Ir para conteúdo

Moinhos Rancilio MD-40/50


lipe_oa

Postagens recomendadas

:D não é tão simples assim , se vc reparar nos 3 parafusos que prendem o disco na rosca de latão com a mó , se vc soltar ela é rodar ela sem mexer na rosca de latão o seu zero vai mudar uns 25 steps , ou seja quando na oficina ozero foi estabelecido eles fizeram com o disco solto e depois fixaram na posição mais próxima do zero , ou seja esse disco é apenas referencia e dependendo como cada um foi fixado em cada moedor os valores serão bem diferentes.

Sem falar no desgaste de cada mó.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro, eu mesmo fiz isso pq meu step 0 estava em 43(eu acho) na hr que montei,

ai tirei os 3 parafusos e fui lá pro -13 igual relatei..

Perguntei qual step vcs usam do tipo:

meu espresso ficou no -3,

portanto o 0 em -13 faz-se a continha: -13 -(-3)=-10

mas como é módulo e não existe andar negativo,

meu espresso ficou no step 10...

 

FrenchPress: marcação 40

 

90(total do disco) - 40(marcação) + |-13| = 63

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esquece esse negócio de negativo , o zero é zero , engrossando uns 30 steps para coado , moka e etc e mais 30 ou seja 60 para FP , isso é bem carteado , dependendo de cada desgaste de mó o valor varia muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ehhh, ficou confuso essas contas mesmo... kkkkkkkk

 

to perguntando pq achei meus 63 steps pra FP muito grosso, pensei em voltar pra uns 50.. 

 

e também pra ter um referencia de por onde começar a testar o Coado e a Moka. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FP ficar grosso nao é problema , vc regula a intensidade no tempo de infusão da FP , o problema são as partículas pequenas (fines) existe um ponto ideal em que vc vai moer partícula grandes com um mínimo de fines , no meu eu achei algo em torno de 60 steps engrossando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu chega amanhã! Lendo esse blá-blá-blá todo rsrsrs não consegui entender (visualizar) o que seria esse ajuste das mós no ponto zero, certamente com o moinho nas mãos ficará mais fácil decifrar essa conversa de vocês. ;) Ou se você (Carlos) tivesse uma foto desse ajuste ajudaria. :)

 

Como estou sem máquina minimamente decente para espresso devo ficar na base dos 80% (talvez 90%) para AP e o resto pros coados (V60, Caféor, e Hario de pano, este último ainda não estreiei). Embora tratando de espressos, o Matt Perger fala justamente que ele é totalmente a favor de "mais fino", mas que isso geralmente acaba bagunçando as extrações mais do que ajudando. Então ele sugere exatamente o mesmo que o Carlos, ou seja, buscar a moagem mais grossa "possível" (o que não quer dizer necessariamente moer muito grosso) com um mínimo de fines (porque esses são os verdadeiros vilões que deseliquilibram a bebida final). Moagem mais grossa, principalmente para AP, não é problema pois você pode facilmente compensar não só com mais tempo de infusão, como também com mais agitação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eh simples Lisboa, quando vc pegar o moinho vc vai perceber q ele não estará no 0,

ele vai estar em um numero qualquer.. Se vc abri-lo, após montar vc vai colocar a mó superior

e vai gira-la até tocar com a de baixo.

Quando tocadas vc vai voltar uns 5 steps pra garantir que elas não estão mais se tocando.

Ligue o moedor e vá girando de step em step até vc escutar as mó se tocarem.

quando se tocarem vc volta 1 step, esse é o step 0, ou vc marca qual é esse numero ou vc

marca com alguma coisa esse marco 0.

Pronto, seu moinho está com o "0" ajustado.

A partir dai vc vai ter um espresso por volta de 10 steps engrossando a moagem,

um Aeropress, acho q uns 15,

Moka, coado e desse genero por volta dos 30 steps

e por fim o FP por volta dos 60 steps mais "grosso" que o marco 0.

Deu pra pegar?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde companheiros do clube do cafe.

E eu só agora vi o tópico. :(

Felicidade aos compradores e boa sorte em pegar um produto bom.

Realmente o preço esta bem bacana, eu queria um MD40 neste preço, faz tempo que sou fã, pelas leituras, da rancilio.

 

Agora que esgotou o MD40/50, eles tem em estoque o MOINHO CAFE ESPRESSO CUNILL, alguem conhece esta marca e moedor? Seria comparaval aos MD?

Abraços,

Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu MD 50 acabou de chegar. O acrílico quebrou, provavelmente no trâmite. Veio todo sujo de café. Falta um dos pinos de sustentação do corpo de acrílico.

Tirei fotos, mas não consigo publicar... meu filhote tá dando piti aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posta mais tarde, mas pra mim agr e uma questão de custo beneficio.

Vc vai ter que pesar se compensa ficar com esse moinho assim

ou se prefere devolver e ficar com a grana...

Ou até mesmo conseiderar trocar esse hopper por algo como um tubo de acrilico e tals..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu MD 50 acabou de chegar. O acrílico quebrou, provavelmente no trâmite. Veio todo sujo de café. Falta um dos pinos de sustentação do corpo de acrílico.

Tirei fotos, mas não consigo publicar... meu filhote tá dando piti aqui.

 

Poxa Wagner que pena. Quase que ficava com este moedor, cheguei a cogitar, ligar para a loja e pedir reserva por um dia, como não foi possível desisti.

 

O melhor é tentar negociar um outro hopper, mesmo usado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensei que o meu só viria amanhã, pois pelo rastreamento ainda estava parado em Valinhos, mas me entregaram hoje à tarde. Iiiiiiiiiiihaaaaaaaa! :D

 

A tomada 220V foi instalada hoje, foi muito mais fácil do que imaginávamos. Na caixa da parede já estavam puxados os dois fases e o neutro, então foi questão de 15 minutos para substituir por uma tomada tripla (uma 110V, que mantive, e duas 220V novas, em cor vermelha e com aviso 220V para que visitas não façam besteira! rsrsrs).

 

Ele veio bem limpinho, estava tudo em ordem, só faltaram também os parafusos de fixação do hopper, o que não está fazendo a menor diferença. Não sei ainda se vou continuar a usá-lo, apesar da altura do moedor sobrou um bom vão livre acima, dá pra tirar e por fácil a tampa do hopper, acho que vou deixar assim mesmo, por ora. Por acaso eu tenho um funil que encaixa certinho nele, e o funil da AP serve direitinho também, então o hopper é substituível (dispensável).

 

Tirei a mó de cima para eventual limpeza (não foi necessária), daí entendi o que o Carlos e o Lipe estavam falando. Fazendo as mós se tocarem ele estava no 30 e cacetada, na marca frontal de referência. Daí soltei o "dial" e reparafusei para que indicasse mais próximo de 0. Apertado, estava indicando 7, achei pouco, deixei como está, assim no 0 tenho garantia que as mós não vão se tocar. Ademais, não tenho planos tão cedo de moer fino, então lascia stare.

 

Curiosamente (acho que eu esperava o contrário) um número mais alto (digamos 80) é mais fino que um mais baixo (30). Por analogia ao que o Carlos disse, em que conseguiu uma moagem mais grossa com poucos fines no 60, fiz umas moagens no 30, que é o equivalente a "engrossar" 60 clicks a partir do 90 (ou 0, se preferir). Na verdade o ponto 0 (quando as mós se tocam) é o 90 do dial, assim minha tabela seria então oposta à do Lipe e do Carlos, mas o que importa é ter uma referência.

 

Minha primeira avaliação visual, neste nº 30, é de que a granulometria é semelhante à que eu vinha usando ultimamente (pra AP, e V60). Mas, esfregando entre os dedos, me pareceu ter muitos fines ainda, isso eu vou confirmar e testar mais tarde, ainda não tive tempo de brincar pra valer! rsrsrs

 

O aparelho é muito silencioso mesmo, mas o clack-clack do doser é dose! ops, deculpe o trocadilho! :lol:  A retenção dentro do doser é mínima, visualmente eu diria 0.1g a 0.3g, então daria para usar o dia inteiro e limpar só uma vez ao dia. Até que eu consiga o mod narigudinho do Valmor, vai ficar com o disco-voador-dosador original, let it be.

 

Já na saída do moedor a retenção é total! :P Naquela boquinha de saída, mais o duto até as mós, devem ficar retidas (engruvinhadas) umas 5g a 7g, sem cutucar com palito (japonês, de churrasco, ou pincelzinho). O jeito vai ser usar um palitinho, já que faço pequenas dose individuais; num ambiente comercial não seria o menor problema. Para o final do dia, e como moro sozinho, já puxei pra baixo da bancada do café uma aspirador de pó que chupa até pensamento, é só ligar que em 3 a 5 segundos tá tudo limpinho, limpinho: doser, duto e bocal do moedor, e até a bandeja de baixo. Pá pum! sem delongas e sofrimento....

 

Levei alguns sustos... como ao ligar pela primeira vez e ele não funcionar, testei se tava passando corrente pelas tomadas, e estava; pensei que tinha vindo com problema, tentei várias vezes e nada! De repente, não mais que de repente, funcionou... vai entender!? A alavanca do doser de vez em quando "escapa" e não roda, mas é só dar uma boa puxada e soltar de uma vez que ele desengripa. :D Espero não precisar do doser, logo logo, um problema a menos.

 

Até agora o custo-benefício está sendo gigantesco: com R$523,00 pular de um Mimoso nº 2 para um MD40 está sendo um baita salto de qualidade! B)

 

Bem... agora ao principal: um café velho e barato para ajustes preliminares de granulometria, para depois chegar mais ou menos num ponto bom, e depois testar e rejustar com cafés bons (porque a diferença é grande). Já tô vendo horas (e dias) até um ajuste quase ideal, mas faz parte da brincadeira. :ph34r:

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi eles tiveram mais cuidado com os MD 40... E provavelmente eles alugavam para cafeterias ou ambientes com menor uso... Os MD50 foram mais abusados... E após ver os relatos acima até que tive um pouco de sorte... 

 

Único problema cosmetico do meu que provavelmente não corrigirei é um amassado na lateral (pode ter sido no transporte). Eles mandaram solto dentro de uma caixa sem papel bolha ou isopor protegendo... Imagina um moedor de 15 kg balançando pra la e pra cá em um avião... No mais venho usando e gostando muito dos expressos feito com ele... Estou me adaptando na limpeza e retenção... É um pouco maior que o meu Nemox de guerra...

 

Devo desmontar ele completamente nas proximas semanas para uma limpeza completa lubrificação, pintura das partes descascadas, polimento do acrílico (e possível corte do hopper pela metade). Nem que eu fosse dar uma festa precisaria de 1kg de grãos dentro dele de uma vez... :P

Notei também que ele moi mais rápido se você colocar mais grãos... noto então que as pessoas que pretendem moer por dose devem usar um funil com algum peso em cima dos grãos... Vi algo semelhante do pessoal usando no Compak. Usando o funil de 58mm com o recipiente cego do HG ONE e stoper dele (que servia como peso)... 

 

Bom depois dos projetos dos moedores, tampers, funis, etc. O Gildaka poderia fazer um cilindro com stop dentro para colocarmos um tamper comum como peso ;P. Ajudaria a maioria das pessoas com moedores comerciais...

 

Mas só depois em Gilberto? :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz uns 6 testes de fines, naquele ponto 30 que mencionei acima. Deu em média 5%, muuuuito melhor que os 25-30% (até 35%, às vezes) que eu estava obtendo antes. Comecei a ler um tópico (aquele que compara moedor de mós cônicas com planas) e achei interessante a peneiragem de 20% dos extremos, i.e., não só dos fines como também dos mais grossos; vou por na minha lista de testes.

 

@Roberto, quem peneira por dose (acho que) não "precisa" de (mais) rapidez... Se o peso em cima só faz diferença na rapidez, então não faz diferença (quase) nenhuma! pelo menos pra mim... :) Agora, se o peso em cima fizer alguma diferença na homogeneidade da granulometria, aí sim... é algo para se avaliar e testar. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

WOySrBr.jpg


 


2bVTIsW.jpg


 


zzIXyXv.jpg


 


mknIy5p.jpg


 


 


Cacos no fundo da caixa ou enroscados no hopper, ou seja, quebrou no transporte.


 


Ausência de plástico bolha para "abraçar" o moinho, ele veio solto, batendo dentro da embalagem.


 


Já fiz contato, vários e-mails, não há solução disponível. Já enviei estas fotos.


 


Enfim, o problema não é só dos correios, talvez seja o menor deles; a demora na entrega devido a greve.


 


Como vou usar este hopper? Com fita crepe, certo? Que lindo... eu nervoso? Eu estou irado, vcs. não imaginam quanto!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa, vc. resumiu bem. Por e-mail, o vendedor alegou que o culpado seria os Correios. Em outro e-mail, o culpado seria o Mercado Livre.

Mas quem em sã consciência faria uma embalagem deste modo? Parece um tipo de sabotagem de um funcionário descontente.

 

O os outros colegas foristas que receberam poderiam relatar quais as condições da embalagem de suas compras?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa, vc. resumiu bem. Por e-mail, o vendedor alegou que o culpado seria os Correios. Em outro e-mail, o culpado seria o Mercado Livre.

Mas quem em sã consciência faria uma embalagem deste modo? Parece um tipo de sabotagem de um funcionário descontente.

 

O os outros colegas foristas que receberam poderiam relatar quais as condições da embalagem de suas compras?

Wagner, eles enviaram o meu da mesma forma assim... Por sorte não quebrou nada... So veio com a lateral amassada, que não sei se foi no transporte ou no uso anterior
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hobby complicado para nós brasileiros

 

ou compra de fora, pagando um caminhão de dinheiro em taxas e impostos, ou tem que ficar negociando artigos de segunda mão no 'sub-mundo do café espresso', recebendo mercadoria quebrada/amassada...

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu veio com o Hopper desencaixado, tanto o moinho e o hopper vieram

enrolados em um plastico e depois num papel de pão (mache).

Todas as partes bem escoradas com papelão dentro da caixa e td mais...

O meu eu achei super bem embalado, pq os correios deixaram a

caixa cair pq tinha um canto do papelão amassado e o moinho estava intacto.

:wacko:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...