Ir para conteúdo

Gaggia Baby + PID + Silvia Steam wand (vídeo)


andre

Postagens recomendadas

Achei mais um vídeo de uma Baby com PID, segue abaixo:

 

 

É bom ver que estão surgindo mais mods das Gaggias, mas ao mesmo tempo que tenho vontade de instalar ainda não estou convencido de que os resultados serão mesmo melhores. Será que a queda de alguns graus no final da extração prejudica mesmo o sabor? Há quem diga que até ajuda... E quanto ao flush, sempre acabo fazendo mesmo com finalidade de aquecer a xícara. Por enquanto minha máquina ainda está na garantia e terei tempo ainda até me decidir... Será vale mesmo à pena esse mod?

 

Abraços!

 

André

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

André!

 

Importante lembrar que o controlador vai ajudar apenas a repetir a temperatura inicial da extração. O perfil, que no caso da Gaggia é de queda, não mudará muito.

 

Claro que o PID responderá rápido à queda de temperatura (e nisso também é importante a posição do sensor) mas não sei se o suficiente para mudar muito essa queda.

 

De qualquer maneira, lembro de ter medido o perfil da Gaggia com o termofiltro e ter essa queda de uns 3-4C. Mas... O fluxo de água no termofiltro é razoavelmente grande, que seria mais ou menos o volume de água de um duplo (considerando o volume que fica no bolo também). Seria bem legal testar a temperatura num fluxo mais lentro, por exemplo, de ristretto. Talvez não caia tanto.

 

Para comparar mesmo seria interessante ter uma Gaggia com a água pré-aquecida antes da caldeira, para ter uma temperatura mais constante durante a extração. Realmente não sei dizer se é melhor, pior, ou apenas diferente...

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso Márcio, imaginei que com o PID tendo resposta mais rápida, somado ao pouco volume da caldeira e material em alumínio diminuiria consideravelmente a queda... Para iniciar a extração adotei o procedimento do flush (cerca de quinze segundos após a resistência desligar), embora não sei se isso esteja mesmo correto!

Gostaria de poder media aqui, principalmente em extrações de duplos, que é o que sempre uso, mas os termômetros que tenho possuem resposta muito lenta, precisaria de um melhor...

 

Valeu!

 

André

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio

 

Na verdade vc me deixou mais em dúvida ainda... Pelo que vc falou surfando a máquina corretamente teria o mesmo efeito do PID, ou seja, iniciar a extração na temperatura correta. É isso? Vc já tece uma Gaggia com PID né, o que achou dp da modificação?

 

André

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Fogo Ruivo

Márcio, quero entender esse PID.

 

A função dele é controlar a resistência o tempo inteiro fazendo chegar na temperatura que quero?

 

Ou serve apenas para medir essa temperatura?

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

 

Não é que surfar a temperatura dá resultado ruim ou seja impossível. É viável, fácil, mas não é consistente. Use seu paladar como juiz. Se a maior parte das extrações estão sempre boas, se não percebe diferença de sabor por uma extração mais fria ou muito quente, então não precisa do PID.

 

O controlador de temperatura, que usa um algoritmo PID, vai manter a temperatura da caldeira medida no sensor no valor desejado. Ela faz algo parecido com o liga/desliga mas em intervalos de 0,5 s ou 1 s, e calculando a potência desejada de acordo com o algoritmo, que leva em conta 3 parâmetros que são esses P, I e D.

 

Exemplo prático. O sensor está colocado na água de uma caldeira. O usuário define que quer o valor alvo (normalmente chamado de SV ou SP, em inglês, set value ou setpoint) em 95°C. O controlador tem disponível o valor lido do sensor, que é chamado de valor do processo (PV, process value) - pode-se definir o intervalo de leitura, normalmente esses controladores fazem de 2 a 10 amostragens por segundo. A cada ciclo, também definido pelo usuário (uso 0,5s no Watlow), o controlador calcula a potência que ele vai manter na resistência, de acordo com a leitura. Os parâmetros P, I e D, são usados para calcular essa potência. A heurística é que P diz o quanto pesa a diferença (chamada também de erro) de SV e PV, ou seja, o quanto a banda proporcional pesa na atuação. O parâmetro I calcula a soma de erros anteriores, ou seja, permite compensar a atuação lenta que apenas P pequeno pode dar. E o parâmetro D considera a taxa de erros e ajuda na previsão do valor de PV. Ou seja, ajuda a evitar o excesso da atuação quando se chega perto do SV.

 

Voltanto ao exemplo, com a leitura sendo 25°C e o valor desejado 95°C, o erro é grande, e a atuação vai ser de acordo com o P. Com alguns segundos de atuação, o cálculo considerando I, que é a soma dos erros, aumenta bastante, e a potência deve chegar em 100%. Quando a leitura chegar em 90°C, por exemplo, o I já não atua mais, pois a soma de erros diminuiu, e D é que ajuda a "frear" o aquecimento considerando que a taxa de queda de SV - PV está diminuindo... Ao longo do tempo, o controlador deve manter o sistema em 95°C. Ao extrairmos café, a temperatura deve cair para menos de 90°C, e o processo age rapidamente (D é responsável pela resposta rápida e P e I na atuação com maior potência assim que a diferença aumenta).

 

O termostato é um controlador P, no caso de P ser muito grande. A faixa de atuação é grande - no caso do termostato de 107°C das Gaggias, mesmo desligando em 107°C, a inércia faz com que a caldeira chegue a uns 115°C. Depois o termostato só volta a atuar em uns 85-90°C. Existem termostatos com atuação mais precisa, mas são bem caros.

 

No exemplo da Gaggia, eu gostei de ter tido o sensor encostado no grupo, de latão. Eu sempre obtia um excedente, de uns 5°C, pois a resposta da água e do latão na Gaggia é mais lenta, considerando que a resistência está no alumínio. Mas logo depois do "overshoot" a temperatura se estabilizava e refletia melhor a temperatura da água e grupo. Normalmente eram 2:30-3:00 para estabilizar depois de uma extração. Com o sensor no alumínio isso acontecia mais rápido, mas ao longo do tempo a água e grupo iam acompanhando a temperatura do alumínio. Ou seja, 5 minutos depois de estabilizar era bem diferente de 1 minuto depois de estabilizar. Normalmente se deixa o SV em 105-107°C considerando o sensor no alumínio. Se colocarmos 95°C, demorará muuuito para a água chegar lá. Se colocarmos o sensor no grupo e SV em 95°C, teremos uma situação mais real de leitura e resultado.

 

Espero ter ajudado. O texto em inglês do Wikipedia é muito bom:

 

http://en.wikipedia.org/wiki/PID_controller

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sinto diferença de temoeratura somente qdo deixo de aquecer a máquina por tempo sufuciente (normalmente uns 20 min), mas dp disso só com flush é ok. Uma vantagem do PID parace ser quev c pode mudar a temp inicial facilmente e ir experimentando o que mais agrada, é isso mesmo né? Sobre a consistência, parece que o PID não resolve completamente, pela leitura não ser real durante o tempo todo, como vc descreveu, mas pode melhorar...

 

Valeu!

 

André

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Fogo Ruivo

Então Márcio.....

 

Quando eu ligo a Baby class, assim que a luz da resistência da água acende, teoricamente o café já pode ser tirado pois a água já está na temperatura que oi fabricante julga ser correta.

Neste momento, ou 6 a 10 min depois, não vejo muita diferença de temperatura, e como vc disse, o Juiz é o paladar, e em ambas as situações o sabor não se altera.

Porém, dando um flush forçando a resistência ligar novamente essa temperatura me parece que sobe não é?

 

Outra coisa.... noto que quando eu ligo por breve momento a segunda resistência de vaporização e depois a desligo, aí sim a água sai esfumaçando e a crema fica mais caramelizada pois queima melhor o café otimizando a extração.

 

Fazendo isso eu consigo chegar em um café bem quente.....

 

Não sei se o processo é esse, mas caso tenha uma sugestão melhor para eu operar a Baby Class, eu agradeceria muito. (Sem precisar usar o PID claro)

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo

É pq sua áquina compartilha a mesma caldeira para o café o vapor. Nesse momento a água deve estar em uns 140~150graus... Aqui qdo faço a extração logo após ligar o café sai bem frio, mesmo aquecendo bem a xícara fica bem ruim.

 

André

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...