Ir para conteúdo

Como tirar um doppio?


Postagens recomendadas

Galera, tenho uma Torino manual já há uns 4 meses, e ultimamente um rapaz que trabalha aqui perto vem tomar um duplo. Eu estou tirando duas doses com o porta filtro single (tiro uma dose, faço o flush de novo e tiro outra com o pó novo). Tem como fazer com o porta filtro duplo? Eu fiz um de teste, mas encheu a média em 18 segundos e ficou sem corpo e sem cremosidade nenhuma.

 

Ah, pra aproveitar o tópico, tem alguma manha pra vaporizar o leite nessa máquina? Eu uso Paulista integral, e mesmo deixando a leiteira (é uma leiteira de aço mesmo, não um pitcher) um pouco inclinada, com o bico o mais perto da borda possível sem fazer bolha grande o leite não fica muito cremoso, não fica nem uma marquinha branca na crema do café sequer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Use o filtro duplo, algo entre 16g e 20g de pó (depende do filtro que estiver usando e do resultado pretendido na xícara) e ajuste a moagem.

 

Acho que está faltando entender alguns conceitos, sugiro dar uma olhada com calma nesse tópico: 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/2135-tutorial-do-caf%C3%A9-expresso/

 

Sobre a vaporização, vai achar umas boas dicar aqui:

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1135-dica-para-vaporizar-leite/

 

Tem esse video do Gil vaporizando numa Torino que pode ajudar também:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Use o filtro duplo, algo entre 16g e 20g de pó (depende do filtro que estiver usando e do resultado pretendido na xícara) e ajuste a moagem.

 

Acho que está faltando entender alguns conceitos, sugiro dar uma olhada com calma nesse tópico: 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/2135-tutorial-do-caf%C3%A9-expresso/

 

Sobre a vaporização, vai achar umas boas dicar aqui:

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1135-dica-para-vaporizar-leite/

 

Tem esse video do Gil vaporizando numa Torino que pode ajudar também:

 

 

Vou dar uma lida em tudo mais tarde, a máquina fica na pastelaria da família, tenho que ter tempo pra ler com calma  :lol:  :lol: . Muito obrigado pelas dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é isso aí

entender os princípios

mas provavelmente seu problema seja de ajuste de moagem

tem que afinar

Eu achava que eu sabia alguma coisa de café, mas aí comecei a ler os tópicos e descobri que eu não sei quase nada. Vou regular essa semana depois que eu conseguir comprar o América, aí eu já faço tudo de uma vez. Hoje eu tentei colocar o pó no filtro duplo, cortar reto, preensar tudo com o "tamper" que vem no moinho porque o tamper com a italian coffee ta 150 pau e por enquanto não ta dando pra gastar tudo isso não :(, colocar mais pó, cortar de novo e preensar. Saiu em 27 segundos, com a crema bem caramelo, mas saiu MUITO amargo, tive que voltar pro filtro simples [emoji23] [emoji23]

 

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se fez certo e aconteceu isso é bom pensar no café.

nível da torra e qualidade dos grãos.

Não sei se fiz certo, precisaria afinar o grão e testar de novo, mas sempre que eu tento mexer no moinho chega alguém e pede um café, aí eu tenho que voltar pra configuração de antes e aí acabo me atrapalhando. Por enquanto eu estou comprando café da Barisly, só preciso descobrir onde comprar o América (e esperar acabar o que eu ainda tenho)

 

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roberto, assim como outros por aqui poderão te dizer, quem deve mandar é o paladar, não o relógio. Sugiro ajustar pra tirar com 25s, 30s e 35s, e escolher o que mais agradar. O mesmo vale pra relação de extração pó/café.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roberto, assim como outros por aqui poderão te dizer, quem deve mandar é o paladar, não o relógio. Sugiro ajustar pra tirar com 25s, 30s e 35s, e escolher o que mais agradar. O mesmo vale pra relação de extração pó/café.

 

Ok, com esse Barisly que eu estou usando com 27 seg fica muito bom, já com o America vou ter que ver. Se a "regra" for extrair com o duplo no mesmo tempo do single, então está beleza. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...