Ir para conteúdo

[ENCERRADA] Terceira Compra Coletiva de Cafés VERDES 2015


Igor

Postagens recomendadas

Concordo ZA .... Por isso a torra escura, para extrair o chocolate, doçura e acidez desde que complexidade não tem.

O NDA Viena ficou bem bom (tipo genérico) para cappu tanto puro quanto em blend.

Desta vez fiz um pouquinho mais claro (FC+) e rápido (12'), vamos ver no que dá, a torra foi aparentemente boa, mas não espero nada de especial deste grão.

E mais como experiência e para aproveitar com leite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

torra dos cafés da última compra coletiva

com panificadora e soprador

boa sorte, com 90 seg de desenvolvimento

14% cravados de perda

mantissa, 12,4% de perda de massa

os mesmos 90 seg de desenvolvimento

ao todo 12 min e 50 seg de torra

o boa sorte acho que 12 min e 20

já estão cheirando bem.

Na próxima torra do mantissa vou esticar o desenvolvimento para dois minutos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

O ninho da águia da última compra também ainda tenho.

É um café que não me disse coisa

Jose Alexandre,eu bebi o NDA em uns 3 lugares diferentes...na Academia do café e outros. Depois consegui pegar um kilo naquela primeira compra que rolou ele. Até aí, sempre achei o café fantástico ,sensacional e sem dúvida um dos melhores nacionais. Quando ele apareceu naquela segunda compra coletiva,comprei 5 kilos dele,achando que se tratava do mesmo café. Foi uma das maiores decepçoes da minha vida com café.Fiquei tão decepcionado que quando escuto falar em NDA fico nervoso. Rsrsrsrs. Imagina vc com um café que não mostrou a que veio e olhando no seu armário com 4 kilos deles lá ainda...esse NDA Não vou esquecer tão cedo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera o Igor já tinha falado aqui,mas não custa lembrar, no café da Faz.Boa Sorte tem vários grãos que deverão ser retirados antes de serem torrados. Tem grãos verdes,grãos brocados,peneiras menores e o mais importante atenção tem PEDRA! Isso mesmo,pedra! Se vc não retirar a pedra, e após a torra ela ir pro seu moinho já era...portanto nada de preguiça tem que catar antes de torrar,após a torra, vc terá um belo café .

Nas duas amostras que eu torrei, eu tive uma perda de 5% de grãos defeituosos.Após a torra e a perda de massa usual,uma perda também na casa dos 8%. Valeu!

 

c153e31b78522b17e257ac9c554323b2.jpg

 

5cd0186cc77923e11c45e40f01029aeb.jpg

 

b3fdb6952d632d4b9837956729495827.jpg

 

86bb4c1280e83a5998155e2493a293eb.jpg

 

6ab0cf867692d7511218c48abad9e5d4.jpg

 

85f05239da0b9d6fdb41350fc662d445.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

engraçado, eu achei o nda bom. O mantissa achei na mesma linha, talvez um pouco melhor.

Acho que vou fazer uma xícara do Ouro Verde, pra comparar com o Rigno que eu ganhei no Café Oculto 2015 (nossa, que evento!).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

 

Primeiramente um feliz natal para todos nós! Muitas felicidades e bons cafés nas nossas xícaras.

 

Torrei todos os cafés da CC e já posso opinar.

 

Primeiramente, essa foi sem dúvida e melhor compra coletiva de todos os tempos. Não teve nenhuma outra que chegou nem perto.Conseguimos pegar dois cafés que são ímpares, complexos e exóticos!

 

O Mantissa já era um preferido meu.Um café de nível internacional.Torrei aqui em casa e posso falar que o nosso café é praticamente o mesmo, se não for realmente o mesmo que era vendido na Bellini e que custa R$200,00 o kilo. Eu acredito que é o mesmo da Bellini e que é o mesmo que ganhou o COE 2015! Esse café entrou pro Hall da Fama.

 

O "repeteco" do Ouro Verde, reafirmando a parceria com o Candido, que além de ser membro aqui no CDC ainda faz torras exclusivas pra gente e vende suas melhores sacas aqui.Parceirão mesmo, um dos melhores casos, junto com o Valmor de um produtor que resolveu se aproximar do CDC e cuja parceria e respeito são mútuos. Sobre o Ouro Verde dessa compra coletiva, muito, mas muito bom! Pra um membro aqui do CDC GYN ele achou melhor que o Mantissa! Eu achei simplesmente sensacional, maravilhoso mesmo. Muito Melhor que o Ouro Verde da compra anterior.

 

Esse dois cafés quando eu bebi ontem, eu provava a xícara e sorria, sorria de alívio de ter feito um excelente negócio!Sorria de alegria de saber que esse cafés de nível internacional, ficaram aqui no Brasil e foram consumidos por um público que busca qualidade a um preço justo. Quando o Igor divulgou os valores, achei que o Candido, havia enfiado a mão no valor. Resolvi ir com dois kilos por precaução. Após beber os cafés, me arrependo de não ter pego mais. Valor mais do que justo, pelo produto que nos entregaram, que compremos mais sacas de 2000-2500 reais, mas que os produtos entregues sejam compatíveis com o valor e nessa compra, o OV e o Mantissa valem cada centavo gasto.

 

O Boa sorte prefiro não opinar ainda, pois torrei ontem e anteontem.

 

Um comentário importante sobre torrar esses cafés: o Ouro Verde e o Mantissa, têm gerado muitos debates sobre o aspecto físico e visual dos mesmos após a torra. Não vi ninguém reclamando da xícara dos mesmos e sim da aparência visual dos mesmos. O ditado já diz quem vê cara, não vê coração.O Mantissa fica preto, o que pode enganar, achando que queimou. o Ouro Verde tambem não fica muito bonito. Entretanto, apesar dessa aspecto visual da torra, consegui torrá-los sem muitos segredos.

 

O primeiro teste que faço é ver se o grão aguenta o perfil mais quente do Behmor. Mas pq? Porque se ele aguentar, porque eu iria torrar mais frio? E os dois aguentaram iguais a uns Hard bean (HB e SHB) que já torrei. Pronto peguei uma torra quente, crack com 9 minutos em média, finalização em 11-12. Sem segredos. Torra quente e avante.Se você não sabe o que fazer faça isso que te garanto que vai dar certo. Deixe o primeiro crack completar, não vai aparecer gosto de queimado ou torra, te garanto.Esse grãos gostam e precisam de calor! Até comentei ali atrás que estou pensando em avançar na torra pra ver o que acontece, quase nunca faço isso com grãos nacionais.Pelo contrário não gostei de torrar eles lentamente. Estão com 2-3 dias de torra mas preferi as torras quentes nesses dois casos.Pode ser que melhore nos próximos dias. Esqueça o visual! A xícara será a maior recompensa de que a sua torra deu certo. Mais um detalhe, vi que alguns colegas ficaram em dúvida se era primeiro crack ou segundo crack. Uma coisa que notei nesses grãos é que antes do primeiro crack, tipo um minuto antes do crack começar, ele começa uns barulhinhos como se fosse cracks fracos e pouco audíveis. Acho que alguns, por torrarem esses grãos pela primeira vez e outros por inexperiência, viram a cor do grão e esses estalinhos e acharam que era hora de parar, ou seja, nem entraram no primeiro crack, porque o grão estava escuro. Quando torrar, não se preocupe com esses estalinhos, não é o crack ainda, siga em frente, o crack vai vir bem audível, em alto e bom som, e quando ele acontecer, deixe rolar, não estará queimando ou algo parecido. Ao final do primeiro você terá uma boa visão do que é esse café. Marque o tempo do Primeiro crack pra vc não se perder nas próximas torras.

 

Já o Boa Sorte acho que já pede uma torra normal e não aguenta muito calor. Verei nos próximos dias.

 

Concluindo e reafirmando mais uma vez: são os melhores café que já tivemos numa compra coletiva! Parabéns Igor pelos cafés! Mantissa e Ouro Verde deverão estar sempre nas nossas parcerias, pede pra Mantissa mandar mais amostras que eles nos surpreenderam!

 

 

Mudando de assunto: que café é esse! Putz, entrou para o hal da fama dos melhores cafés que já passaram lá em casa. Parabéns Igor, pelo achado!!!

 

Concordo! Que café é esse? Que achado!

 

Só tenho uma coisa a dizer sobre o mantissa. Não é café para qualquer um torrar. Mas é o melhor café que já passou por uma CL. Não é a toa que foi top 10 (sim, esse lote) no CUP of excellence.

Complexidade ímpar. Sabor extraordinário. Valeu Rafa Rocks pela sugestão.

 

Realmente  é um dos 3 melhores que já passaram por uma compra coletiva! Um belo trabalho do Igor de entrar em contato com a Mantissa e arrematar uma saca pra gente!

