sergio.m Postado 5 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 5 Fevereiro 2016 Mortari acho que diminuir a dose deixa mais sobre-extraído que só deixar correr. Menos pó para mais água. O BR importa mais na extração que o fluxo. Taí uma boa verificação a ser feita por quem tem refratômetro =) O jeito mesmo é americano. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
strangedata Postado 5 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 5 Fevereiro 2016 Achei mais uma discussão interessante sobre o assunto de Volume x Massa. (versão para mobile aqui) E uma definiçao: The Specialty Coffee Association of America (SCAA) defines espresso as “a 25-35ml beverage prepared from 7-9 grams of coffee through which clean water of 195°- 205°F (92°-95°C) has been forced at 9-10 atmospheres of pressure, and where the grind of thecoffee is such that the brewing ‘flow’ time is approximately 20-30 seconds“ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aurélio Penna Postado 5 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 5 Fevereiro 2016 Particularmente o melhor espresso que eu já tomei aqui em casa, foi um que moí com o malhkoning 14 g durante 18 segundos medidos do momento que o café apareceu no Naked, 28g na xícara.Eu tenho dois filtros de 21g, dois de 18g, e dois de 14g. Ao contrário do que eu pensava os café com 14g de pó, quando bem tirados, são (para o MEU paladar) os melhores. os ristrettos então nem se fala, mas acertar uma moagem de ristretto pra 14g pra fazer passar 14g na xicara durante 20s é puxado... Quanto ao americano, taí um "chafé" (porque eu não gosto de coado) que eu gostei! É uma boa opção pra quem não gosta do "peso" do espresso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 5 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 5 Fevereiro 2016 Faz sentido Sérgio, mas acho que depende de mais fatores, como o perfil de temperatura da máquina. Uma máquina com perfil mais flat durante a extração talvez se comporte assim, mas outra que tenha a tendência de aquecer mais rápido a água durante a extração (HX?) poderia sobrextrair mais facilmente numa extração mais prolongada com fluxo lento que em outra mais rápida com dose menor. O fato é que nenhuma das 2 formas produziria uma extração ideal, considerando que o ajuste do moedor não seja alterado. O que eu quis dizer é que, pra servir a uma visita que não vai perceber a diferença, eu costumo escolher a forma mais fácil e não me importo demais em alcançar a extração ideal. Um americano seria tão fácil quanto e melhor no sabor, mas normalmente se as pessoas vêem você colocando água na xícara vão achar que é muquirana e está querendo economizar café. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
strangedata Postado 6 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 6 Fevereiro 2016 Bom, já que o tópico está bem ativo, vamos ver se alguém me ajuda a descobrir o que estou fazendo de errado. Estou tentando fazer um espresso de acordo com o guia do fórum: 14g de pó para 28g de extraído. Estou usando um moedor Tramontina Breville Express (Breville Smart Grinder Pro) e a máquina Fiamma Mini Bar sem PID e sem OPV. Regulando o moedor em 2, com 14g eu extraio os 28g em uns 10s. Com 16g, sobe para uns 15s para 32g ou 45g em 25s. Regulando o moedor para 1, os 14g de pó extraem 28g de bebida em 15s e com 16g de pó, cheguei em 32g só em 45s. Em qualquer caso, o café fica ou forte e bem amargo, ou sem corpo, sem graça e com aquele "amargo" da subextração (sour). Estou utilizando uma balança de banheiro para fazer o tamping, da seguinte forma: distribuo o pó batendo levemente com a mão no PF, pressiono o tamper com 5kgf, dou uma batidinha leve com o cabo do tamper no PF para cair o pó das paredes, pressiono novamente com 20kgf por 5s, giro o tamper 720º para "polir" o bolo. O que posso estar fazendo errado? Sent from my XT1033 using Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 6 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 6 Fevereiro 2016 Strangedata, sour seria ácido/azedo, não amargo. Falta moer um pouco mais fino. Acho que esse moedor tem um regulagem interna mais fina, não? Para começar, vá afinando até uma dose de 14 g dar 28-30 g de café em 20-25s após o 1o pingo. Ou vá afinando até começar a aparecer o amargor. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
strangedata Postado 6 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 6 Fevereiro 2016 sergio.m, tem regulagem interna, mas não achei que fosse a regulagem, porque só com 16g já leva bem mais tempo para chegar em 32g de extraído. Achei, por causa disso, que estava fino o suficiente, mas estava demorando por algum outro erro na técnica. Vou fazer a regulagem interna, então, para ver se consigo aumentar o tempo de extração utilizando a regulagem externa em 2 com 14g. Sent from my XT1033 using Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lipe_oa Postado 6 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 6 Fevereiro 2016 Apoio o Sergio, acho q falta afinar um pouquinho msm, quando vc aumenta a dose vc consequentemente aumenta o tempo. Tem mais café, o bolo ta mais alto e a restriçao maior por isso o tempo aumenta. A fiamma é bem forte e bem quente. Flush até ela parar de xiar, agua parar de ferver, e imediatamente coloca o porta filtro e inicia pra ela não ligar a resistencia antes de vc começar e a temperatura não subir. Atente-se a isso também. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
strangedata Postado 6 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 6 Fevereiro 2016 Ah, lipe, taí outra coisa diferente que estava fazendo: flush até a resistência ascender novamente, para esquentar bem o grupo, e extraindo logo após a resistência desligar, com temperatura máxima. Sent from my XT1033 using Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lipe_oa Postado 6 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 6 Fevereiro 2016 Nãooo... Hr q a resistencia desliga a agua deve ta berando os 103ºC... É exatamente ao contrario do q vc ta fazendo, resistencia desliga AIii vc da o flush até parar de ferver e ja manda o porta filtro e faz a extração. Provavelmente este "Sour" q vc está sentindo é resultado de uma extração muito quente. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
strangedata Postado 7 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 7 Fevereiro 2016 Puxa, acabei de fazer vários testes com o moedor Breville, fui baixando a regulagem interna de 6 (de fábrica) até 1. Fiz uma moagem regulado 1 na interna e na externa, nem sei se posso ficar moendo nessa regulagem sem estragar as mós, e mesmo assim a extração ficou em uns 22s, com o café bem azedo. Será que é o grão? Estou usando um grão da Illy que ganhei. Mesmo assim, não deveria moer fino que chegue? Ou será que 20kgf no tamper não é suficiente? Sent from my XT1033 using Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 7 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 7 Fevereiro 2016 Ué, 22" está bom. Outro café provavelmente vai se comportar diferente, pode ir mais rápido ou mais devagar. Azedo é ácido? Café pode contribuir para isto, mas a acidez aparece mais em extrações de temperatura mais baixa. Se extrair com a temperatura mais alta acidez não pronuncia tanto, mas tem que acertar a mão para não subir o amargor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
strangedata Postado 7 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 7 Fevereiro 2016 Anita, acho que é ácido, porque estou sentindo nas laterais de língua, mas pra falar a verdade, eu tenho um pouco de dificuldade de diferenciar entre ácido e amargo... De qualquer forma, acho que não posso ficar moendo com regulagem 1/1, né? Não vou acabar detonando o moedor? O estranho é que eu já tinha chocado a máquina com outro grão, regulando o moedor em 2 (ext) e 6 (int). Sent from my XT1033 using Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eliseu M Postado 7 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 7 Fevereiro 2016 Será que esse grão já está velho demais? Já tentou com algum grão que garantidamente tem uma torra recente? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lipe_oa Postado 7 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 7 Fevereiro 2016 Rapaz, to encucado com isso. Ahhh, lembrei de uma coisa, café sem desenvolvimente apropiado tem essa caracteristica de "azedar". Da pra trocar o café mano? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
strangedata Postado 7 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 7 Fevereiro 2016 Eliseu e Lipe, tenho outro grão com torra de 10 dias, vou testar. Sent from my XT1033 using Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eliseu M Postado 7 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 7 Fevereiro 2016 Sobre sua pergunta de moer na regulagem mínima, acho que realmente não eh recomendado por períodos prolongados, já que as lâminas estão se tocando. Acaba forçando o motor do moedor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lipe_oa Postado 7 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 7 Fevereiro 2016 Eliseu, não necessariamente as mós estão se tocando. Esse Breville não tem uuma regulagem muito linear, já li relatos em q se moia mais fino no 5 do q no 4 na regulagem interna. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 7 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 7 Fevereiro 2016 Também acho ruim usar o moinho no mínimo do mínimo. Até porque você fica sem ter para onde correr se precisar afinar mais. No Vario para eu chegar no mínimo na macro e na micro é porque o café é bem velho mesmo. Para entender a diferença entre amargo e ácido: Ácido pense no limão na sua boca. Tire uma rodelinha da fruta e morda para sentir a sensação na sua língua. Para sentir o amargo pense em um bife MUITO bem passado, carbonizado mesmo (sacrifique um bifinho na frigideira e morda). Este amargo, desagradável na boca é o próprio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aurélio Penna Postado 7 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 7 Fevereiro 2016 Strangedata, Minha humilde opinião.- Tenta fazer um pouquinho de WDT e Nutation (principalmente o último). Se não der certo com os 14g com o pó não tão fino, tente isso.- Achar um moinho melhor pra fazer um teste com outro moinho. Sempre lembrando que 14g pra 28g em 25s é difícil mesmo, mas saiba, é o que todo mundo quer (pelo menos a princípio, para o espresso clássico) e não é à toa.Fiquei um tempo com um K30 (mais de um mês) e pude perceber a real necessidade que taaanto do moinho bom, por uma única razão. Precisão de granulometria na dose. acredite isso faz toda diferença. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
strangedata Postado 7 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 7 Fevereiro 2016 Bom, descobri uma coisa importante: tentei moer um grão novo, sem alterar a regulagem de 1/1, e fez aquele barulho das mós se tocando. Então, provavelmente meus ajustes anteriores não estavam sendo "aplicados". Acabei fazendo um salseiro, moí em 21 (ext) 1 (int) e ficou obviamente muito grosso. Então voltei para a regulagem 3 interna e vou tentar fazer algumas moagens a mais, para assentar as mós. Provavelmente todos os meus testes anteriores foram furados por causa disso. Aurélio, vou tentar também suas dicas de WDT e nutation. Sent from my XT1033 using Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aurélio Penna Postado 7 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 7 Fevereiro 2016 Ajudam Strangedata, mas não salvam um moinho mal regulado ou pior um moinho desbalanceado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
strangedata Postado 8 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 8 Fevereiro 2016 Entre as mós se encostando e extrações muito rápidas, tirei uns 10 espessos ruins. Tentei um monte de configurações diferentes, fiz WDT e nutation, e tido o que consegui foi enjoar de café e uma dor de estômago... Pior que olhei em outros fóruns sobre o Breville, e o pessoal está usando a configuração interna em 6 e externa em 12! Tentei fazer essa configuração e a extração saiu em menos de 10s. Será que o meu problema é que a Fiamma põe 15 bar de pressão? Sent from my XT1033 using Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lipe_oa Postado 8 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 8 Fevereiro 2016 Cara, 15bar não é problema assim não.. É mais chato? Com certeza. Mas msm assim eu consigo chocar a minha, o que pode ta ocorrendo é vc estar errando na temperatura e com a maquina muito quente isso de cachoeirar acontece com mais facilidade. Filme uma extraçao pra gente. Outra coisa é tentar extrair com o Breville em outra maquina ou com outro moedor na fiamma pra descobrir qual é a variavel a acertar, moinho ou maquina. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aurélio Penna Postado 9 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 9 Fevereiro 2016 Pessoal só uma dúvida meio primária, "chocar"e "cachoeirar" significa respectivamente, não ter pressão suficiente pra passar o bolo e passar espirando pra tudo quanto é lado? É isso ou é outra coisa? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 9 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 9 Fevereiro 2016 Chocar vem do inglês "to choke" , engasgar , entupir , normalmente a extração vira algumas gotas é chocar. Cachoeirar vem de português cachoeira , quando o café "deu ruim" ou moeu muito grosso faz cachoeira. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aurélio Penna Postado 9 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 9 Fevereiro 2016 Ufa, então era isso mesmo que eu estava pensando. Valeu Carlos! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 9 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 9 Fevereiro 2016 Strangedata, Lhe resta aumentar a quantidade de café a ser moído, lembrando que tem café que é isto mesmo, difícil de extrair. Eu normalmente consigo extrair todos os cafés no tempo, mas os cafés mais difíceis você tem uma faixa pequena em que se consegue extrai-lo e mesmo assim é uma extração sem crema e corpo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aurélio Penna Postado 17 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 17 Fevereiro 2016 Strangedata, uma dica preciosa de quem já apanhou, apanha e vai ainda, pelo visto, continuar apanhando do espresso: Ouça o pessoal daqui do fórum, tem muita gente aqui já passou por essas dificuldades e cada um tem uma experiência válida.Eu aprendo muita coisa com as pessoas do fórum, e acredite, a maioria de quem sugere coisas aqui sabe muito mais do que muito barista por ai. Sobre o café, dá dor no estômago mesmo. Mas uma hora você vai acertar, não desista. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
strangedata Postado 17 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 17 Fevereiro 2016 Só para dar um relato da minha experiência. Eu já tinha tomado 4 espressos de manhã e, após tomar mais 10 à tarde, eu tive os seguintes sintomas, nessa ordem: Dor no estômago; náusea; refluxo gástrico, com ardor no esôfago; o ardor subiu para a língua; suador; calafrios; ondas de calor; vômito; as ondas de calor continuam; desidratação da boca e dos olhos; cansaço extremo. A náusea e a ânsia duraram 2 dias e a dor no estômago, 4 dias. A urina também ficou bem escura e com cheiro forte por 2 dias. Curiosamente, não fiquei acordadão. Ao contrário, acho que o processo gastou muita energia para eliminar a cafeína, e fiquei exausto. Fiquei 10 dias sem tomar café, e hoje eu peguei leve, só um café gelado com bastante leite. No começo, até o cheiro do café (que eu normalmente adoro) estava ruim. Agora já começo a sentir vontade novamente, mas por cafés mais suaves, feitos na Aeropress, Sifão ou gelado. Overdose de cafeína não é fácil... Caveat bibentes coffeinum! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas