Ir para conteúdo

Wagner Castilho

Postagens recomendadas

Rapaz, nem sabia q a Vivaldi era 53mm. Sorry?!?

Hahahhahah

Tudo q vou achando eu vou mandando, ai vi essa lá hj, novinha e deu vontade até de te-la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enfim, vendi MESMO minha Gaggia. $$ recebido, o novo dono só falta vir buscar.

 

Coincidiu com meu primeiro ano aqui no clube e com a compra da mesma que foi por está época tb.

Comprei por impulso. Por isso, agora não há pressa.

 

Fim do primeiro capítulo...   :mellow:  :P 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, desculpem usar o tópico do Wagner pra tirar este tipo de dúvida, mas já que surgiu o assunto, achei oportuno perguntar.

 

Existe alguma vantagem técnica no filtro de 58mm em relação a um de 53mm? Ou seria apenas na questão da facilidade de se encontrar peças paralelas e de reposição?

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

High_tension, além da facilidade eu já li, mas nada concreto ou provado, q se obtem um diferente perfil da bebida devido a espessura do bolo ser maior considerando uma mesma massa.

Se é vdd?? Não seii.

Se eu perceberia essa diferença tão sutil (se é q ela existe)? Duvido muitissimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha teoria é que quanto maior o diâmetro, menor a altura do bolo e assim mais homogêneo é o gradiente de temperatura no sentido vertical. Ou seja, a extração do pó também é mais homogênea.

 

Só que não dá para fazer o diâmetro "bem grande" pois é mais difícil montar um bolo de espessura pequena para evitar canalização. Ou seja, há um compromisso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, to mega feliz com meu 53mm pra conseguir usar doses menores de café pros espressos. Com minha 58mm, mesmo com 10 g, sobrava muito espaço e o cake ficava lamacento. Hoje consigo transitar entre 8g e 20g sem problemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Optei por 58mm (se aparecer uma oferta espetacular fora dessa medida, ae vejo o que faço...) por ter muitas opções, sim. Acredito que simplifica um pouco, já que existe um sem fim de detalhes sobre o assunto café, máquina de espresso, moinho, outros métodos de preparo, etc, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

High essa é uma discussão bem antiga , no HB a discussão sobre  essa diferença entre 53 e 58 mm se estende por 5 paginas , e como tudo em café não se chega a uma conclusão.

 

Existe o problema do gradiente de temperatura como sergio falou , tendencia de 53mm ser menos sujeito a canalização , mas conclusão não achei.

 

Se vc pensar desde as Arrarex Caravel de filtro de 42 /43mm ate a Faema E61 de 58mm , com o grupo E61 que foi um sucesso tão estrondoso que virou o "padrão" , vc tem filtros de todos os tamanhos de 42 ate 58mm.

Hoje em dia com a IMS fabricando filtros de 58 e 53 mm , acho esse problema de peças paralelas secundário.

 

O mais importante é o desempenho da maquina como um todo , e se as características dela satisfazem suas expectativas .

Selecionar a maquina pelo tamanho do filtro não é uma boa ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wagner bom dia, estive acompanhando o tópico e ofereço aqui a minha máquina. Comprei no fim de julho do ano passado uma Laspaziale Vivaldi zero na própria Lazpaziale para uso em minha residência, faço em média 3 cafés por dia e às vezes 2 a 4 capuccinos no máximo, ou seja para mim é muita máquina para pouquíssimo uso, levando em consideração que a máquina é de uso profissional pôde-se considerar que a máquina está nova. Como você deve saber ela é Dualboiler e tem controle eletrônico de temperatura. Esta máquina é preparada para instalar direto na rede hídrica porém pode ser usada com um simples galão de água que é a forma que utilizo. Antes de comprar eu pesquisei sobre várias outras e a intenção era pegar uma ECM mas com a alta do Euro ficou inviável e a Vivaldi estava sendo vendida com a cotação do dólar abaixo do mercado e pelo nível da máquina achei o valor razoável além de ocupar um espaço relativamente pequeno. Se tiver interesse a gente negocia, possuo também um moinho Baratza Forté embora não tenha muito interesse em vender mas se derrepente fechar um pacote eu posso incluir. Não queria vender a máquina mas como eu falei é muita máquina para pouco uso, pretendo pegar uma bem mais simples e barata para 3 cafés diários uma Silvia ou Gaggia Classic atende perfeitamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, to mega feliz com meu 53mm pra conseguir usar doses menores de café pros espressos. Com minha 58mm, mesmo com 10 g, sobrava muito espaço e o cake ficava lamacento. Hoje consigo transitar entre 8g e 20g sem problemas

Usando o filtro duplo só ou consegue botar 8g no single?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...