Bernardo B Postado 22 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 22 Setembro 2012 Que bom Rogério, parabéns ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 22 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 22 Setembro 2012 Bernardo e Rogério, Obrigado pelas dicas, da próxima vez tentarei fazer conforme aconselharam. Abraço Guilherme. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rogeriocolt Postado 22 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 22 Setembro 2012 Uma coisa que esqueci é que estou colocando sob a pipoqueira uma caixa de papelão de uns 30x40, pois como na airflyer as películas não escapam ao colocar o café na pipoqueira elas saem voando (pois no meu caso coloco o café com ela ligada). Isso tem ajudado muito na manutenção da limpeza da cozinha durante a torra, pois uns 95% das películas caem nela e também facilita a devolução dos grãos que eventualmente caem. ABCS Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 26 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 26 Setembro 2012 Rogério, aqui em casa, coloco a pipoqueira dentro do tanque (seco). Ajuda bastante a evitar a sujeira. Reduzi o tempo no forno. Tirei na fase em que os grãos estão amarelos, começando a bronzear. Demorou mais para o primeiro crack, em torno de 2 minutos. A torra inteira demorou 15 minutos. Gostei muito do resultado (da coloração e do cheiro do café torrado). O sabor, experimentarei amanhã. A foto está no seguinte link: Obrigado, mais uma vez, pelas dicas. Valeu Bernardo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 26 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 26 Setembro 2012 Que bom que deu certo ! O Jim Schulman fala que as torras mais demoradas "pedem" mais tempo para amadurecer. Para mim, a partir do segundo dia já fica bem com leite, mas ainda precisa de um par de dias para o puro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rogeriocolt Postado 26 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 26 Setembro 2012 Legal que gostou do resultado, comente depois o que achou do gosto do café, ficou bacana mesmo o resultado. Tenta repetir novamente o resultado desta torra, depoisfaça umas mais escuras, tente variar a fim de dominar esse método. Fiz isso variar as torras até chegar ao resultado que considero bom. ABCS Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 26 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 26 Setembro 2012 Hoje tomei o café torrado ontem. Ficou muito gostoso. Finalmente posso dizer que tomo um café fresco e torrado adequadamente em minha residência kkkk. Isso porque só descansou um dia. Fico imaginando em que patamar o sabor estará daqui a quadro dias (quando ele chegará ao ápice) O único problema: acho que não durará até lá kkkk. Torrei apenas 110g, resultando em 93g, perda de aproximadamente 16%. Já fiz café coado (a patroa aprovou), uns 5 espressos (um deles não deu certo - extraí no filtro bottonless, não compactei direito ... imagine a lambança), três deles para tomar em meu trabalho (cápsula necap+máquina nespresso). Inclusive, estou postando minutos depois de tomar minha 4ª xícara de espresso de hoje (ainda sentindo o excelente retrogosto caramelado de uma bebida mole, quase nenhum amargor). Acho que demorarei a dormir hoje a noite kkkkk. Abraços. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 26 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 26 Setembro 2012 Parabéns, Guilherme! Agora é tentar repetir o resultado e anotar a receita de bolo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 26 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 26 Setembro 2012 Valeu. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 3 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 3 Outubro 2012 Já postei em outro tópico, mas acho mais adequado postar aqui. Desde que comprei meu forno Philco Rotisserie, já fiz algumas modificações que, penso, o estão tornando o equipamento ideal para o torrador doméstico (e sem muito dinheiro) fazer boas torras de café, alcançando resultados satisfatórios. A primeira delas, já postada aqui, foi isolar o motor da rotisserie da placa lógica do forno, tornando-o independente da programação escolhida. Com esse mod, consegui acelerar um pouco o processo de torra. Mas, não foi suficiente para indicar o citado equipamento como ideal para torras domésticas (a temperatura interna, no programa mais idependente (assar), não passa de 205ºC, que é insuficiente para torrar café no tempo certo - fica com sabor de assado). De qualquer forma, tal modificação é indispensável para as demais que seguirão descritas abaixo. A segunda delas, postada em outro tópico, foi introduzir uma pistola de ar quente (heat gun, soprador térmico) no processo de torra, ao invés de fazer a double roasting (desidratar os grãos no forno e finalizar a torra na pipoqueira). Com a heat gun, consegui um café muito bom. Mas não parei por ai. A terceira delas, que é complementar, foi isolar a resistência inferior (a de baixo) da programação do forno. Ao invés de utilizar um dimmer (ou termobanho), liguei a resistência em paralelo com o motor da rotisserie, acionando os dois por meio de interruptor (veja o video em post anterior). Com tal modificação, consegui fazer o forno alcançar, após 12min (tem que ligar, esperar esse tempo, para depois introduzir o tambor com o café verde), 240ºC, utilizando a programação "assar 230º" (que continua prevalecendo na resistência superior). Esclareço que essa temperatura foi alcançada sem ao menos usar a heatgun, que pode ser utilizada para acelerar ainda mais a torra, na temperatura mínima (a minha tem dois níveis), principalmente na hora do primeiro crack. Veja a foto do termômetro e a da torra que fiz hoje sem heatgun (experimental) (detalhe - durou apenas 17min). Acho que, introduzindo dois dimmers (existem aqueles que suportam até 1500w), dá para ter total controle da temperatura do forno, uma vez que, se mantida a resistência superior ligada de forma intermitente (na programação, ela liga, permanece ligada uns 2min, depois desliga, repetindo o ciclo), acho que será possível ultrapassar a temperatura máxima citada (240º). Penso, inclusive, que é possível introduzir um pequeno ventilador no topo do forno (daqueles que têm uma pequena resistência, utilizados para fazer churrasco), para fazer o forno funcionar por convenção. A imaginação e a física são os limites kkkk! Abraços, Guilherme. As fotos: http://www.flickr.com/photos/85044844@N05/8051123912 http://www.flickr.com/photos/85044844@N05/8051143698 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rogeriocolt Postado 4 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 4 Outubro 2012 A foto mais recente anexada no fickr (a da torra) é que me trouxe indagação. Sempre que vejo na internet videos de torras domésticas, principalmente quando é utilizado o soprador térmico, o que me intriga é o fato de a parte externa da torra ser escura e a película do meio clara. De certa forma uma vez li aqui no fórum que a torra pode ter a parte externa mais escura que a interna ou vice-versa. Guilherme, e o resto dos integrantes do forum que já fizeram torras com este tipo de coloração citado acima, é uma boa torra ou pode-se considerar que é uma torra na qual irá fornecer um gosto amargo ou queimado. Pergunto isso, pois quando estou torrando não procuro e não tenho equipamento que forneça este tipo de torra (nas minhas quando a película fica da mesma cor da foto a cor externa fica em uma cor aproximada com a 65 da escala argtron), portanto, trago esta dúvida para saber a direção a seguir em minhas torras, se o ideal é ter como guia uma torra no padrão da foto (película do meio clara e cor externa escura) . Grato a todos Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 4 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 4 Outubro 2012 Normalmente café natural escurece a película do meio, café cereja descascado e lavado pode ficar assim até um ponto mais avançado da torra. Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 4 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 4 Outubro 2012 (editado) Rogério Acho que a coloração da shaft, no caso da torra doméstica, até uma torra full city, depende do método utilizado. Quando eu estava torrando apenas na Pipoqueira, o que percebia quando deixava o café passar do grau city+, é que a shaft sempre ficava escura. Acho que tem a ver com o calor por convenção em alta velocidade. Na torra mostrada por último, não foi utilizada a pistola de ar quente, mas apenas a alta temperatura do forno (que era o que eu estava testando - a modificação interna). Por isso o café ficou um pouco menos homogêneo. Ainda não fiz um ristreto (que eu acho ser o melhor método para ver se o café ficou com gosto de cinza). Mas no método coado e em espressos normais, não senti o mínimo de amargor. Pelo contrario, a bebida ficou mole, com excelente aftertaste. Na foto não da para ver bem, mas os pontos mais escuros não chegaram a ficar pretos, mas um marrom escuro. Abraços Guilherme Editado 5 Outubro 2012 por Guilherme Torres Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Dobelin Postado 4 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 4 Outubro 2012 eu vi o post do heat gun, depois disto fiquei pensando em um ventilador, colocado no fundo ou na parte de cima do forno, já q teve espaço para o Heat gun... tem para colocar só eixo do motor (http://produto.merca...y-30cm-127v-_JM), e colocar uma helice dentro (http://img.clasf.com...20516090150.jpg), do tipo utilizado para resfriar motor de refrigeração de metal, acho q deve fazer rodar o Ar dentro do forno. Bom, se vc consegue ligar a resistencia independente, então tem como colocar um PID nela tb e controlaria a temperatura!!! começando a ficar interessante! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 5 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 5 Outubro 2012 eu vi o post do heat gun, depois disto fiquei pensando em um ventilador, colocado no fundo ou na parte de cima do forno, já q teve espaço para o Heat gun... tem para colocar só eixo do motor (http://produto.merca...y-30cm-127v-_JM), e colocar uma helice dentro (http://img.clasf.com...20516090150.jpg), do tipo utilizado para resfriar motor de refrigeração de metal, acho q deve fazer rodar o Ar dentro do forno. Bom, se vc consegue ligar a resistencia independente, então tem como colocar um PID nela tb e controlaria a temperatura!!! começando a ficar interessante! Também acho. A heat gun já faz esse serviço de forma melhor. O problema é que é muito grande e atrapalha a estética. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 5 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 5 Outubro 2012 Novas torras ontem (dada a um amigo) e hoje. Todas sem a heat gun (a minha deixei cair e pifou), com 17 min. Muito parecidas, sem gosto de queimado, no ponto certo para espresso. Outra heat gun chegando hoje pelo correio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 6 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 6 Outubro 2012 Hoje fiz nova torra, com o forno modificado e introdução de uma heat gun que permite regulagem do calor. Acho que o conjunto é uma boa solução para o torrador domestico que não quer gastar tubos de dinheiro, mas que busca alcançar um resultado satisfatório em equilíbrio de sabor na xícara (o café não fica bright). Com as modificações, o forno consegue alcançar pouco mais de 240•C. A introdução da heatgun ao final da torra ajuda a conferir maior homogeneidade à torra. Abaixo o link da torra de hoje Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 6 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 6 Novembro 2012 Depois de realizar várias torras no philco, mesmo depois de ter isolado as duas resistências, cheguei à conclusão que o uso do soprador térmico é indispensável para acelerar a torra. Isso, se considerado o tempo total, desde a colocação do tambor no forno até a sua retirada. Como minha heat gun queimou de novo (estava na garantia e chegou hoje a substituta - ainda não utilizada), passei a torrar apenas com o calor que o forno me fornece. Modifiquei, também, a forma de realizar a torra (Não sei se a alteração foi para melhor ou para pior. Teria que fazer mais testes, utilizando o novo método e o antigo alternadamente, mas estou sem paciência e disposição para fazê-lo por ora). Bom, sem maiores delongas, o novo método é o seguinte: introduzo o tambor com 200g de café cru com o forno desligado. utilizando um termômetro de forno, espero a temperatura atingir em torno de 200 a 210ºC, momento em que desligo a resistência superior, deixando ligada a de baixo. Com isso, o forno passa a esquentar mais devagar, de forma que, ao final de 6 a 7 minutos (a depender da densidade do grão), o café estará levemente bronzeado (passou do estágio do amarelo para o levemente bronzeado, antes de entrar no primeiro crack - temperatura externa do grão em torno de 220ºC (no termômetro)). Ligo, em seguida, a resistência superior, acelerando, com isso, o aumento de temperatura. Espero, então, mais 7 a oito minutos (passando a checar o forno a partir dos cinco minutos, quando, normalmente, começa o primeiro crack). No final dessa segunda etapa, o forno chega em torno de 250ºC a 260ºC. Mas, se eu considero o tempo total, desde o início (introdução do tambor e acionamento das resistências), dá em torno de 22 a 25 minutos de torra, o que seria demasiado para os parâmetros usuais. Quando introduzo o soprador térmico na segunda etapa (depois da desidratação dos grãos), reduzo o tempo total para 15 a 17 minutos. Daí a importância desse equipamento, que introduz o calor por convenção no forno, deixando a torra mais homogênea, além de acelerá-la. Hoje dei novo passo no projeto de alteração do philco para deixá-lo mais adequado para realização de torras domésticas - acréscimo de R$ 42,00 (quarenta e dois reais): comprei um outro motor (aparentemente idêntico ao que movimenta a rotisseria), com maior rotação: 40 rpm. Busque no google por PMS040-H72V-SE. Vamos ver, daqui há alguns dias, no que isso resultará. Até agora, gastei aproximadamente R$ 366,00 - R$ 224,01 no forno, R$ 40,00 nos interruptores (próprios para fornos), R$ 42,00 no motor e R$ 60,00 no soprador térmico. Para as torras que já estou alcançando, sem a introdução do motor mais rápido, que, espero, as tornará ainda mais homogêneas, acho um bom investimento para realização de torra doméstica em um patamar que considero superior ao alcançado com o uso de pipoqueira elétrica. A mão de obra, por outro lado ..... kkkkkk Já tive um certo trabalho, até agora prazeiroso. Abraços, Guilherme. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ruston Louback Postado 6 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 6 Novembro 2012 Creio que precisa atingir a torra em tempo medio de 11 min. Ta ficando legal o projeto. Mas se eu morar em casa vou comprar um torrador de prova a gas. Em media 1200 a 1500 reais. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 6 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 6 Novembro 2012 (editado) Acho que 11 minutos seria o tempo ideal para a torra em pipoqueira (calor por convenção), usando método como o do Rafarocks ou um dimmer. A torra em tambor, se não estou enganado, normalmente, é mais demorada um pouquinho. Ao menos, é essa minha impressão obtida em tópicos sobre o behmor 1600 no sweetmarias etc. Abraços, Veja a tabela de programação do behmor para o peso de 1/5lb (163g). VD, Rafa, qual a diferença entre os programas? Programas A, B, C e D seriam relacionados aos graus de torra - clara a escura? Guilherme. imagem.bmp Editado 6 Novembro 2012 por Guilherme Torres Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 7 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 7 Novembro 2012 Ruston, O mais certo para torras de tambor é entre 12 e 15 min de clara para escura Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ruston Louback Postado 7 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 7 Novembro 2012 Salve Fogo, o que tenho lido e em livro foi 11 a 12min, evitando entrar no 2 estalo. mas como nunca fiz torra num tambor, entao nao sei. hehe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ruston Louback Postado 7 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 7 Novembro 2012 french roast 12 min carbonizacao 12:40 a13min! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 7 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 7 Novembro 2012 Num torrador de tambor tudo vai depender do tamanho da batelada, potência do torrador, bem como fluxo de ar e velocidade de agitação (rotação do tambor). Dá para ter torras de 8 minutos, bem como de 12, 15 ou até 18. Quais ficarão boas, ou seja, qual a faixa aceitável do torrador, também depende muito do produto. Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 14 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 14 Novembro 2012 Hoje de manhã, fiz a última modificação que havia me proposto no forno philco rotisserie. Talvez ainda faça outras, como, por exemplo, introdução de uma terceira resistência (http://produto.merca...-grill-220v-_JM) e, nesse caso, de um exaustor para puxar o ar quente do forno para fora (fazendo circular ar no seu interior), de forma a puxar as shafts para uma cesta externa. Bom, voltando ao tema - última modificação -, a alteração realizada foi no motor do espeto, que passou a rodar entre 30 e 40rpm. O resultado, mostro no video abaixo. Abraços. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 15 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 15 Novembro 2012 Tambor com café. Behmor que se segure kkkkkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ruston Louback Postado 15 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 15 Novembro 2012 Guilherme, filma toda a torra pra gente e o resultado final, se tiver como, ou faz uns cortes pra encurtar hehe abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 15 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 15 Novembro 2012 Ruston, Pode deixar. A próxima torra será filmada. Abraço Guilherme Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ruston Louback Postado 15 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 15 Novembro 2012 Obrigado pelo Rouston! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 15 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 15 Novembro 2012 Obrigado pelo Rouston! Ops! Foi mal, retificado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas