Ir para conteúdo

Ajuda com compra de moedor


João Vitor Ribeiro

Postagens recomendadas

  • 2 weeks later...

pessoas... tenho uma Oster Prima Latte e estou querendo comprar um moedor pois aqui por perto não vedem quase nada de café p/ espresso moído, apenas em grãos... loooogo... quero comprar um moedor mas não quero gastar muito... 

ultimamente tenho ficado em dúvida entre esses dois:

 

Moedor de Café Di Grano Cadence MDR302 (Me parece mais confiável): http://goo.gl/54xsNM

ou

Moedor Manual De Cafe Madeira Manivela E Gaveta  (Aparência mais legal hehe): http://goo.gl/YmYppD

 

1 - Devo comprar algum desses dois? Qual?

2 - Se não, por que nenhum dos dois presta?

3 - Qual outro vocês recomendariam e por que?

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cadence é de lâminas, não importa a marca do moedor se for de lâminas não serve para nada nesse hobby.

 

O manual não conheço , mas mesmo sem conhecer será melhor que o cadence.

 

Uma opção de manual bem avaliada pelo pessoal do CDC .

 

https://www.academiadocafe.com.br/loja/produto/7714/12944/moedor-para-cafe-slim-hario

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@timEU, como o Carlos já mencionou, fuja dos trituradores (vendidos como "moedores de lâmina"), pois não servem pra espresso. Quem diz que funciona não mente, se triturar é claro que sai café, mas fica ruim, um grande desperdício. Não compre esse Cadence nem nada parecido.

 

Tenho um idêntico a esse de manivela, que usa esses mesmos mós de aço carbono. Pra espresso funciona mais ou menos, não fica "perfeito" mas é bem melhor que qq um de lâminas. Vc vai querer trocar depois de pouco tempo. Contudo é barato, bonito e vai bem pra preparar Moka (cafeteira italiana/Bialetti). E serve pra moer pimenta e outros grãos ;)

 

Se não vai comprar um moedor elétrico minimamente bom (pelo menos um Baratza Encore ou um Tramontina Express / Breville Smart), comece com um de manivela Hario ou Porlex. A oferta da Academia que o Carlos sugeriu tá ótima.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@timEU

 

Na boa, já tive um moedor de lâminas - nunca mais quero olhar pra um... auushauhusasa, exceto quando tenho que viajar e preparar coados, levo na bolsa pra fazer coados. Mas ultimamente, minha mãe tá usando ele pra moer temperos, ela adorou, então deixei ele quieto. (:

 

Conselho, como o Cabral aconselhou, recomendo que junte mais uns trocados no porquinho pra comprar um moedor elétrico como o Baratza ou Breville. Tenho uma Oster também. Te garanto que com um moedor desses a qualidade de suas extrações aumentarão efetivamente. 

 

 

Abraço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@timEU, creio que o pessoal falou tudo, vou deixar minhas impressões.

 

Comecei com uma Oster Prima Latte e comprei um moedor Hamilton de lâminas. De 10 moagens que eu fazia, uma ou duas ficavam "tragáveis"rs (o resto ou entupia a maquina, ou parecia café coado). No começo comprava café em uma cafeteria que frequento, e pedia para moer para espresso. Em casa ficava comparando as extrações com o pó da cafeteria e do meu moedor.

Depois de gastar muuuuuito café, resolvi comprar um Hario manual. Depois disso consegui usar todo o potencial que a Oster tem pra oferecer (crema, etc).

 

Acho que de extra, posso te passar esse link:

http://www.cafestore.com.br/produto/409/moinho+de+cafe+manual+hario+24g

 

O moedor esta um pouco mais barato que da Academia do café (foi o site que comprei meu moedor).

 

Mas já aviso que moedor manual tem seus prós e contras..., caso vc for beber muitos cafés, capaz de poder largar da academia pois cada dose vc gasta em torno de 1 a 2 minutos girando a manivela do moedor. Bons cafés!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 weeks later...

Como estou iniciando, vou preferir acatar os conselhos e comprar um Hario Slim/Mini e usar com a minha parafusadeira elétrica que tenho em casa!

 

Alias, indago: a adaptação da manivela pra usar a parafusadeira deve ser simples, né ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lunatico, é simples sim. A manivela encaixa no eixo com uma ponta hexagonal, deve ser 6mm ou algo próximo... então é só arrumar um soquete allen pra parafusadeira.

 

hario-mini-slim-grinder-mill-300x196.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show. Já vi esse soquete pra vender no mercadolivre e aliexpress, creio então que é o momento certo pra adquirir um desses, hehehehe!

 

Obrigado pelas dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baratza encore, uso ele, faço moagem para moka, espresso, hario e aeropress, muito bom. Para utilizar em casa é ótimo e recomendo, vale o investimento.

Atte.

Thiago Menegatti

Marketing Reserva Gourmet

http://www.reservagourmet.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico. Tô indo pros EUA e quero um moedor decente para Espresso. Estou pensando em pegar um Rancilio Rocky remanofaturado que achei ele tá uns US$270.

 

Pelo que vi, de comparação ele é melhor que o Baratza Preciso. Qual a opinião de vocês? O preço é bem parecido.

 

Sent from my E5823 using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza eu iria de Precido, ele realmente é menos resistente, melhor na moagem? Acredito q não, ele tem bem menos opção de regulagens e tals.

Vc consegue "achar" por 219U$ refurb no site da baratza.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca escrevi coisa errada. Estava fazendo outra coisa e não prestei atenção no que escrevi.

"Com certeza eu iria de Preciso, ele realmente é menos resistente, melhor na moagem? Acredito q sim, ele tem bem mais opção de regulagens e tals.

Vc consegue "achar" por 219U$ refurb no site da baratza."

 

Eu escrevi que iria de Preciso e depois me confundi e falei da moagem do Rocky que tem menos steps e acaba por limitar o uso no espresso sem especificar. Enquanto o Rocky tem 50 steps o Preciso tem 200 e tantos.

E sem contar q o Preciso é bem melhor q o Rocky para coados, a desvantagem do Preciso em relação ao Rocky é a resistencia mesmo, diga-se de passagem q se souber cuidar e tiver os cuidados basicos o Preciso é moedor pra 10 anos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

img_6912.jpg?w=748

 

Olha como fica a moagem com um moinho de lâmina.

 

Fiz uma postagem um tempo atrás sobre "escolher moinhos":

https://aventurasdabarista.wordpress.com/2016/01/04/moinho-para-cafe/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa imagem é um ótimo exemplo de como a trituração desses pseudo-moedores de lâminas é ruim para o café...

 

A "massaroca" de finos e lascas resultante dos repetidos impactos com as lâminas vai fazer lama em excesso na FP, vai canalizar no espresso e na Moka, além de tender a ficar ao mesmo tempo amargo (por conta dos fines) e subextraído (por conta das lascas) em praticamente todos métodos...

 

Na AP e no coado, utilizando-se filtros de papel em ambos métodos (já que há tb filtros metálicos disponíveis), talvez dê pra "mascarar" melhor compensando com tempo e temperatura de infusão, e com pouring controlado, mas ainda assim fica imprevisível e desequilibrado.

 

Contudo, entre café pré-moído "padrão" de supermercado e grãos de torra fresca triturados num laminador, se não há outra opção de moagem, melhor ficar com os grão recém-torrados e aprender a usar o laminador... :rolleyes:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, tive a oportunidade de testar ontem o hario skerton e realmente a moagem é um banho comparado a este aí.

 

Moagem bastante uniforme, e bem tranquila de realizar manualmente (lembrando que é possível usar uma parafusadeira pra moer o café com um simples mod colocando uma acoplamento que chamam de M6, salvo engano sextavado pra encaixar na parafusadeira.

 

Como o meu moedor chegou ontem não tive tempo pra ver isso ainda, mas aqui perto de casa tem uma loja chamada "casa dos parafusos", onde eu espero encontrar esse acoplamento sextavado. De qualquer forma, a moagem é bem tranquila de fazer manualmente também, você rapidinho faz.

 

Enfim, vale a compra do hario!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Lunatico,

 

Verifique antes o Hario, ele é pentagonal, o mod que funciona bem são aqueles mistos de parafusadora/furadeira onde ele possui encaixe para brocas. Em casa , no começo até tentei esse mod com a parafusadora que eu tenho, mas o encaixe sextavado N é bom, acaba gastando o metal da Hario (testei com a furadeira, o encaixe é bom mas devido à velocidade acaba mudando a regulagem da Hario).

No final achei que N valia a pena comprar a parafusadora/furadeira, foi mais fácil "terceirizar" a moagem kkkkkkkkkk (a patroa ou as visitas que moíam, menos de um mês depois todos me incentivaram a comprar um moedor elétrico rsrsrs)

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodolfo M, bom dia!

 

Vi nas pesquisas pela web que o tal do bit M6 é pentagonal. No entanto parece que há uma outra forma, até mais simples: você comprar uma porca do tamanho da medida do parafuso do hario, junto com umas 2 ou 3 arruelas para dar a distância entre ele e a presilha do ajuste de granulometria, e aí usa um bit para porca (eu tenho um conjunto de ferramentas que tem bits de diversos tamanhos para porca, que são sextavados ao invés de pentagonais.

 

Só não tenho certeza se é realmente assim, mas devo levar o hario e os bits para porca nesta loja que falei, pra ver se eles conseguem uma solução sem que eu precise usar somente o mandril pra prender no hario (e isso sim, desgastaria o parafuso e prejudicaria o moedor).

 

Só não sei se consigo ver isso hoje. Mas até o fds eu vejo! E na pior das hipóteses, dá pra moer na mão mesmo. Foi bem tranquilo moer as 14 gramas, e de gruja se for moer mais vale como exercício, hehehehehe!

 

Abs!

Lunatico

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lunático, 

 

Eu nunca tive a oportunidade de tentar, mas sempre imaginei que fosse possível fazer essa adaptação com durepoxi.

Faz uma bola de durepoxi e cria a parte "macho" sextavada usando uma das peças da parafusadeira e do outro lado da bola faz a parte "fêmea" usando o próprio pino pentagonal do moedor.

 

Não sei se funciona, mas se tiver um pouco de durepoxi sobrando não custa tentar.

 

Abs,

Tadeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser uma boa solução, mas eu acho que o uso de uma porca simples no mesmo diâmetro do parafuso que gira o moedor será mais simples e mais prático. 

 

Vou tentar ver isso ainda hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...