Ir para conteúdo

[BUSCO] Essências ou Xaropes aromáticos


Lisboa Santos

Postagens recomendadas

Para fins de treinamento olfativo e gustativo (e secundariamente para preparação de bebidas cafeinadas) estou procurando essências (fracos pequenos de 5 a 10 ml) que tenham a ver com notas existentes em cafés. Achei alguns fabricantes mas vendem só em escala industrial ou em quantidades grandes (como os xaropes 1883 da Flavors). Na nova roda de sabores da SCAA tem um guia de como obter (preparar) amostras com as notas aromáticas avaliadas, mas a maioria dos produtos (gelatinas, por ex.) não são facilmente encontráveis no Brasil, muito menos por onde moro. Alguma ideia onde posso encontrar tais produtos, em escala pequena, para um pobre laboratorista cafeinado doméstico?

 

Obrigado,

Lisboa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisboa, vc tem o contato do Kyo, que participou do campeonato da Aeropress? Ele tem uma maletinha com várias essências relacionadas ao café. Não sei maiores detalhes, quando encontra-lo pergunto sobre isso. Quase certo que ele não comprou no Brasil...

 

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho contato com o Kyo sim, e provavelmente ele comprou no Exterior, quem sabe na SCAA 2016 onde ele esteve recentemente!? :D Vou pedir uma pista para ele...  :P Já liguei até no Museu do Café em Santos, onde dão cursos de degustação, e não sabem dizer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando.... Há dois dias atrás, fuçando na internet, achei o que parecia ser uma referência mundial em kit de provas: Le Nez du Café, de Jean Lenoir, http://www.lenez.com/en/kits/coffee/passion. Trocando rápida figurinha com o gentil Ensei Neto no Facebook, ele confirmou que é esse mesmo o kit usado pela SCAA, mas está fora de questão, por ora: EUR$ 250,00 ou US$286,00! Também estou aguardando uma resposta do Kyo, que tem um kit, mas disse ter visto um muito melhor na SCAA de Atlanta, só pode ser o mesmo então.

 

Achei um grande produtor de essências brasileiro, ele anuncia ter 179 essências, mas no site mencionam umas 90 dentre as mais vendidas (muitas delas servem para café), então acredito que deva ter mais algumas que eu poderia usar. Estou entrando em contato por e-mail com ele, fornecendo uma lista das essências que me interessam, vou aguardar. Parece que atende em pequenas qtdes (frascos de 50ml), tomara! Ficaria viável....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tive a oportunidade de brincar com o Le Nez du Cafe. Achei muitos dos aromas bastante artificiais. Na minha modesta opinião, tenho sinceras dúvidas se vale o investimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Rodrigo, tb acho que é um investimento muito alto para avançar no meu autotreinamento.... Ademais, tem muitas notas frequentes em cafés brasileiros e africanos que não tem no kit. Tomara que dê certo a versão tupiniquim, pra começar a treinar estará mais do que bom. Passei esta semana treinando diariamente com as gelatinas meu paladar, tentando mapear minha pobre e complicada língua, já dei uma evoluída, para os 5 gostos: amargo, ácido (acético, vinagre de maçã), ácido (cítrico, limão cravo), umami (chá verde), salgado e doce. Vamos que vamos, que eu tenho mais um longo ano, segundo meu cronograma, pra chegar no mínimo desejável para apreciação de cafés. :P 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Lisboa !

Faz alguns anos eu também comecei a enveredar nesse caminho, depois desencanei.

O que eu fiz foi fazer cupping cada vez que bebia um café, utilizando a roda de sabores da SCAA (tem dela também em espanhol e acho que fizeram uma em português) e preenchendo as tabelas.

Ela te vá encaminhando ao sabor mais provável, você vai indo descartando os que não são e chegas aos mais prováveis.

Com um pouco de pratica começas a identificar cada vez mais.

O problema, para mim, é que esta pratica acabou estragando o prazer de tomar café desde que se tornou praticamente numa o obrigação ...

Desde que o que procuro é o prazer do bom café, deixei pra lá.

De fato não invejo os Coffee hunters e Q graders que, por dever de ofício, devem provar centenas de cafés por dia, para mim isso seria um castigo ...

 

PS: ontem torrei em casa, o cheiro, que eu antigamente gostava, me enojou e tive de tomar banho e trocar de roupa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rbcassani, o preço no Brasil até que não está ruim, parece estar sem todos aqueles impostos de equipamentos e acessórios de café.... Só não entendi porque no título (no Brasil) está duas vezes 54 aromas, quando são 36....

 

Bernardo, gosto da abordagem técnica (em qualquer área do conhecimento) porque acelera o aprendizado e evolução, mas tem hora que cansa mesmo. Eu costumo planilhar 80% das minhas extrações, mas às vezes eu simplesmente preparo e paah! principalmente quando é um café que já testei e ajustei. Tenho algumas razões para partir pra um treinamento destes. Li que aos 60 anos (minha idade) a gente já perdeu metade das papilas gustativas. Minha língua é complicada, pelo menos atualmente, eu raramente sinto algum gosto na parte superior frontal da língua (onde seria o tal "doce"). Vai ver que é por isso que sinto tão pouco o doce, quanto sinto imagino que pra outros seja doce demais. Na parte mediana, lateral e central, da minha língua, sinto 3 gostos muito próximos. Ainda fumo, o que sem dúvida prejudica o paladar, mas estou me programando para parar, pra saúde em geral. Por tudo isso, vejo o treinamento como uma possibilidade de melhorar o que resta (e restará) para assim compensar, principalmente, os efeitos decadentes da idade. Com ela, devido à perda de sensibilidade palatar, a percepção vai exigindo bebidas (soluções) cada vez mais concentradas para sentir algo. É como ir aumentando o volume de som para se ouvir algo, mas perde-se a amplitude de frequência (ouve-se menos os sons mais agudos), mas, a exemplo do que acontece com música, é possível você educar o paladar para perceber mais sutilezas (mesmo numa amplitude menor) e assim ter mais prazer. Quanto mais eu demorar para educar e aprimorar meu paladar, menores chances de apreciação mais sutil eu terei. Algo por aí... ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisboa, cada um é diferente.

O problema com a idade e menos nas papilas que na memória : a gente fica pensando "eu conheço esse sabor ... mas não consigo lembrar de onde" [emoji4]

Cigarro sim, é sério, eu consegui deixar mas confesso que foi uma das coisas mais difíceis que fiz.

Acho que hoje tem tratamento que ajudam muito.

Eu fiz acupuntura a laser, ajudou na pior fase.

A parte boa é que o sabor apura dez vezes !

É inacreditável ... te garanto que não vás precisar "aumentar o som" , e os resultados aparecem imediatamente, e continuam a melhorar gradualmente com o tempo, seria um "rejuvenescimento" do paladar [emoji4]

Vai fundo, e ainda com a economia em cigarros dá para comprar um monte de café !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Li que aos 60 anos (minha idade) a gente já perdeu metade das papilas gustativas. Minha língua é complicada, pelo menos atualmente, eu raramente sinto algum gosto na parte superior frontal da língua (onde seria o tal "doce"). Vai ver que é por isso que sinto tão pouco o doce, quanto sinto imagino que pra outros seja doce demais. Na parte mediana, lateral e central, da minha língua, sinto 3 gostos muito próximos. Ainda fumo, o que sem dúvida prejudica o paladar, mas estou me programando para parar, pra saúde em geral. Por tudo isso, vejo o treinamento como uma possibilidade de melhorar o que resta (e restará) 

 

Vc esta certo , velho é igual a bebê , no bebê as papilas ainda não nasceram , por isso alimento de bebê é aquela coisa pavorosa , pois ele quase não sente .

Já no velho é o oposto , elas estão morrendo , por isso comida feita por velho (velho mesmo , na faixa dos 80) fica sempre com o gosto estranho eles erram no sal e nos temperos .

Como eu sempre digo :  a velhice é uma merda !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o tabaco, eu fumava cachimbo (pelo menos tinha sabores) e parei por uns 12 anos, depois voltei há uns 10 anos pro cigarro, uma tremenda bobeira! Lembro-me perfeitamente o quanto o paladar e o olfato melhoraram depois que parei, e o quanto pioraram depois que voltei. Estou aguardando me chamarem no posto de saúde para um programa-tratamento antitabagista.

 

O que eu quis dizer sobre melhorar minha sensibilidade enquanto ainda tenho papilas pra isso, tem tudo a ver justamente com a memória: é pra jogar na memória enquanto ainda é possível, para que depois ela me ajude a identificar os sabores; se não estiver na memória vai ser muito mais difícil, se não impossível. Memória ajuda - e muito - a ver, ouvir, degustar sabores, perceber aromas, e ao tato também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...