Jose Alexandre Postado 4 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 4 Janeiro 2016 Pior foi eu q nem comprei o ouro verde da ultima compra. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo Simões Postado 4 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 4 Janeiro 2016 Guilherme Torres. Estou tentando entender estes logs, pra tentar reproduzir no bolinha. Sei que é muito difícil, mas já dá uma certa referência. O que significa os gráfios, azul e vermelho ( temperatura) ? Uma é do grão outra setada no forno? Fico impressionado pq mesmo tentando baixar bem o fogo no 1 crack, se eu alongar a torra por 3-4 minutos como mostra o Log, a torra avança demais. No máximo 2 minutos de desenvolvimento. Talvez a temperatura no bolinha não baixe tão rápido, mesmo abaixando o fogo. Se for isso teria que começar a abaixar antes do crack. (ou não?). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 4 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 4 Janeiro 2016 Paulo, no bolinha a "inércia" é maior. Então, vc tem que baixar a chama antes. Azul = temperatura ambiente ET Vermelha = temperatura medida em contato com os grãos (BT) 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandresv Postado 4 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 4 Janeiro 2016 Guilherme, quando você fala de "temperatura ambiente ET" você quer dizer que essa temperatura é a do ar que está circulando no forno? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 4 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 4 Janeiro 2016 De uma certa forma sim. Mede o ar quente, mas como está em uma posição acima dos grãos, mas na outra extremidade do tambor (e não a da saída de ar propriamente dita), reflete a temperatura desse local (influenciada fortemente pelo ar que circula, mas não apenas por ele) É a temperatura interna, livre de grãos, pois o sensor não entra em contato com eles. Reflete a temperatura do interior do tambor. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luis Paulo Postado 4 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 4 Janeiro 2016 Paulo, a conclusão que tirei faz um tempo é exatamente o contrário: a inércia térmica do bolinha é pequena. Prova disso é que estou torrando faz um tempo sem pré aquecer, e o tempo de torra mudou muito pouco. Seu problema deve ser o que eu tinha até algumas semanas atrás: o mínimo da boca grande do fogão não é baixo o suficiente. No meu caso a potência mínima é 50% da máxima. Pra conseguir uma potência menor, nas últimas torras eu tenho passado pra boca pequena um pouco depois do 1C. No nosso caso, acho que a curva mais útil no log é a da potência da resistência. Acho que nos logs do Torres é a azul de baixo. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 4 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 4 Janeiro 2016 Concordo com o Luis. A parede do bolinha é muito fina e com o meu fogão também só da certo trocando para boca menor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo Simões Postado 5 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 5 Janeiro 2016 Na verdade eu uso um fogareiro alta pressão, da pra controlar bem a chama desde a mais alta até a mais baixa. Vou fazer mais teste. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo Simões Postado 5 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 5 Janeiro 2016 Voltando ao assunto (talvez não seja o melhor tópico pra isso). Afinal a inércia no bolinha é maior ou menor? Tem opiniões contraditórias aqui. Acredito que tenha bastante inércia, mas prefiro aguardar a opinião dos experts. Uso o bolinha nº 2. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 7 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 7 Janeiro 2016 Nova torra do mantissa com 12% de perda de massa desenvolvimento de 50 segundos. Na expectativa... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafa Rocks Postado 7 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 7 Janeiro 2016 Nova torra do mantissa com 12% de perda de massa desenvolvimento de 50 segundos. Na expectativa... Fiz uma tipo a sua 12% e desenvolvimento de mais ou menos um minuto. Foi a melhor até agora. Permanece a complexidade, o café fica "brilhante" e a finalização curta.Ontem fiz uma "forçada" com desenvolvimento lento, crack superlento e perda de 13%. Foi a maior perda que consegui até agora...ainda não provei... 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Juba Postado 7 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 7 Janeiro 2016 Fiz uma tipo a sua 12% e desenvolvimento de mais ou menos um minuto. Foi a melhor até agora. Permanece a complexidade, o café fica "brilhante" e a finalização curta.Ontem fiz uma "forçada" com desenvolvimento lento, crack superlento e perda de 13%. Foi a maior perda que consegui até agora...ainda não provei... Legal! Depois nos conte o que achou dessa "forçada" comparada com a mais rápida por favor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 7 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 7 Janeiro 2016 tomei hoje de manhã um duplo com o mantissa dessa última torra, que ficou 2 minutos pós 1C. Ainda é nova (dois dias), mas está legal. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 8 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 8 Janeiro 2016 Acertei demais a mão no mantissa. Toda vez que abro o pote, sinto aroma de chocolate trufado. Na hora que môo, sinto aroma de compota de ameixa e na hora que bebo, gosto de caramelo, frutas secas e um leve toque picante e de tabaco. Um café realmente complexo. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 8 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 8 Janeiro 2016 Gui: dá pra parar? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MReis Postado 8 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 8 Janeiro 2016 Queria ter um olfato assim. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 9 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 9 Janeiro 2016 Eu queria ter mais cafés assim. É um espetáculo. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 9 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 9 Janeiro 2016 microlote mantissa disponível http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/4191-microlote-sentidos-fazenda-mantissa/?p=153587 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 9 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 9 Janeiro 2016 as torras que eu fiz pra expresso, com 2 minutos pós 1C não ficaram assim tão boas. Pelo menos agora, com 4 dias de torradas. Não chegou a ficar amargo, mas também não ficou bom. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafa Rocks Postado 10 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 10 Janeiro 2016 Legal! Depois nos conte o que achou dessa "forçada" comparada com a mais rápida por favor. Juba, achei que esticar a torra e ficar desenvolvendo esse café não é bom pra ele. Ele tem uma complexidade, acidez, fruta que ao desenvolver, vc vai apagando e ele vira outro café. Fiz 3 torras dele, a melhor foi com crack em 09:00 e finalização em 11:15. Essa explodiu aroma, complexidade, sabor , estava perfeito. Nessa que eu fiz com finalização em 13, a complexidade, fruta, e um herbal que ele tem desapareceram e apareceu um sabor delicioso, pra quem não gosta da acidez ou herbal que ele tem, talvez seja melhor desenvolver um pouco mais. Mas pra quem quer perceber toda a complexidade dele, a torra deve ser mais curta. Acertei demais a mão no mantissa. Toda vez que abro o pote, sinto aroma de chocolate trufado. Na hora que môo, sinto aroma de compota de ameixa e na hora que bebo, gosto de caramelo, frutas secas e um leve toque picante e de tabaco. Um café realmente complexo. Guilherme, complexo e exótico, é isso que o Mantissa é! Mas é preciso muito cuidado ao torrar,principalmente ao desenvolver, pra não desaparecer essas características. as torras que eu fiz pra expresso, com 2 minutos pós 1C não ficaram assim tão boas. Pelo menos agora, com 4 dias de torradas. Não chegou a ficar amargo, mas também não ficou bom. Reafirmando o que pensei, e o Jose Cal também percebeu, esse não é um café pra você ficar desenvolvendo.Não fica bom e perde muita complexidade. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 10 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 10 Janeiro 2016 Minhas torras do mantissa, deixo desenvolver no máximo 2min. Acho que é o mínimo no meu torrador. Caso contrário, o risco de gosto de cereal é grande. No entanto, não arrisquei uma torra com menor tempo, pois o café é muito bom, mas, ao mesmo tempo, há muito pouco dele para correr o risco de desperdiçar. Rssss Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 10 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 10 Janeiro 2016 eu fiz duas torras uma com desenvolvimento de um minuto teve 12, 19% de perda de massa ficou aromática desde o primeiro dia a segunda com desenvolvimento de 50 segundos com 12% de perda demorou mais para liberar aroma mas também está boa acho que tenho feito o desenvolvimento com temperatura ainda um pouco alta mas tem dado certo. pena que só comprei dois quilos. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafa Rocks Postado 10 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 10 Janeiro 2016 eu fiz duas torras uma com desenvolvimento de um minuto teve 12, 19% de perda de massa ficou aromática desde o primeiro dia a segunda com desenvolvimento de 50 segundos com 12% de perda A minha melhor foi assim também e com esses 12%.O aroma distingue bem essa torra das outras. O meu melhor foi essa torra quente, sem diminuição da potencia, desenvolvimento rápido na casa de um minuto ,um minuto e 15. Após o final do crack,tira e resfria. O Aroma aparece quase que na hora. Sem dúvida achei essa a melhor. Bebi o do Bellini quando era vendido lá, e posso garantir que está quase igual, na minha opinião, acho que esse é o caminho a seguir. A complexidade, acidez e tudo mais estão lá e o aroma sem comparação, quando eu abro o pote, quem está na casa pergunta que café é esse, tamanha a potência do aroma.Seguirei assim.Farei um ultimo teste depois.Mas esse é o caminho na minha opinião. Brincando um pouco aqui,tava lendo umas anotações minhas, se esse café fosse vendido na Has bean ou Sweet Marias viria assim: Has bean: Roasting Information Medium roast. It will take a little not take a darker roast at all, keep it light, a tough one.Medium, don't let this get into 2nd crack. Sweet Marias: Some of their nicer qualities really benefit most from a quick City roast;Look for a vigorous 1st crack and push it through. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Julia Pivetta Postado 13 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 13 Janeiro 2016 Alguém teria 2kg do Mantissa? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mauro_Ribeiro Postado 14 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 14 Janeiro 2016 Improvável. Depositei o mantissa num cofre de banco, estou sacando 200 gramas por mês. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafa Rocks Postado 14 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 14 Janeiro 2016 Boa Mauro. Vou fazer uma poupança dele também! Ja saquei 800g dele.Uma pena,queria mais uns 5 kilos dele no mínimo. Excelente café! Vai deixar saudades. ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luis Paulo Postado 14 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 14 Janeiro 2016 Acho pouco provável viu Julia! Melhor café que já passou pelas compras coletivas na opinião de muitos Mas segura a vontade aí que, pelo sucesso dele, tem boas chances de ser incluído novamente na próxima, daqui uns meses. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafa Rocks Postado 14 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 14 Janeiro 2016 Mas segura a vontade aí que, pelo sucesso dele, tem boas chances de ser incluído novamente na próxima, daqui uns meses. Seria muito bom comprar ele de novo.Passaria o ano inteiro bebendo ele tranquilamente. Atualizando sobre o Mantissa, fiz uma torra forçada dele,crack e desenvolvimento lento, descrevi ela num post anterior. Nos primeiros dias,achei que perdeu complexidade, o aroma herbal e acidez. Entretanto, com o passar dos dias, ultima vez que eu experimentei o Mantissa, com essa redução da acidez e complexidade, o café deixou de ser "brilhante" e frontal, se tornando extremamente frutado ( ameixa, berries,uva passa?) e doce, mais profundo. ...Pra quem não aprecia acidez e essas características floral/ herbal esse talvez possa ser um diferente caminho. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 14 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 14 Janeiro 2016 Em suma, o café é bão de todo jeito. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lucas Faccioni Postado 20 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 20 Janeiro 2016 Pessoal, bom dia ! Apesar de ter participado de quase todas as compras coletivas, ando meio sumido do fórum. No fim do ano passado lá pro comecinho de dezembro me deu um estalo: Talvez o pessoal esteja por fazer uma nova compra coletiva! E realmente estava! Mas cheguei com 1 ou 2 semanas de atraso e as planilhas já tinham sido encerradas. Por isto gostaria de pedir a vocês uma gentileza: Se rolar uma nova compra coletiva, postar um recadinho no tópico geral de compras coletivas, aquele de 2012 criado pelo Carneiro que fica em destaque ( http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/330-compra-coletiva-de-caf%C3%A9-verde/). Daí quem estiver assinando ele recebe uma notificação via e-mail e não perde a oportunidade! Não preciso nem dizer que fiquei super curioso com o Mantissa! Abraços a todos. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas