rbata Postado 18 Janeiro 2016 Autor Denunciar Share Postado 18 Janeiro 2016 Legal Aram, boa sugestão, ficaria mais bonito mesmo. A princípio vou pelo caminho do mais barato para viabilizar o protótipo. Mas nada impede de agregar este item como opcional. Nos deixe o contato aqui no fórum, aí posso consultar teu amigo. Acho que o lipe aqui do fórum tb estava buscando uma alternativa para o cabo da chaleira que ele está desenvolvendo. Sent from Lumia 1020 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aram Postado 18 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 18 Janeiro 2016 Legal Aram, boa sugestão, ficaria mais bonito mesmo. A princípio vou pelo caminho do mais barato para viabilizar o protótipo. Mas nada impede de agregar este item como opcional. Nos deixe o contato aqui no fórum, aí posso consultar teu amigo. Acho que o lipe aqui do fórum tb estava buscando uma alternativa para o cabo da chaleira que ele está desenvolvendo. Sent from Lumia 1020 Beleza. O contato é Antonio De Pol - 41 36574266 Ele e o pai trabalham com torno manual criando somente peças torneadas em madeira a mais de 30 anos. Preço bom e ótima qualidade. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lipe_oa Postado 18 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 18 Janeiro 2016 No meu caso não me serve, no torno só peças de revoluçao, e o cabo tem partes q não tem como fazer sem ser na serra de fita ou tico-tico. Mas eu quero fazer outras coisas, obrigado pelo contato. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 18 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 18 Janeiro 2016 Lipe, normalmente este pessoal não usa só torno não. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lipe_oa Postado 18 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 18 Janeiro 2016 É vdd, mas pensa no frete pra vir de lá pro triangulo mineiro?!? Acaba compensando fazer aki msm. =S Mas eu vou orçar, quem sabe?!? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 18 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 18 Janeiro 2016 Dois suportes soldados na chaleira (em inox) é um cabo como esse manípulo da foto : seria a mais bonita do pedaço ... Hario, Bonavita e cia não chegariam nem perto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aram Postado 20 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 20 Janeiro 2016 No meu caso não me serve, no torno só peças de revoluçao, e o cabo tem partes q não tem como fazer sem ser na serra de fita ou tico-tico. Mas eu quero fazer outras coisas, obrigado pelo contato. Oi, Lipe. Você está fazendo uma chaleira? Como está o projeto? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 20 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 20 Janeiro 2016 Aram, esse é o tópico do projeto do Lipe: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/4079-diy-gooseneck-kettle-chaleirabule-pesco%C3%A7o-de-gan%C3%A7o/ 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rbata Postado 20 Janeiro 2016 Autor Denunciar Share Postado 20 Janeiro 2016 Apresentei o projeto para oficina, sugeriram algumas poucas mudanças. Consegui ir pelo caminho de não utilizar solda para que fique uma montagem mais limpa e evitar empenamentos. Vamos montar as peças numa prensa com tolerância de interferência. Também já comprei 95% da matéria-prima necessária para dar início ao protótipo, devo estar recebendo até o final da próxima semana. Essa semana devo concluir os detalhamentos dos desenhos. Acredito que na primeira ou segunda semana de Fevereiro já esteja fazendo os primeiros testes. O suporte deixei um pouco de lado nesta etapa inicial, ainda não consegui escolher um modelo interessante para fabricar. Veja mais algumas ideias: Versão moderna: http://3.design-milk.com/images/2015/06/Trinity-One-Coffee-600x455.jpg Versão rústica: http://cdn.shopify.com/s/files/1/0287/7476/products/2E5P7448.jpg?v=1436307357 A combinação do metal com madeira fica bem agradável. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 20 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 20 Janeiro 2016 Que suporte bonito o primeiro, muito bonito mesmo. O segundo é legal também, mas gostaria dele polido e com a madeira sem ser rustica. O segundo precisa simular se aguenta a força, lembra o meu do DEBUT que não deu certo, rsrsrs. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lipe_oa Postado 20 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 20 Janeiro 2016 Aposto mais na versão moderna, pela resistencia e pela beleza. Como vai ser força vertical Gil, creio q ela não vá ceder. Já a outra eu nao creio tanto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 20 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 20 Janeiro 2016 Nesse mesmo tópico já foi discutido que o da 2a foto não deve aguentar. O 1o é bonito mesmo! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aram Postado 21 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 21 Janeiro 2016 Aram, Que peça bonita, Esta peça foi seu amigo que fez ? Oi, Gilberto. Não foi ele não. Essas bicicletas são de uma marca daqui de Curitiba, mas esse guidão é importado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aram Postado 21 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 21 Janeiro 2016 Que suporte bonito o primeiro, muito bonito mesmo. O segundo é legal também, mas gostaria dele polido e com a madeira sem ser rustica. O segundo precisa simular se aguenta a força, lembra o meu do DEBUT que não deu certo, rsrsrs. Gilberto, esse suporte é da Trinity One, que fez campanha pelo kickstarter. Veja ai. Basicamente, um versão piorada da Aeropress em termos técnicos pela baixa pressão, porem, mais elegante. Apresentei o projeto para oficina, sugeriram algumas poucas mudanças. Consegui ir pelo caminho de não utilizar solda para que fique uma montagem mais limpa e evitar empenamentos. Vamos montar as peças numa prensa com tolerância de interferência. Também já comprei 95% da matéria-prima necessária para dar início ao protótipo, devo estar recebendo até o final da próxima semana. Essa semana devo concluir os detalhamentos dos desenhos. Acredito que na primeira ou segunda semana de Fevereiro já esteja fazendo os primeiros testes. O suporte deixei um pouco de lado nesta etapa inicial, ainda não consegui escolher um modelo interessante para fabricar. Veja mais algumas ideias: Versão moderna: http://3.design-milk.com/images/2015/06/Trinity-One-Coffee-600x455.jpg Versão rústica: http://cdn.shopify.com/s/files/1/0287/7476/products/2E5P7448.jpg?v=1436307357 A combinação do metal com madeira fica bem agradável. Oi, Rbata, o desenho da máquina vai ficar como no projeto original, ou terá alguma modificação sua? Sou designer de produto e poderia te ajudar no desenho de um novo suporte, se quiser. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rbata Postado 21 Janeiro 2016 Autor Denunciar Share Postado 21 Janeiro 2016 Fala pessoal, sobre resistência eu já fiz várias simulações meu questionamento era mais pela estética mesmo. Algumas conclusões que tirei com os testes: Um suporte com a base fechada ou com 2 apoios como esse que mais gostaram, mais moderno ele suporta uma carga de 30~40kg sem deformação significativa utilizando uma chapa de inox de 3mm. Já o modelo aberto com apenas uma perna necessitaria de uma espessura de 4,75mm ou até superior em inox. Não fiz testes em alumínio mas talvez dê um resultado interessante aumentando pouca coisa mais a espessura. Mas essa parte do projeto vai correr em paralelo com a Forge Tupiniquim que pode ser testada num suporte improvisado ou até diretamente sobre um copo. Aram, a princípio as modificações serão mínimas em relação ao original, apenas adaptações de matéria prima e processo de fabricação ao que temos disponíveis aqui no Brasil. Depois com o protótipo em mãos poderia avaliar de fazer alguma outra melhoria estética/funcional mas o objetivo é manter o produto com baixo custo para que seja mais acessível, e o formato original já é bem otimizado pelo que estou percebendo. Se tiver alguma sugestão para o suporte eu agradeço, no momento não teria como retribuir financeiramente pois estou fazendo em conjunto com um colega de trabalho aqui da empresa e estamos dividindo alguns custos para não pesar muito. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aram Postado 24 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 24 Janeiro 2016 Rbata, me expressei mal. Posso desenvolver algumas ideia de base sem custo. Só para ajudar. Gilberto e Sergio já me ajudam bastante, não custa nada retornar para o fórum. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rbata Postado 25 Janeiro 2016 Autor Denunciar Share Postado 25 Janeiro 2016 Legal Aram, me passa teu email por MP. Podemos avaliar melhor como fazer isto. Você trabalha com algum software em específico? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aram Postado 28 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 28 Janeiro 2016 Rbata, te enviei uma mensagem a alguns dias com meu email. Veja lá. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rbata Postado 28 Janeiro 2016 Autor Denunciar Share Postado 28 Janeiro 2016 Opa, legal Aram, vou ver no PC. Meu tapatalk não me alertou sobre a mensagem. Sent from Lumia 1020 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aram Postado 29 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 29 Janeiro 2016 Entendi. Percebi que alguns pessoas não responderam mensagens pelo fórum. Como foi o caso com o Gilberto. Acho que esse problema está nesse App ou no Forum. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 29 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 29 Janeiro 2016 Aram, Eu respondo pelo Forum todos os dias, comi bola mesmo. O que pode acontecer é ter chego 3 mensagens no mesmo dia, e ai vejo a ultima e me distraiu com as outras. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rbata Postado 26 Fevereiro 2016 Autor Denunciar Share Postado 26 Fevereiro 2016 Como todo bom projeto, estamos atrasados em relação ao planejado...rs Estamos enviando os detalhamentos para oficina somente amanhã pois apanhamos muito para definir o tamanho do manômetro e para posicioná-lo. A rosca também estava dando um certo trabalho. Conforme a situação for evoluindo eu coloco mais informações. Enviado do meu iPad usando Tapatalk 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aram Postado 4 Março 2016 Denunciar Share Postado 4 Março 2016 Salve, pessoal. Conversando com o Rafael, fiz uma alternativa para a base da Forge e do manípulo(pega). Algumas considerações: Comecei a desenvolver uma ideia de base e pega, e no meio do caminho tive outra ideia. Poderia fazer algo como a base da The Trinity One, mas é sempre mais divertido fazer algo que ainda não fizeram. -Criei uma base em madeira maciça, com um chanfro na face de baixo para dar uma aparência de mais fina. -Os três tubos metálicos que seguram a Forge são feito de guias lineares de 15mm. Você encontra pela net bem fácil. Só iria precisar mandar um torneiro cortar, e fazer algumas roscas. Poderia mandar tornear a partir de um tarugo, também. -O anel de metal que uni as três guias e apoia a Forge, seria recortado a plasma ou laser (indico laser por deixar com melhor acabamento) e fixado com parafusos de cabeça abaulada allen. -Para o isolamento térmico do tupo do pistão, seria muito complicado fazer em madeira, e ficaria muito feio a base, tubo e manipulo em madeira, então mantive sua ideia de usar uma mangueira preta. -O manipulo imaginei algo com uma alma de metal recortado a laser, e fixado no pistão por um rasgo e um parafuso allen sem cabeça. Poderia ser soldado ao tubo do pistão também. São ideias mais elaboradas, mas acredito que o custo não será alto e vai valorizar muito mais o produto. Se a intenção for comercializar, você precisará colocar um pouco de bom design na peça. Fazer ela muito mecânica como todos tem feito, não vai fazer ninguém a querer em casa e mostrar para as visitas : ) O que acham dessa alternativa? Descasquem. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 4 Março 2016 Denunciar Share Postado 4 Março 2016 Aram, ficou muito legal, design elegante e refinado. Eu só acrescentaria algum micro pé para a madeira não ficar diretamente em contato com o "piso". Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 4 Março 2016 Denunciar Share Postado 4 Março 2016 Só uma pergunta: e o curso do manipulo? Como vai ser feito? Igual a uma bomba de bicicleta ou alavanca? Pelo gráfico, pareceu-me que é apenas pressionando para baixo. Como vai ficar relação usuário-altura-força? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aram Postado 4 Março 2016 Denunciar Share Postado 4 Março 2016 É uma boa, Gil. Será necessário mesmo. Só precisa projetar para ele não ser alto e mal posicionado para não quebrar as fibras da madeira em paralelo ao seu sentido. Só uma pergunta: e o curso do manipulo? Como vai ser feito? Igual a uma bomba de bicicleta ou alavanca? Pelo gráfico, pareceu-me que é apenas pressionando para baixo. Como vai ficar relação usuário-altura-força?Oi, Guilherme. Na imagem não mostra, mas o pistão está totalmente recolhido. Para fazer a pressão, precisa elevar ele, para depois abaixar gerando a pressão. Igual uma bomba de encher pneu mesmo. A maquina é bem alta. Ela recolhida tem mais ou menos 40cm. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 5 Março 2016 Denunciar Share Postado 5 Março 2016 Parece um abridor de garrafa desproporcional. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rbata Postado 5 Março 2016 Autor Denunciar Share Postado 5 Março 2016 Gil, talvez até usar o conceito de fazer um canal para oring na face inferior, similar ao que vc fez no suporte para porta filtro. Guilherme, a máquina funciona com uma única abaixada do pistão. O modelo de teste vai ser mais longo, com volume suficiente para um duplo e até uma pequena sobra. Depois vou encurtando o necessário para não ficar muito longo. A força deve ficar na casa dos 20kg. O usuário mais baixinho vai operar puxando o manipulo pra baixo ao invés de empurrar para baixo. Imagina colocar uma aeropress numa prateleira mais alta e tentar operar ela, vc teria que puxar o êmbolo. Veja videos da espresso forge original no Youtube para entender melhor. Burny, vamos trabalhando no design para que fique mais agradável aos olhos. Esse ainda é o protótipo. Sent from Lumia 1020 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 5 Março 2016 Denunciar Share Postado 5 Março 2016 Gostei da parte de madeira, mas ela ficou muito alta. Não tem risco de cair? Abçs Burny Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 5 Março 2016 Denunciar Share Postado 5 Março 2016 Isto mesmo Rbata, não é para levantar do piso, apenas descolar do piso, ou um anel de metal com 6mm de altura fixado a madeira e neste anel o o´ring. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas