Ir para conteúdo

Pré-infusão pela válvula de vapor


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Achei interessante a técnica desse cara. Ele diminui a pressão no grupo abrindo um pouco a válvula de vapor, fazendo uma pré-infusão "tabajara", por assim dizer. Se a temperatura não cair muito com esse procedimento é uma coisa a ser tentada pra quem tem máquina single boiler, como muitas Saeco e as Gaggias de entrada, p. ex.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Funcionar, funciona, que eu já testei. O que eu não sei muito bem é avaliar o resultado, porque minha experiência ainda é muito pouca. Agora que comecei a torrar café que estou gostando um pouco mais do que faço e bebo. Um dia chego lá.

 

Mas não deixe de experimentar e contar aqui o que aconteceu. Interessa muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na Gaggia Dose, há a possibilidade de ligar o botão de vapor por alguns segundos (durante a pré-infusão, p.ex.) pra tentar minimizar a queda de temperatura. Na Silvia não sei se dá pra fazer isso, mas talvez sim. Só testando pra saber o que acontece. Idealmente com um café que vc já conheça bem.

 

Aqueles termofiltros (scace) são muito legais pra testar esse tipo de coisa em condições próximas das reais. Mas comprar um é inviável, especialmente no meu caso, que o preço é igual ao da máquina. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Idealmente uma válvula agulha precisa antes da caldeira funcionaria como uma OPV regulável dinamicamente e serviria para controlar fluxo total e portanto a pressão.

 

Na parte quente complica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A precisão é outro problema fora o calor. Na minha máquina, meia volta da válvula já abriu quase toda a pressão. E tenho a impressão que a abertura não é lá muito linear, não. Então dá pra diminuir a pressão no bolo, mas não escolher uma, rsrs.

 

Mas dá pra brincar e ver o que acontece. Na Dose, se eu deixar o botão de vapor ligado durante uma extração, acho que a temperatura sobe.

 

Agora ocorreu um método pra testar esse comportamento sem termômetro. Vou deixar a máquina esquentar por uns 15 min, colocar o portafiltro pra sachê (que dá uma vazão um pouco menor, já testei), ligar o botão de extração deixando sair uns 30ml e ligar o botão de vapor. Acho (é um palpite) que em pouco tempo consigo fazer água em ponto de ebulição sair do bico assim, o que significa que a resistência é capaz de fazer a temperatura subir (ou no mínimo mantê-la) durante uma extração. Claro que com alguns termômetros bem localizados a brincadeira ficaria bem mais interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aqui uma abordagem mais corriqueira, simplesmente desligando a Gaggia Pure por alguns segundos depois das primeiras gotas do shot. Mas não sei... o aspecto do café não é dos mais bonitos, e a trilha sonora... bem... o que dizer?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parar a extração não é pré-infusão... O certo é manter alguns segundos de pressão baixa (2-4 bar) ou subir bem lentamente a pressão. As bombas vibratórias ao menos tem uma curva de pressão mais suave que as comerciais rotatórias. Por isso as comerciais costumam usar um giclê ou injetor de 0.5-0.7mm, para segurar a onda e não deixar a pressão subir tão rapidamente.

 

A pré-infusão com uns 5-10 segundos de pressão baixa normalmente requer que a moagem seja mais fina e evita bastante canalização etc.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Retomando o tópico, demonstração de como a abertura da válvula de vapor afeta o andamento da extração (dá pra ouvir quando a válcula de vapor é aberta e a água cai no copo)

 

http://video.google....513537331134489

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei super interessante está técnica irei testar na minha Poemia, depois irei postar aqui dizendo se deu diferença no shot ou não. Porém acho que não irá dar em nada por eu estar usando um portafiltro pressurizado :( . No futuro pretendo tentar comprar um portafiltro despressurizado acho que o diametro é 53mm alguem sabe onde posso encontrar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei está técnica na minha Saeco Poemia e funcionou, e postei um vídeo no youtube. Realmente funciona e melhora os shots, no meu caso até aumentou a quantidade de crema produzida !

Segue o vídeo :

 

 

http://www.youtube.com/watch?v=NtHjARd6Ccw&feature=plcp

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não me parece que o que fez ali deu muita diferença... Mas não deve causar problema algum na máquina. Só que está jogando água quente fora, deve diminuir a temperatura numa extração mais longa.

 

Ideal é abrir a válvula e depois fechar lentamente para não deixar a pressão subir tão rápido. Talvez abrir só depois dos primeiros 3 segundos, quando a pressão sobe, e fechar lentamente para dar uns 5-6 segundos a mais de pressão baixa. Tem que ser pelo som da bomba mesmo...

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei está técnica na minha Saeco Poemia e funcionou, e postei um vídeo no youtube. Realmente funciona e melhora os shots, no meu caso até aumentou a quantidade de crema produzida !

 

r.lima,

 

a extração não aconteceu rápido demais não?

Eu vi o video e parece que a extração rolou em alguns segundos....menos de 10 segundos.

Se for dessa maneira, primeiro abre o vaporizador, e quando fecha a extração rola em alguns segundos, no meu ponto de vista está errado.

Já tentou diminuir o tempo de extração, por exemplo uns 5 segundos de "pré-infusão" com vaporizador aberto e uns 20 de extração?

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi minha primeira tentava com a pré-infusão deveria ter testado antes, e fechado a válvula mais devagar como o Márcio disse. Acho que vou refazer o vídeo e postarerei novamente.

Obs: Também achei a extração rápida demais, mas achei que isso fosse normal pois fiz uma pré-infusão muito longa, e como o filtro é pressurizado talvez a pré-infusão tenha criado quase a pressão necessária para o café sair, e também temos que levar em consideração que só extrai 30ml e não estava utilizando café com torra recente ( café toledo ) e antes da janta havia tirado um espresso sem a pré-infusão e ele tinha saído com consideravelmente menos crema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou seguir as dicas e recomendações que vocês me deram e postarei o vídeo novamente , vamos ver o quanto consigo aprimorar o meu shot com pré-infusão. Realmente o shot saiu rápido demais tanto que estava um pouco mais ácido que o comum.

 

Abraços ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...