Ir para conteúdo

Blends Caseiros


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Algum dos incendiários aqui do forum já montou seus próprios blends de café torrado? Se sim, como fez? Mais de um café, pontos de torra, proporções, finalidade.

 

Acho que é aqui nesse ponto que a técnica toca a arte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui a técnica toca a habilidade sensorial... :lol:

 

Nunca fiz um decente por sempre estar torrando pequenas amostras. Seria bom ter mais experiência nisso, mas há que se conseguir ao menos a boa matéria prima para acertar a receita.

 

De qualquer maneira, imagino que uns 50-60% de um bom café com muito corpo seja o ideal. O resto seria para dar o toque, e poderia ser um café com acidez maior, notas de fruta ou floral e assim por diante.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum, então admitidamente você já tentou. Eu sei que a tua modéstia te impede de dizer, mas aposto que já fez alguma coisa boa.

 

O Márcio é um cético (no bom sentido). Acho que eu também sou assim. Mas vc não acha que existe alguma criação estética aqui, mal comparando com um grande chef ou com um grande perfumista, p. ex?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não... Também não acho que um perfumista crie algo estético. Talvez um chefe de cozinha adicione algo estético considerando a apresentação do prato. Mas sabor, textura e combinação... É algo que poucos fazem com perfeição e se destacam, mas arte? Complicado... ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

Eu gosto de brincar com blends feitos a partir do mesmo café em pontos de torra diferentes. Ex.: 30% de um blend Full City e 70% do mesmo blend em torra City, e por aí vai. Esse tipo de blend me agrada por deixar o café mais complexo do ponto de vista sensorial, pois pode-se obter uma acidez mais viva, típica de torra clara e ao mesmo tempo ter corpo e os sabores caramelizados de uma torra escura, por exemplo.

 

O blend de grãos diferentes a meu ver é bem mais difícil e requer um paladar apurado, o que não é meu caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas a arte tem a ver com qualquer percepção sensorial do belo, não apenas a visual. A visual é a mais corriqueira, já que a visão é nosso principal sentido. Só a título de exemplo, podemos falar na estética da música, que é arte indubitavelmente (ainda que exija muita técnica). Não seria nenhum exagero dizer que o mesmo acontece com o olfato e a gustação. Quanto ao tato, não sei dizer se é suficiente explorável pra esse efeito.

 

Até coisas mais abstratas podem ser belas, como uma frase, um pensamento, um poema, um livro... enfim, prazer estético.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto de brincar com blends feitos a partir do mesmo café em pontos de torra diferentes. Ex.: 30% de um blend Full City e 70% do mesmo blend em torra City, e por aí vai. Esse tipo de blend me agrada por deixar o café mais complexo do ponto de vista sensorial, pois pode-se obter uma acidez mais viva, típica de torra clara e ao mesmo tempo ter corpo e os sabores caramelizados de uma torra escura, por exemplo.

 

Mas é um começo. Acho que essa tua idéia é um ótimo ponto de partida, e é de onde eu começaria também (depois que conseguir fazer torras com alguma consistência, óbvio)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, Rodrigo, concordo que a arte não está limitada a um ou outro sentido, claro. Concordo com o que escreveu!

 

Ainda assim, acho que não há arte na criação de uma mistura ou na torra do café. :P

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu entendo o teu ponto perfeitamente também. Acho que é um pouco de forçação de barra, sim, dizer que tem muita arte em torrar ou misturar. Pretensioso, até. Admiro quem tem os pés cravados no chão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu diria que depende do resultado.

Tem musicas que emocionam, onde não há duvida que são arte, no entanto tem outras ...

Se consegues preparar um prato ou um café que te consiga emocionar, como um quadro de Van Gogh, aí eu diria que se trata de arte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmmm, aí começamos a discutir arte... A princípio, uma expressão criativa como uma música, mesmo que não cause emoção em um observador, ou até mesmo desgosto, é arte.

 

O estilo, design e beleza de uma máquina de café pode ser arte. O funcionamento interno, mesmo que genial, não é...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmmm, aí começamos a discutir arte... A princípio, uma expressão criativa como uma música, mesmo que não cause emoção em um observador, ou até mesmo desgosto, é arte.

 

Sim, nesse sentido existe uma discussão famosa na filosofia que é se é possível que a arte seja produzida em escala, ou é uma criação única e individual. Há argumentos para os dois lados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já fiz alguns blends para salvar grãos não tão frescos ou não tão bons. Acho que vale a pena experimentar, sim, algumas combinações em casa. Pode-se obter resultados surpreendentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...