Leo Lex Postado 1 Abril 2016 Denunciar Share Postado 1 Abril 2016 É minha segunda postagem aqui no site e devo dizer que tenho lido muito por aqui e a arte do bom café está me estimulando cada vez mais a buscar mais informações e novos equipamentos. Eu comecei no mundo do café espresso com uma maquininha simples da Lavazza que me fez feliz por quase dois anos. Lavazza Blue LB1100: Depois senti a necessidade de algo melhor e como eu tenho um hotel, na roça do sul do Chile, achei que seria interessante uma maquina superautomática, pois além de eu satisfazer minha necessidade pessoal de café espresso, ainda a teria à disposição dos hospedes que quisessem se aventurar. Entre modelos da De'Longhi e Miele, acabei encontrando uma Bosch VeroCafe LattePro que me pareceu boa opção e acabei comprando-a. Logicamente ela faz um espresso muito melhor que qualquer maquina de cápsulas que pude testar, e foram muitas. Atualmente a utilizo com grão ILLY e Jacob´s, que é um café bem conceituado na Alemanha, embora seja de acidez baixa e com pouco corpo. Um café bem sutil que aprendi a admirar, embora goste somente como ristretto, pois caso contrário, parece água suja. Atualmente estou começando a experimentar uma torrefação de no máximo uma semana de café Tolima da Colômbia pra ver se prefiro ele aos industrializados. A Bosch foi uma excelente escolha para uso dos hospedes, mas um tanto decepcionante para mim, já que essa cafeteira não consegue extrair um expresso realmente admirável e com boa crema, mesmo usando mesclas com robusta. Bem... O forte dela é a espuma de leite, que realmente é uma perfeição, mas não bebo leite, então não faz diferença pra mim. Depois de dois meses de uso da Bosch resolvi comprar uma Krups XP5280, porque realmente me foi um bom negócio, custando somente 100€. Dessa forma, eu achei que poderia tem uma margem maior de personalização do meu café, coisa um tanto impossível em maquinas de cápsulas e superautomáticas. Realmente a pequena Krups faz um excelente café, se comparada as maquinas que tive, e há sim um pequeno lastro para personalização. O problema, é que em minha ignorância, eu não estava atento a diferença de filtros pressurizados e não pressurizados. O da Krups é pressurizado e foi meio que um desanimo saber disso, até porque eu queria trabalhar com um bom moinho. Minha maior dúvida agora é... Eu tenho um moinho sem vergonha Krups GVX2 que pode moer bem fino o café, mas não de maneira uniforme. Vale realmente investir em um bom moinho para uso em uma cafeteira com porta-filtro pressurizado ? Essa cafeteira eu consigo tirar o estrangulador do filtro e deixá-lo sem pressurização, mas de qualquer forma, o filtro entope se uso uma moagem fina (fica goteando e o café fica com gosto de queimado e aguado). Usando o filtro sem estar pressurizado, o café não fica tão bom como quando utilizo o filtro pressurizado. Realmente estou um pouco perdido com que rumo tomar. Invisto em um bom moinho ou não faria diferença devido ao filtroo ser pressurizado e entupir com moagem fina quando utilizado não pressurizado ? Tenho planos para uma Bezzera Giulia, mas seria mais pra frente. Ficaria muito agradecido pela ajuda dos amigos. Aqui está meu atual equipamento: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 1 Abril 2016 Denunciar Share Postado 1 Abril 2016 O melhor investimento que vc pode fazer é comprar o melhor moedor que vc puder , ele vai incrementar seu espresso na Krups com ou sem pressurização. Com um bom moedor vc vai abrir as portas para os outros métodos de preparo de café. Eu já tive um gvx , ele é muito limitado , se vc comprar um bom moedor como um baratza (exemplo) seu espresso vai melhorar muito sem falar que vc vai poder preparar V60 , Aeropress , Prensa , Chemex e etc. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leo Lex Postado 4 Abril 2016 Autor Denunciar Share Postado 4 Abril 2016 Obrigado pela resposta Carlos. Com certeza será um excelente investimento um moedor melhor. Vou pegar o Rancilio Rocky, pois aqui é mais fácil conseguir manutenção dele que os da Baratza. Como vou passar na França em julho, vou deixar pra comprar lá, pois está custando 269,00€, 65% mais barato que aqui onde vivo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 4 Abril 2016 Denunciar Share Postado 4 Abril 2016 Boa compra , de uma olhada nos tópicos dele aqui no CDC , esse moedor tem muitos fans por aqui. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cabral Postado 4 Abril 2016 Denunciar Share Postado 4 Abril 2016 Leo, como o CaÊ disse, o Rocky é excelente, um tanque de guerra. Mas, já que vc vai pra Europa, acho que vale pesquisar um pouco pra ver se, por exemplo, você consegue manutenção dos Eureka por aí. Na Elektros, a linha Mignon tá saindo nessa mesma faixa. Mós de 50mm flat e stepless, ótimo pra moer por dose. O modelo em INOX é belíssimo, nunca vai enferrujar, e custa apenas 9 euros mais caro! (empata com o preço que vc achou do Rocky). Eu quase trouxe um, tem gente que acha melhor que o Vario em qualidade de moagem, e o Vario é opção de upgrade pra quem já tem um Rocky... E o Mignon também é um tanque de guerra, nos grupos de discussão europeus dizem que o mundo acaba antes desses moedores... Só não trouxe pq decidi partir pra um de mós grandes e comprei o T48... E tem também os Fiorenzato F4 Eletronic Nano na faixa dos 350 euros... mós de 58mm, stepless e dosagem programável. Fiorenzato tem assistência técnica em quase todos países do mundo. Fica minha sugestão... Pesquise bem! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leo Lex Postado 6 Abril 2016 Autor Denunciar Share Postado 6 Abril 2016 Cabral, Já estou estudando sobre esse modelo da Eureka. Realmente parece ser uma escolha mais acertada. Vou ver somente a possibilidade de garantia por aqui, mas acho que nem será problema, pois eu que faço a manutenção da minhas maquinas, e qualquer problema, eu tenho como importar o componente defeituoso. Obrigado pela dica !! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cabral Postado 6 Abril 2016 Denunciar Share Postado 6 Abril 2016 Leo, é um prazer saber que toda pesquisa que fiz será de utilidade pra alguém. Pequeno e denso, cabe na mala e também na "cota" de bagagem acompanhada! Pra trazer da Europa, na bagagem, achei perfeito. Como já tenho um Vario da Mahlkönig, seria um upgrade "pequeno", ganharia em estabilidade/durabilidade mecânica e no sistema stepless, mas a qualidade de moagem em si, dizem, é muito próxima, embora melhor em alguns casos. Fui adiando a compra... Enquanto estava em dúvida se iria comprá-lo, pasme, achei um Quamar T48 via internet, e ele já estava no Brasil mesmo, no Mercado Livre, por ~1/3 do preço que custa na Itália (era peça de avaliação/amostra/show-room e o importador nunca fechou o contrato de representação - vendeu o moedor novo, caixa aberta, sem garantia) Foi um ato de sorte. Não fosse isso, acho que teria comprado o Eureka Mignon e, depois de testado lado-a-lado, venderia o "perdedor" das comparações. Creio que o Vario iria embora A Elektros tem uma ampla seleção de peças e, via contato por e-mail, eles conseguem coisas que não tem anunciadas no site. vale a penas contactá-los. Boa sorte na compra! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leo Lex Postado 20 Julho 2016 Autor Denunciar Share Postado 20 Julho 2016 Muito obrigado pela ajuda Cabral. Com eu viajei pela França e Bélgica, foi impossível achar Eureka por aqui, mas consegui encontrar um Compak K3 Touch Advanced na Terres de Café em Paris. Parece um bom moedor. Depois vou postar um review. Grande abraço, Leo 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas