Ir para conteúdo

DIY Gooseneck kettle (Chaleira/Bule pescoço de ganso)


lipe_oa

Postagens recomendadas

Rafa, muito obrigado pelo breve review, vai ajudar muita gente a se decidir se compra ou não (Tendo em consideração q vc é um dos q mais faz coados aqui no grupo).

A questão da estética está em andamento e o objetivo é estética combinado com qualidade.

Quanto a questão de coados com 500-600ml eu pegarei um grão de mercado e farei uma bateria de testes pra ver se tem mesmo diferença e se atrapalha o fato de ser mais fino.

Semana q vem mando ver nisso e posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Lipe, aproveito para perguntar... vc. não vai dar uma inclinada na alça, tipo do Hario? Não sei como ficaria na estética...

O meu fogão é Eletrolux, tem uns 3 anos, e a chama da boca menor esquenta com muita facilidade a alça da louça que uso pra esquentar a água. O caneco em questão é de inox e a alça tb. é inox. Eu não tenho nenhum aqui de alumínio para comparar, os outros são de teflon e são maiores com alça de baquelite que incomoda menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai Wagner?!?

Cara, eu nunca pensei nisso pq nunca precisou, uso no fogo alto e como madeira não absorve tanto calor assim entao nao incomoda, no maximo fica morno.

Farei testes e te falo, mas acho q não esquenta mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Bom galera, levando a duvida do Rafa em consideração e tentando testar todas as maneiras e situações possíveis surgiu a seguinte pergunta, com o bico fino (8mm) eu consigo extrair 500ml de café?

Então hj eu peguei um café velho (o que veio com meu MD-40) e fiz um teste quantitativo em respeito do volume entregue de água.

Este teste teve a premissa de avaliar se com o ganho em qualidade adotando o tubo mais fino eu não perderia em quantidade pelo fato de se ter um fluxo menor.

Primeira coisa q analisei foi o tempo de despejo de todo o conteúdo, isso se deu com 1'15", então com 30" de pré infusão teoricamente posso fazer um café de 800ml em 1'45".

Como quase nada de teoria se aplica a prática eu mantive a prerrogativa do Rafa de que em "500-600ml esse fluxo mais controlado PODE ser prejudicial e atrasar a extração" e fiz o teste da seguinte forma.

Fixei um BR de 8% e então moi 40g de café e fiz um extração com a chaleira de bico mais grosso, bateu 3'35". Engrossei mais 3 cliques do MD-40 e fiz outra q bateu 2'50". Pronto, achei a moagem e ela ficou assim.

prPJ04l.jpg

.

Assim eu moi mais 4 copinhos de 40g com o mesmo café e mesma moagem no MD.

O preparo foi feito com a quantidade de pó descrita acima, uma pré infusão de 30s com 70g de água. fixado assim para os 4 testes.

Os 2 primeiros eu fiz com a chaleira de bico idêntico aos bicos das Hario, Bonavitta e etc. com 10mm. e os resutados foram:

1 - 40,1g de pó para 551,7g de agua em 2'47"

2 - 40g de pó para 554,9g de agua em 2'51"

 

e em seguida passei para o bico mais fino, e o resultado foi:

3 - 39,8g de pó para 550,8g de agua em 2'55"

4 - 40,2g de pó para 549,8g de agua em 2'57"

 

Na minha opinião não se teve perda considerável de tempo pq 10" acho q é normal de se variar mesmo com um mesmo bico e sendo a mesma pessoa.

Tirem suas próprias conclusões!

Façam suas perguntas!

Deem mais dicas para testes!

ETC...

 

=D

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Termina logo isso e põe a venda Lipe. :) se vc gostou de 8mm é essa e pronto , sempre haverá pros e contras não importa a sua escolha.

 

Seu bule vai ser um sucesso estrondoso , pois a outra opção seria comprar uma Hario/Bonavita por quase 400 reais ou importar uma Kalita por quase 1000.

 

A minha mulher assiste uns programas de culinária no canal NHK japones , é uma vez passou um programa sobre cafeterias japonesas e eu fui assistir , o que chamou minha atenção foi que cada barista tinha seu próprio bule e eles com um alicate e lima personalizavam o bico .

 

O seu bule com precinho camarada vai permitir que quem quiser molde o bico ao próprio gosto , basta um alicate e uma lima. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta quase Carlos, vai ser 8mm mesmo.

O teste foi pra tirar a duvida do Rafa e a minha sobre essa questão de um coado de 500ml. Quando ele me questionou eu não soube responder então resolvi fazer o teste.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lipe, não tenho muito com o que contribuir (ideias e opiniões). Acho 800 ml meio justo para minhas necessidades, mas é o que o CaE falou ae, sempre terá um "mas"...

 

Se amadureceu, acho que tem que colher. Depois vc. faz a 2.0, 3.0 e por ae vai...

 

Vou ficar com uma. Cabo de madeira. Anota o cep ae: 09715-195 retorne por mp junto com a conta e valor total. Não tô apressando...  :D  :P

(demorei pra fazer o post pq esqueci meu cep... deu um branco aqui...  :blink:  :lol:  :P  ;) )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahahha ta apressando não, to só colocando uma pressãozinha... Hahahhahaha

Ta anotado Wagner e esquecer o CeP é normal, faço isso tmb.

Tem uns q falaram q se interessam ai pra tras, e com mais uns q me procuraram pessoalmente ai acho q vai fechar um lote de 20 unidades.

Só estou esperando um retoque final de beleza.

Daqui uns minutim vai...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Diz a fabrica q nesse inicio de mês terá agenda pra me atender e fabricar os corpos. Acredito q até o fim do mês eu já disponibilize para venda.

Lembrando que respeitarei os que já se manifestaram aqui sobre compar.

=D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, quem tem é o Coa Café, na Rua da Consolação quase com a Santos. Disse ele que comprou pelo Ebay ou Amazon, não me lembro bem. Ou seja, importou e esperou chegar. Pessoas muito gente fina, a Clara e o Heitor. Eles servem apenas Coados, AP e agora FP.


Putz, esqueci, Lipe... vc. não está em Sampa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho amigos de 20 anos que se mudaram pra Uberlândia semana passada. Um deles assumiu uma cadeira na Universidade Federal de Uberlândia na faculdade de Artes Cênicas, se não me engano... qq dia apareço por ae pra tomar um café...  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara venha mesmo, venha q vou te levar pra conhecer a Mundo Café. Os caras tem um projeto de ensino muito foda.

Fui lá ontem e até cupping o cara me ensinou, muito massa mesmo. To fanzão dos cara lá.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...