Ir para conteúdo

Poemia - Passo a passo para o controle de temperatura


Galttar

Postagens recomendadas

Já que fez a barba, poderia ter feito o cabelo e o bigode também.....hehehe

 

Eliminando os dois termostatos, vc faz a ligação direta na resistência. Daí para alternar entre a temperatura da extração e a do steam, basta mudar direto no controlador.

 

Nesse caso, vc precisaria eliminar a função (e fiação) do botão de acionamento, deixando só para ligar a bomba.

 

Inicialmente, até que vc esteja confortável com as ligações elétricas, pode ser uma boa deixar a bomba para depois. Ela é mais chatinha de fazer funcionar....

 

Por ora, parabéns. Já dá pra ter uma noção do que o controle de temperatura pode fazer por uma cafeteira.

 

Ps. Não localizei onde vc montou o termopar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala @Weiler, muito obrigado por todas as dicas até agora.

A ideia é controlar toda a caldeira, desligando os dois Termostatos e controlando a bomba, mas quero fazer passo-a-passo e o mais didático possível.

Com certeza vou precisar da sua ajuda para ligar a bomba.

 

Sobre o Termopar, achei que já tinha postado a foto, falha minha...

Ao lado dos Termostatos tem um sensor de segurança, pelo que entendi ele liga a bomba caso a temperatura exceda muito a capacidade da caldeira evitando o risco de explosão.

 

 

Posicionamento do Termostato

 

coffee_IMG_20150814_160305.jpg

 
coffee_IMG_20150814_160254.jpg
 
 
Forte abraço.
Obrigado.

Tinha esquecido de mostrar os testes e aferição do conjunto Sensor/Controlador.

 

Antes da aferição medindo 100 graus na ebulição da água
 
Como estou a 821 metros de altura a água entra em ebulição a 97 graus, portanto tenho que configurar o offset do controlador para -3 graus.
 
coffee_IMG_20150814_152956.jpg
 
 
Depois de configurar o offset
 
Agora sim, medindo por 5 minutos a água em 97 graus.
 
coffee_IMG_20150814_155637.jpg
 
 
Forte abraço.
Inté!
  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galtar quando eu tinha a Twin eu pensei em colocar PID nela , e um problema era o super aquecimento do SSR . Vc não deveria ter instalado o SSR por fora com um dissipador ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Carlos, boa dica.

Eu instalei como um outra instalação que já vi na própria Poemia na internet.

Será que vou ter problema?

Bom, qualquer coisa eu tenho outro SSR aqui e se der problema coloco ele para fora.

 

Obrigado pela informação.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Iniciando o post dos vídeos!

 

Poemia estabilizada

 

 

 

 

Poemia depois de Flush Longo

 

 

 

Tem mais dois...

Já já posto.

 

Forte abraço.

Inté!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@carlos eduardo, vi no manual e ele foi dimensionado para operar até 80 graus.

Vamos ver como irá se comportar dentro da Poemia, acredito que no plástico não chegue nem perto disso.

 

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pena que quando a temperatura começa a cair a potência vai para 100%. Seria mais lógico só ir a 100% se baixasse mais que o configurado com aquele -30 C.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outros dois vídeos.

 

Aquecimento a partir da temperatura ambiente

 

 

 

Registro da configuração atual

Ligado por 0.3 segundos

Desligado por 3 segundos

 

 

 

Forte abraço.

Inté!


Exatamente @sergio.m, também acho.

Mas o @Weiler já avia me alertado.

Mais para frente eu vou trocar por um PID e aí resolve esse problema.

 

 

Obrigado Sergio.

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma informação que valeu pra mim foi a da temperatura de ebulição ser 97ºC a 821m de altitude. Eu tenho um termômetro meia boca que estava chegando a 96ºC, no máximo, e estou a 890m de altitude. Se eu jogar a água fervente pra um outro recipiente antes de preparar, por exemplo, um coado (V60 nº 1) a infusão na xícara fica em torno de 55ºC; então vai direto do bule pro coador assim consigo uns 65ºC, o que pra mim já é um pouco mais quente do que prefiro (60 a 62ºC).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De 93 para 63 são 30 segundos, ou seja, ele inicia o controle proporcional e começa a acionar de 0.3s esperando 3s.

 

Na minha opinião demorou um pouquinho pra chegar no setpoint. Talvez vc brinque com as configurações, abaixando para 25.

 

Até agora esta show!

 

PS. O meu controlador está energizado pelo on/off da cafeteira. Mas prático do que ficar tirando/colocando o cabo. ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Weiler, como o Galttar já disse não são 30 s e sim 30 C.

 

Não é bem controle que ele faz. Ele simplesmente reduz a potência para a setada pela modulação após a tal temperatura. No caso vc pos 0.3 e 3.0. Ou seja, 0.3 / (0.3 + 3.0) = 9.09 % da voltagem da rede que acaba indo para a resistência em média.

 

Depois funciona como um termóstato comum, só que trabalhando em histereze de 1 C.

 

Se eu jogar a água fervente pra um outro recipiente antes de preparar, por exemplo, um coado (V60 nº 1) a infusão na xícara fica em torno de 55ºC; então vai direto do bule pro coador assim consigo uns 65ºC, o que pra mim já é um pouco mais quente do que prefiro (60 a 62ºC).

Lisboa, a infusão é no coador, na xícara tem café pronto.

 

E geralmente não é assim que se faz café. A temperatura na xícara é irrelevante ao preparo. A temperatura da infusão é a que manda no sabor e a que deve ser controlada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio, vc não entendeu o que eu quis dizer, talvez porque eu estou chamando de infusão o resultado na xícara, o que em português tb está correto. A água no coador vai a +-95º; mas o V60 nº 1 tem pouca capacidade, a água (acredito) esfria + rápido além de descer mais lentamente que no V60 nº 2 ou 3 (acho), e 3m depois, quando a infusão está pronta na xícara a temperatura na xícara está a menos de 55ºC (se eu não escaldar muito bem o filtro e a xícara, ou taça). Ou seja, há uma perda de calor de quase 40ºC em três minutos, ao longo do processo todo. Moro em uma Estância Climática a temperatura ambiente média, principalmente à noite e de manhã cedo, é mais fria. Mas isso é assunto pra outro tópico.

 

@Galttar, não tenho uma Poemia, mas parabéns pelo seu trabalho: muito técnico e caprichado, interessante, e bem realizado e acabado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Lisboa!

 

Sobre a infusão, este é o nome dado a um processo e não resultado. Se faz infusão de Hortelã obterá o chá de Hortelã.

 

Para o coado o importante é o tempo e dependendo da quantidade que irá fazer terá que mudar a moagem. Tem um tópico relacionado a isso no fórum.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Galera!

 

Mais uma vez a constatação que é muito difícil a vida sem um controle de temperatura.

Pela primeira vez consegui sentir a acidez dos cafés e imagino que por isso não conseguia corrigir minhas extrações anteriormente.

 

Uma pergunta, depois da instalação do controle de temperatura as extrações ficaram bem mais estáveis.

Não errei nenhuma extração até agora.

 

Há alguma influência da temperatura no tempo de extração ou nos problemas de extração como por exemplo canalizações?

 

Forte abraço.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Canalização suponho que não ou despresível.

 

Temperatura, quanto mais quente, mais rápido se extraí café do pó, em qualquer método.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, minha conclusão após tudo isso que é praticamente impossível extrair bons cafés na Poemia sem controle, principalmente diversas vezes. É quase questão de sorte.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo surfando metodicamente, apesar de pé no saco, não tinha jeito?

 

Com o controle de temperatura deve ter ficado bacana. Ela tem boiler maior que o usual dessas máquinas baratas. Com mais de 200 ml ganha das Gaggias que só tem uns 100 ml...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sergio.m, não por dois fatores.

 

1) Mesmo surfando a temperatura não dá para saber com quantos graus está sendo extraído. Por exemplo, costumava fazer um processo de surf e depois mudei para outro, pois estava saindo muito quente. Em medições depois de instalar o sensor descobri que no primeiro processo extraía o café a aproximadamente 105 graus e no segundo com aproximadamente 90 graus, mas só descobri isso depois.

 

2) Essas temperaturas resultantes de surf são influenciadas pela temperatura ambiente, temperatura da água que está entrando no boiler, se a máquina está estabilizada ou retornando de uma extração e da temperatura interna da máquina, ou seja, quanto tempo ela está ligada... 15min, 20min?

 

Para mim, hoje, como engenheiro o surf não dá certeza de nada.

Na prática, como convivi com isso, não conseguia estabilidade nas extrações, ora com 27 segundos, ora com 19-20 e como depois do controle esse problema acabou só posso desconfiar da temperatura. Tomando isso como verdade e somando-se o fato que sempre usava o mesmo processo cronometrado (abaixo) concluo que o surf não adianta.

 

Processo:

Ligava a máquina e aguardava 15min, fazia um flush de 60ml para esquentar o PF, preparava o pó, limpava PF, WDT, Nutation, Tamping, Flush até que a luz da Poemia apagasse e iniciava o cronometro regressivo de 1 minuto.

Aos 40 segundos ela religava a luz (as vezes em 39, 38 até 37), dos 30 aos 25 segundos fazia um flush, colocava o PF na máquina e no zero fazia a extração.

 

Mesmo com tudo isso, os 90 graus que media era bem depois do tempo de extração, pois esperei por algum tempo a temperatura estabilizar, ou seja, quando extraía o café a temperatura do boiler ainda estava subindo após um flush e por isso provavelmente tinha água mais fria na parte de baixo e mais quente na parte de cima do boiler.

 

Forte abraço.

Inté!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, complicado mesmo. Acho que o que piorava a situação era a resistência ligar. Muito forte para pouca água, dificultando repetibilidade, qualquer erro no momento que a resistência liga, muita diferença na temperatura.

 

Um mod interessante para quem não tem PID e melhorar o surf seria impedir a ligação da resistência durante a extração. Poderia ser usado o mesmo switch da extração para cortar a energia pra resistência. O perfil da temperatura seria em queda, mas pelo menos teria repetibilidade maior.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...

Não é PID mas tinha um sensor de temperatura q comprei na DX a muito tempo

e tava escondigo (leia-se guardado) numa caixa e resolvi colocar ele na poemia

para ver se melhora o surf ;)

 

Acho que preciso passar um pouco de pasta termica. Por enquanto só grudei ele

em cima da caldeira.

 

No modo vapor o sensor chega a quase 110 graus mas no modo café não consegui

fazer ele passar acima de 94.5. Pode ser falta da pasta termica ou o sensor é muito

porcaria mesmo.

 

Enfim. Amanha vou fazer uns shots para testar.

 

 

 

sensor.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehe... pensei em sugerir testar com água fervendo enquanto lia o posto do Bruno, rolei a tela e o Sergio já sugeriu... :D

 

O CdC é show B)


PS: lembre-se de considerar a temperatura de fervura da água para sua localização...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvido :)

 

Fervi a agua e mede 100 quando esta fervendo muito.

Reposicionei o sensor no boiler e agora ta marcando 100.

 

Foto de onde está o sensor http://cl.ly/1x0p0Y1u3q2U

 

Amanha faço uns shots para testar ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno, tente colocar abaixo do "grampo" que segura o "fusível" térmico que está bem do lado do sensor, pois assim ele ficará pressionado e tem que ter pasta térmica.

 

Vou ver se acho foto aqui.

 

Forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do jeito que eu encaixei ele ficou pressionado. A pasta termica

precisa por algum motivo além de melhorar a condutividade?

 

Tem algum tipo de proteção que eu possa colocar em volta do

cabo do sensor? Pq não acredito que o cabo dele aguente altas

temperaturas. É bem fino. To comedo de derreter com o tempo haha.

Apesar de não estar encostando no boiler acredito que a temperatura

da parte interna toda seja alta para um cabo tao fino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pasta serve para melhorar a transferência térmica e evitar umidade e consequentemente corrosão que irá piorar e muito a transferência.

 

Sobre o cabo eu não sei, o do meu era isolado e aguentava temperatura alta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...