Ir para conteúdo

Compak K8 - Moendo muito grosso...


Fernando Delfini

Postagens recomendadas

Bom, já havia comentado em alguns posts sobre a saga do k8.
 
Enfim, primeiro peguei o MD40, gostei, e quis partir para algo mais parrudo, rs. Surgiu a opção de um Compak K8, mós planas de 83mm, similar ao mazzer major.
 
O valor, R$2000,00. Resolvi arriscar, já que um vario está por aí por uns 3000 reais né...rs.
 
Bom o moinho chegou aqui na metade desta semana e tive uma desagradável surpresa... O moinho estava parado por mais de um ano, sem ter sido limpado. Resultado: Café quase petrificado por todo o moedor, tudo entupido, enfim, uma meleca...hehe.
 
posto algumas fotos abaixo:
 
"unboxing"
25027039811_cab1381168_c.jpg

 

sujeira...

25093985366_025a92ae6c_c.jpg

 

mais sujeira...

24752649609_659081948f_c.jpg

 

...rs.

25120317595_3ef7c233ee_c.jpg

 

tá ficando novo...

24824680150_aa14735103_c.jpg

 

pronto!

25093986306_b4d08c9a1a_c.jpg

 

 

Só que, quando fui moer... as mós quase se tocando produzem granulometria para coado. Não sei se montei algo errado, o que foi, mas não deu certo.

 

Durante a desmontagem algumas coisas:

 

1 - Para tirar o suporte da mó inferior, ela não saia nem com reza. Pesquisando no home barista, descobri que o soprador térmico não serve somente para torrar café, mas serve para derreter café velho e encrustado. Só foi esquentar um pouco e ela saiu rapidinho.

 

2 - Tinha muito óleo no moedor, algo que nunca vi. ao recolocar a mó superior não usei nenhum lubrificante pois acho que seria pior do que melhor.

 

3 - Ao recolocar a mó superior (atarrachar o conjunto da mó superior) eu fui até o final até a mó se tocar, e voltei 1/4 de volta. A compak diz para ajustar com o moedor rodando, tentei fazer isso, mas as mós se tocam rápido e, aparentemente, se você encosta no anel de ajuste faz o barulho metálico, desencosta não faz mais. Bizarro isso... parece que ele reage ao tocar no moedor... mesmo com a rosca e sem nenhuma folga.

 

Daí bom. sabe quando você fica meio chateado... pois é. Comprar algo que o vendedor diz ser novinho, e receber algo meio sucata, e não ter pago tão barato assim. E daí no final de tudo não funcionar.

 

As mós estão novas, parecidas com as novas que comprei pro md40, aparentemente não desalinhadas, mas acredito que deva ser algo relacionado a isso.

 

a moagem é bem uniforme, apesar de grossa.

 

24489658214_5b2b90fda5_c.jpg20160219_010144 by Fernando Delfini, no Flickr

 

enfim vou continuar a saga aqui. se alguém tiver uma luz eu agradeço.

 

:)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um mazzer super jolly electronic na mesma situação do seu moinho.

Isso acontece mesmo, tem gente que compra esses equipamentos para pauleira e não ligam para limpeza após ter posto de lado. Aliás, isso é muito comum de acontecer, quando deixam de usar, simplesmente abandonam.

Só o fato de vc ainda não ter precisado comprar nenhuma peça, já está muito bom e, mesmo que precise, se não for cara, continua sendo um excelente negócio.

Esse moinho é parrudo, para vida toda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu chutaria que o problema é realmente desalinhamento.

 

O assentamento das mós nos suportes é algo meio delicado. Não sei se fez isso, mas pra evitar problemas o ideal seria você ter marcado a posição de cada mó em relação aos suportes e recolocado elas exatamente na mesma posição, sem inverter a de cima com a de baixo e sem girá-las no suporte. Além disso, na hora de remontar, é bom ter certeza que não ficou nenhuma sujeira ou resto minúsculo de café moído entre a mó e o suporte (qualquer coisa que fique entre eles ali pode gerar desalinhamento), fazer o aperto dos parafusos aos pouco e alternadamente (nada de já querer dar aperto final de primeira) e garantir que, no final, todos estão igualmente bem apertados.

 

Existe algumas formas de checar se as mós estão desalinhadas, eu escrevi alguma coisa sobre isso aqui, é pros Rancilio mas acho que vale pro K8 também, já que o sistema me parece similar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vini, pois é... realmente o equipamento é excelente, mas esses "bugs" são muito chatos pra usuário doméstico.

 

Mortari, vi suas publicações e bingo, é desalinhamento mesmo. quando toco em um ponto com o dedo faz barulho, nos outros pontos não. Porém, desmontei algumas vezes o moinho, testei algumas posições, vi qual o parafuso se encaixava melhor, mais perfeito possível, mas continuou igualzinho, moendo bem grosso. 

 

Sinceramente não sei o que pode ser, as mós parecem ok, a mó inferior parece alinhada corretamente, mas a mó superior tem algum tipo de problema. 

 

vou tentar usar a veda rosca, mas acho que não vai adiantar muito não... tô mais pra pedir meu dindin de volta e deixar pra lá. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As mós podem estar gastas (e não, seu dedo não saberá distinguir).

 

Pode faltar um pouco de pressão na saída do pó, esses moinhos de mós planas dependem um pouco disso. Se o pó sai mais lento, os grãos ficam mais tempo nas mós e acaba moendo mais pedaços maiores que seriam expulsos logo.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela desmontagem que você fez eu continuo apostando no alinhamento.

Talvez o problema não seja exatamente no assentamento das mós no suporte, pode ser folga na rosca de ajuste ou no eixo do motor, algum empenamento no suporte, sei lá.

Vi que você soltou o suporte da mó inferior do eixo, será que ao recolocar ele ficou bem alinhado?

Tive a impressão também que você limpou esse suporte com bombril, certo? Imagino que o desgaste que o bombril gera na peça não seja significante, mas é algo que eu teria evitado fazer.

 

Marcio, nunca tinha pensado sobre a pressão na saída do pó e realmente faz sentido. Mas e no caso dos moedores que trabalham com as mós inclinadas (Mythos, LWW), imagino que a pressão na saída seja praticamente nula.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é... tentei novamente agora e não mudou muita coisa não... 

 

o suporte da mó inferior eu coloquei corretamente sim, pressionei de modo uniforme para garantir e tal, mas é aquela coisa não tem como saber pois estamos falando de milímetros. Inclusive, o suporte da mó inferior não sai nem com reza, para soltar tive que usar um truque que vi no home barista, aquecendo com soprador térmico. 

 

Por mim não teria desmontado mas o café lá era muito.

 

enfim vou continuar tentando... e ao mesmo tempo de batendo com o vendedor, que não quer aceitar o moedor de volta :(

 

sobre a pressão... seria interessante usar o hopper cheio de café então? ou com uma quantidade considerável pelo menos? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lipe, afasto muito pouco, menos de 1/4 de volta, o mínimo até não ouvir mais nenhum barulho das mós se tocando.

 

O problema é que, como o Mortari postou, quando encosto no moedor (suporte das mós superiores) faz o barulho de mós se tocando, quando solto não faz mais. Daí deve ter algo desalinhado, pois o barulho só ocorre quando pressiono em um ponto específico. Estou testando com café torrado em dezembro, o que impacta na velocidade da extração, mas visualmente o pó está grosso, principalmente quando comparo com o MD40 que tenho aqui. 

 

passando o dedo nas mós, elas estão parecidíssimas com as mós novas que comprei pro MD40. por isso acho que estão novas... A treta é que mós novas custam 70 dólares o par. Um cara gringo estava com problema parecido e era o suporte das mós inferiores, peça que custa só 90 dólares... :( 

 

Pior que isso é que no café/cozinha e companhia eles não trabalham com Compak. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To achando muito afastado, o meu tmb tem esse barulho quando preciona em lugar especifico desde q comprei e nunca consegui tirar.

Pense numa coisa, café dentro, e afine. Afine até q vc ande apenas uns 5 graus. (O que geralmente ando com o md40)

Sem precionar se as mós não se tocarem, ta blz, vc não vai trabalhar com peso precionando entao nao tem por que grilar se nao faz barulho sem apertar. Repito se alerte somente se fozer barulho de mós se tocando sem nada precionando a mó superior.

Penso eu que a rosca é de 1mm (igual do md40, é a base, abaixo fica muito fragil), portanto a abertura dele a partir do ponto "0" tem q ser muito parecida com a do md40, tenha isso como base e faça os testes.

 

Ps: meu md40 uso no 5 para espresso com a maquina nova q nao tem opv (12bar de pressão), se eu deixo sem grãos e aperto com ele ligado as mós se tocam na certa.

 

Falei demais, foi mau.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lipe, meu amigo. Apesar do que vc ter dito já ter sido dito pelos outros colegas. Falei, bom mais um bom rapaz ajudando, hehehe, mais um motivo para eu ir lá, e desmontar mais uma vez o bicho. 

 

E deu certo. segui o seu conselho de ir até as mós se tocarem e voltar um nada e colocar ali como o ponto 0. Moeu fino igual talco. Além disso coloquei veda rosca para garantir que o treco não está se movendo ao moer. 

 

agora, com o café que tenho aqui, não tenho como dizer se está tudo ok ou não... Ele moeu legal porém a máquina deu blond bem rápido, quase 0 de crema, mas o fluxo está em 25/30 segundos para um copinho americano (50ml), passou um pouco de pó, sem sinais de canalização, mas estou sem o naked aqui. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que a gente espera muito de maquinas caras, eu espero tmb, ainda mais como engenheiro.

Mas toda maquina tem folga e vc não estava percebendo isso.

Ta bom, falei de mecanica e vc entendeu, de café não me arriscarei pq com certeza vc manja mais q eu... =D

Hahahhaha..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, como produtor de vídeos eu nunca vi tantos diagramas de peças e eletrônica como nos últimos dias. Vamos ver se o bicho realmente tá funcionando agora. De qualquer forma o anel onde tem os steps está trincado...e ele entra sob pressão ou seja, superbonder não rolou. Vou ter que achar essa peça em algum lugar. 

 

agora, não entendo nada de café comparado com a galera daqui, muito menos de eletrônica/mecânica. Nunca vi tanto engenheiro junto. Tem que exportar um pouco pra itália/espanha pra ver se esses moedores saem melhores da fábrica viu...

 

nunca esse artigo fez tanto sentido pra mim: http://www.jimseven.com/2009/12/30/the-problem-with-grinders/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao meu ver, ele não exerce nenhum papel essencial, somente te da apoio para girar a regulagem e te mostra numeros pra vc ter uma referencia.

Então não grile com isso agr.

Eu tmb nunca vi tanta peogramação e arduinos na vida igual esses ultimos 2 meses, não aprendi na faculdade e vim aprender aki. =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é o pessoal aqui é fera demais nesses assuntos.

 

O meu medo no negócio do anel é que ele esteja impedindo do moedor manter umá regulagem. Uma vez que o pino se apóia nesse anel. O nemox por exemplo se moia sem travar ele mexia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é pois é. Aparentemente fica preso mesmo quebrado... ainda mas depois que passei a veda rosca pra garantir.

 

O mais estranho de tudo é que a construção dele é assim: acima do motor existe uma câmara. E essa câmara fica solta em relação ao corpo do moinho. O que segura essa câmara alinhada é o anel. Então sem anel o motor fica sambando dentro do moedor.

 

É bizarro só por foto pra entender. No modelo stepless isso não existe. Até isso pra eu dar azar...rs.

 

Acha um ceado por 2 mil pra mim Lipe que eu troco. Hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já viu que eu "acho" pechinchas pra galera neh?!? Hahahhaha

Não fala em ceado que eu choro mano, to louco num E5P.

Pra mim é a promessa dos moedores prossicionais a serem demandados para uso residencial, "pequeno", estepless, doserless.. Foda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, o ceado é muuuito legal. Mais legal que isso só um Peak.

 

continuando no assunto do anel que quebrou. achei uma foto na internet pra ilustrar: http://i18.servimg.com/u/f18/19/14/39/75/p1080311.jpg

 

veja como a peça de metal onde ficam as mós fica solta no corpo do moinho...

 

quando coloca o anel fica assim: https://farm2.staticflickr.com/1697/25093985366_025a92ae6c_c.jpg

 

tipo ele meio que faz a vez de travar o motor no centro... sei lá o design desse moedor é bem estranho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Rancilio é meio deste jeito também, a mó inferior presa a um parafuso central, e a superior desce na rosca, imagino que tenha uma folga nesta rosca, mas que no momento da moagem se auto centraliza com os grãos empurrando a mesma para cima.

Eu apostaria nas mós gastas também, como disse o Marcio não dá para fazer esta analise visualmente ou no tato.


O meu Fiamma parece que tem um prego dentro, quando moo faz uma barulheira infernal, se apertar de qualquer dos lados as mós se tocam, no entanto as mós são novas e moem perfeitamente bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos de achismo...

Acho eu que esse anel com borracha é para evitar vibrações e selar a camara de moagem.

Creio eu (98% de certeza) que se o anel superior, onde se faz a regulagem, não se mexe então a rosca não mudou portanto a granulometria vai se manter.

Certeza? Só com o tempo de uso.

A propósito, ando gostando dos compak, na vdd, como a maioria aki, eu gostaria mesmo era de ter moedor de mós grandes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...