2015 Parabéns pela aquisição! ... diminuir a acidez é afinar a moagem. Muito obrigado pela ajuda! Eu uso moka, mas deixo o fogo muito baixo, vou ver se deixo no meio até acabar a extração pode ser que dê diferença, ou então pode ser do grão mesmo, já tenho um bom ponto de pesquisa pra continuar, de qualquer jeito o café está muito bom, quase sem amargor, embora até goste um pouco. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 25 Junho 2015 Denunciar Share Postado 25 Junho 2015 Estas marcas nas mós acontecem mesmo, é normal. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas