Ir para conteúdo

Expresso feito com amêndoas de cacau?


Billy Puppet

Postagens recomendadas

Parece maluquice (e é :lol:) mas será que seria possível moer umas amêndoas de cacau na granulometria de um expresso? E o resultado, um cacau expresso? :lol:

 

Não achei nenhum artigo sobre essa invenção...

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, eu digo ao colega que dessas maluquices pode sair muita coisa boa. No coado eu costumo usar canela ou hortelã, que são coisas até bem simples, mas que muita gente desconhece. E fica bom pra caramba, levando pelo meu paladar pelo menos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Possível até parece ser, mas se vai prestar, são outros 500, hehehe

 

A galera já faz com café, rooibos e mate, mas os três são pensados pra infusão também, então acho que rola, dificilmente ficará bom x.x

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é o Martins Café que vende cafés com especiarias?

São bastante usadas no café turco também.  :P

 

Agora uma extração só de especiarias seria interessante de se provar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ideia é moer as amêndoas do cacau após a torra, parecido com o café? Só que elas são muito gordurosas.

 

Boa sorte para seu moinho. Principalmente para limpar depois aquela pasta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses são os nibs. No formato parece grão solúvel, mas acho que é mais duro/pastoso.

 

Mói no seu moinho que eu extraio para você. Eu não vou enfiar este treco no meu moinho. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ano passado fiz o experimento de fazer chocolate usando

cacaus que tem no quintal da vó. Não tive coragem de usar

moedor de café e depois de ter moido num outro de laminas

ainda bem que eu não usei o de café pq forma uma pasta

oleosa que é dificil de limpar se não desmontar tudo.

 

o chocolate não ficou bom por falta de mais tentativas...

tenho que voltar na casa da vó pra roubar mais cacau haha

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo medo, dá pra tentar no moedor manual. Os nibs realmente são uma opção melhor, apesar de mais caros, pois já vem no formato facilitado pra tudo. Se bem que, como é só pra dar um gostinho diferente, nem precisaria necessariamente moer na hora né? Usa logo um pouco de cacau em pó só pra testar (eu creio que não fica muito bom...mas...)

 

Quando tiver meu moedor, eu tento fazer essas experiências.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que se levarmos em consideração que no fim das contas o cacau nao tem sobras, borra, deveria ser moido muito fino e passaria tudo fazendo um belo chocolate quente o que nao passar sera desperdicio...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisca, seu sumido!!!  :mellow:

 

Este link descreve os processos de produção do chocolate (há muitas semelhanças com o café como a colheita do grão, fermentação - que no chocolate acontece e no café só em casos especiais, secagem ao sol (7-8% umidade no cacau, 11% no café), descascagem, torra e moagem. 

 

O cacau avança ainda até outras fases.

 

Sobre a moagem do cacau:

 

"MOAGEM: Quando já estão descascadas e torradas, as amêndoas são moídas. Como a amêndoa apresenta um teor de gordura superior a 50%, o produto resultante da moagem não é um pó, mas uma massa pastosa de partícula fina conhecida como massa ou líquor de cacau. Essa massa de cacau pode ser utilizada de duas formas: para fabricação de chocolate ou fabricação de pó de cacau e manteiga. O líquor de cacau é o ingrediente básico para os diversos tipos de chocolate: ao leite, meio amargo e amargo."

 

Inviável mesmo de enfiar em um moinho de café.

 

http://www.marscacau.com.br/web/sobre-o-cacau/do-cacau-ao-chocolate/preparacao-do-chocolate/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês são uns medrosos :lol:

 

Se tivesse ainda o kit Twin/Fenice/Preciso iria patentear o cacau expresso :P

 

Cacau emagrece:

http://docedieta.com/saude/8-motivos-para-voce-comer-chocolate-com-alto-teor-de-cacau/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...