 

Concordo plenamente. O Mantissa é tão gostoso como ele é feio. Tomei um coado hoje da torra de ontem para testar. Acabei gastar já uns 60g fazendo prensa e espresso também. É uma delícia: complexo, exótico, acidez diferente. Só o corpo ficou um pouco baixo. Que bom que comprei bastante!

 

Feio e gostoso. Lembro de outros assim. Só que o Mantissa é talvez o mais feio e também o mais gostoso! Rsrsrs

 

Ouuuuu, peço a uma encarecida alma que esteja conseguindo torrar os cafés da CC pra que alguem de BSB ou de GYN no encontro de janeiro torre uma leva de cada pra eu experimentar até a pipoqueira ficar pronta por favorrr... Alguemmm???

 

Lipe, pode trazer seus cafés que eu vou torrar pra você aqui em Goiânia em Janeiro no nosso encontro.

 

kkkkkkkkk

verdade

parece que o Clayton trolou o cdc

 

Jose Alexandre, ele trolou sim. Trolada monstra. Na minha opinião, queimou o filme comigo a ponto de eu ficar irritado só de ouvir falar em NDA. Quando bebo um Mantissa e Ouro Verde iguais aos dessa CC, percebo o tanto que o Clayton nos sacaneou com aquele café...

 

Valeu!

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa. Sua descrição foi perfeita.

O boa sorte é bom também, embora tenha vindo com mais defeitos, algo que estamos desacostumados, uma vez que costumamos comprar café de empresas que se especializaram em fornecer um café devidamente peneirado. Mas o café é muito gostoso também. Só ficou um pouco apagado por estar numa mesma compra em que os dois demais foram ponto acima da curva.

 

Também achei o ouro verde dessa compra melhor do que o da passada e, por isso, comprei apenas um kg dele. Também me arrependi. Vou tomar com parcimônia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me arrependi de não ter comprado mais Ouro verde nessa ultima compra.

Café é uma coisa curiosa.

anteontem torrei Mantissa e a minha última batelada de Forquilha do Rio.

As duas torras ficaram medias escuras, próximas de 45 da escala agtron.

Nenhum dos dois amargaram, ficaram muito frutados.

O mantissa teve 12,5% de perda.

Já o forquilha do Rio 19.52%.

a última batelada e foi o perfil que mais gostei, antes não tinha acertado.

Confesso que fiquei com os dois pés atras com o Clayton da Ninho da Águia.

Não compro mais grãos crus desse cara.

Cândido e Valmor de parabéns, Rafa frisou bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não resisti e torrei o Ouro Verde [emoji4]

Para comparar , e aquecer o Gene, torrei um batch do Cerrado de Minas do Fabio Ruelas, muito bonito é bom café, com 14,55%

Não quis perder as nuances do Ouro Verde e acabei um pouco antes, com 3' exatos de desenvolvimento, deu 13,18%, e volume 20% menor que o Cerrado.

É um grão pequeno, de densidade média (0,702gr/ml), e o aspecto após torrado neste ponto (C até C+) me pareceu bem normal.

 

Sobre o NDA da compra anterior tenho uma teoria: lembram que Clayton levou a Cooperativa para beneficiar na máquina ? e nunca que ficava pronto ? Bem, o que deve ter acontecido e algum acidente (ou um desvio) na Cooperativa e devem ter entregue um outro grão ao Clayton, que repassou, sem perceber a troca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jose Alexandre, nunca fiquei tão feliz com os cafés adquiridos numa compra coletiva. Esse Mantissa e o Ouro Verde foram demais...aroma, complexidade, doçura,estou impressionado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Digo o mesmo. Mas chamo atenção tb para o boa sorte. Acertei uma torra aqui que mostrou um bom potencial do café. Muito redondo no Espresso. Uma acidez interessante e algo como morangos no fondue de chocolate. Bem gostoso. Eu e a patroa o estamos apreciando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Boa Sorte eu fiz uma torra dele que está bem mais escura do que normalmente faço,acredito que mostrará seu potencial no Espresso.Vamos ver se consigo bebê- lo no espresso em breve...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até tentei repetir. Mas meu tablet deu um problema uns dias desses (caiu no chão enquanto estava rodando e resetou) e perdi toda a configuração do roastlogger.

 

Refiz com base no template, mas esqueci de apagar a Action faça aquilo após tantos segundos depois do primeiro crack. Resultado: tava tudo indo igualzinho (respeitada a proporção, pois antes meu sketch tinha uma linha para acrescer 10% à temperatura BT, que retirei depois da torra melhor). Tive que interromper dois minutos mais cedo, então, obviamente, não ficará igual. Uma pena.

 

b251060836a7452a34fff99c07e96daa.jpgd52ff51dbe2f35bbd5f87eff204b4ab5.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13,95% de perda de massa. O que gostei mais ficou com 14,6%. Difícil é acertar essa perda com 4min de desenvolvimento.

Esse mesmo foi só 2min de desenvolvimento

Acabei de tomar um boa sorte com 14% de perda. Bom, mas não no nível daquele anterior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei uns meses sem acompanhar o fórum... perdi essa compra.

Bom ver que essa comunidade continua firme e forte. Desempacotei meu torrador ontem, depois de uma mudança de endereço.

Abraço Guilherme. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei 5 kg do boa sorte por ser o mais barato e eu ser novato nas torras , fui de pipoqueira sem mod com colher de pau para mexer quando desliga e termometro infravermelho para controle , usei tambem o coffe roaster para Android e fiquei bem satisfeito com o que obtive com tão pouco , comparei com grãos torrados de pacotes de empresas especializadas e achei que ficou muito parecido, estou feliz em saber que pelos proximos 3 meses ao menos nao precisarei me preocupar em correr atras de graos caros e medíocres, agradeço também ao alerta do pessoal sobre a catagem , realmente não tinha pensado na presenca de pedras nos graos que podem gerar um grande prejuizo , fora isso o Igor esta de parabéns mesmo por arrumar estes graos tão bons e baratos para os membros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pro cê tb Leo. Precisa ver o que fiz no sketch do Arduino. Ficou bem melhor

Mas seu torrador agora é power mega ultra não? Com ventoinha e tudo mais. Com certeza tem muito mais controle. Vou ter que ver essa jóia. Agora moro em apartamento, consegui torrar aqui com uma coifa ligada o tempo todo.

 

Se você estiver usando o mesmo hardware arduino coloca o link aí que vou experimentar o sketch, só não tenho muito tempo de modificar nada. Filho pequeno toma TODO meu tempo :)

O roastlogger atualizei para o mais recente e não tive que mudar nada. Tem boas mudanças de um ano para cá, gostei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também gostei

Esse aqui tá com o TC4. Mas vou procurar e depois posto

Ainda estou decidindo se vou usar o max31856 ou o ADI nos próximos. O TC4 tá proibitivo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acabei de ler os comentários do outro tópico.

Realmente o dólar cagou nossos hobbies.

Alguma notícia se o shield TC4 voltou a ser vendido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13,95% de perda de massa. O que gostei mais ficou com 14,6%. Difícil é acertar essa perda com 4min de desenvolvimento.

Esse mesmo foi só 2min de desenvolvimento

Acabei de tomar um boa sorte com 14% de perda. Bom, mas não no nível daquele anterior.

A torra q fiz do boa sorte q fiz teve 14 por cento de perda. Vou tentar avancar mais.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Se arrependimento matasse....

 

Na compra coletiva anterior, comprei maior quantidade do ouro verde, mas aquela leva não chegou a me encantar. Já o ouro verde dessa CC é outro departamento. O café é de uma doçura intensa. Ainda não havia visto nada igual. Além disso, é um prazer de torrar. Difícil errar com esse café. É bom demais.

 

O melhor dele até agora foi obtido no coador. Mas estou tentando encontrar uma boa torra para Espresso, pois penso que esse café vai resultar uma xícara encorpada e muito, mas muito doce. Algo como café caramelizado.

 

Hoje fiz uma torra objetivando uma xícara de Espresso. A perda foi quase na mira (era 15%), 14,75%. O cheiro está extremamente doce (lembra aquele melado que fazemos para misturar com amendoim e criar pé de moleque).

 

Seguem log e fotinho:

 

bd454a7fb7f1417b79062100ca7383ea.png

 

56c086e409929828782f6655ff33d8cd.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme,

Se arrependimento matasse eu estaria morto,porque comprei 5kg do último NDA,naquela compra passada...rsrsrs

Quando eu penso que só comprei 2kgs desse ouro verde, e que o Igor disse que o Cândido venderia a quantidade que a gente precisasse,me dá um certo arrependimento, esse era café pra comprar 5kilos e beber o ano inteiro...se bem que o Igor poderia na próxima compra tentar um repeteco com o Cândido, se for desse OV compro no mínimo 5 kilos fácil!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...