Ir para conteúdo

Dosador de grãos


Bernardo B

Postagens recomendadas

Elétrico só faz sentido em ambiente comercial, para laboratório, para quem precisa moer mais de 100gr rotineiramente (cupping), para alguém seriamente descapacitado, ou para quem acha que precisa, imprescindivelmente, de um moedor elétrico ... cada um com sua mania.

 

Gil , o que poderias idealizar seria um dosador de grãos.

Explico: no que perco mais tempo é em pesar os grãos que vou moer. A LW sai com uns tubos de ensaio que, devendo ser preparados previamente não mudam o trabalho, só permite escolher quando o fazer.

 

O que eu pensei e algo baseado em três conceitos bem simples:

1. o dosador tac-tac (de moedores comerciais,

2. O dispensados de balas (gira a chavinha e cai uma porção de balas, e

3. Aferir o tac-tac com uma balança.

 

De forma que: se colocam os grãos no dispenser, se da um tac, se pesa, se regula (para mais ou para menos) o tac e pronto !

Uma vez regulado e só dispensar, nem é necessário pesar.

 

Periodicamente se faz uma aferição, para ver que o dispensado esta dentro da margem de tolerância determinada.

Assim, da manha para um duplo dou dois tac, grãos direto ao moedor e dai ao PF, extração e beber.

 

Possível fazer bateria de 1 dois ou três dispensers, para diferentes grãos.

 

Se quiser ainda pode embarcar um pouco de tecnologia no dispenser, para melhor conservação dos grãos (tipo vidro escuro, fechamento hermético, bomba para retirar oxigênio ou qualquer outra frescura tipo balança integrada à la Vario W,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo,

 

Acho que antes de eu fazer o moedor eu queria fazer um dispenser legal, tipo o que tem na Santo Grão, mas menor, com vácuo, seria a mistura de um dispenser com a gaveta que o Sergio postou, mas não consegui ter ideia e acabei por esquecer.

 

O que o Sergio postou não sei se tem como regular a quantidade de grãos, mas seria necessário.

 

Eu pensava em ter 3 tubos com cafés a vácuo e as gavetas que o Sergio postou.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Sérgio.

Esse é um clone do Versalab, não era bem isso.

Eu vejo duas possibilidades diferentes a essa, e acho que mais "reguláveis".

1. Como um dosador de moedor: imagina colocar os grãos no dosador, como se este fosse o Hoper. Quando das um "tac" com a alavanca do dosador cai uma porção de grão. O tamanho da porção é regulada com o parafuso que sobe o desce a base, deixando maior ou menor a "câmara" onde entra a dose de grãos. De fato daria de experimentar diretamente com um dosador.

A dose (que cairia) e ajustada pelo parafuso, de acordo com a balança.

 

2. O princípio do dispensador de balas: daquele que colocas uma moeda e te permite virar a borboleta, que tem uma porção previamente definida e ajustada.

Desde que a borboleta é giratória, o vão (onde irá a porção de balas) pode ser regulável (abrindo ou fechando o ângulo do vão: vão de 60° entram mais grãos que em vão de 45°).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A propósito, um dosador de grãos bem simples seria um tubo com fundo roscado para se ajustar a dose.

 

Tem que cavar manualmente os grãos no saco/pote, mas em compensação seria baratinho.

 

7TvDU1S.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, o de São Paulo sim.

 

Boa ideia Sergio, dá para regular a quantidade facilmente, a portinhola para liberar o grão poderia estar nesta peça inferior.

Esta peça pode ficar fixa, bem como o Hopper acima dela, é só ter uma porta de correr no Hopper para fechar quando for liberar os grãos, como existem em vários Hopper´s, mas tenho impressão que esta porta de correr possa enganchar em algum grão, e precisaria ver como colocar vácuo no sistema, teria que vedar bem esta porta de correr.

 

Motor legal este que ele arranjou, a tradução não ajudou, fiquei com a impressão que alguns achavam bestereira motorizar, foi isto Burny ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil e Sergio , essa ideia do recipiente com parafuso , já existe algo parecido , é para seco e molhado e de plástico.

 

http://www.bonde.com.br/img/bondenews/2014/03/img_1_32_3636.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...