Ir para conteúdo

Cafeteira Semi-Automática Expresso Oster Prima Latte BVSTEM6601


albanezzi

Postagens recomendadas

Sim, se você for de Porto Alegre , traga aqui em casa, se for de outro lugar me manda por correio que corto o fundo dele sem problemas.

 

Depois só peço que deposite o valor do frete de retorno.

;)

 

Não garanto perfeição, mas a funcionalidade. Kkkkkkk

 

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Úia!

 

O Hélio "miyamotou" e funcionou!  :D

 

PS: para entender o neologismo que é o verbo "miyamotar", basta ler algumas postagens do (agora ausente) Miyamoto no CdC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tinha perguntado em algum lugar, mas não me lembro onde foi, então vou perguntar aqui de novo hahaha

 

Na Oster o que vem pressurizado é o filtro, certo? Então basta eu comprar um outro despressurizado ou modificar o original?

O PF será sempre o mesmo pra pressurizado ou não?

 

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tem ou não de retirar uma peça do fundo do PF é o pessoal que tem Oster que vai te responder, mas despressurizar não dá o mesmo resultado de usar um filtro profissional, não-pressurizado.

 

A furação é diferente, o conceito de uso é outro.

 

O filtro despressurizado pode limitar sua gama de moagem e impedir a obtenção de bons resultados com alguns cafés que exigem moagens extremas, muito finas ou muito grossas. Um filtro não-pressurizado "de fábrica" tende a atender uma faixa maior de granulometrias.

 

Um filtro despressurizado tende a ser melhor do que um pressurizado no quesito sabor, mas torna o processo mais exigente.

 

Um filtro não-pressurizado, que foi originalmente projetado assim, tende a dar resultados melhores que um despressurizado e a ser mais flexível quando à moagem. E empata em complexidade ao uso de um filtro despressurizado, então é sempre vantagem usar um filtro não-pressurizado original.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado, Cabral! Ainda estou apanhando um pouco pra conseguir juntar as informações na cabeça, mas com essas explicações detalhadas fica bem melhor.

 

Pelo o que andei lendo, o que é pressurizado na Oster é o filtro mesmo, não o PF, e que basta remover o filtro pressurizado original e substituir pelo não pressurizado.

 

Acho que já que comprei um moinho profissional, então o melhor é eu procurar por um filtro não pressurizado "de fábrica"

 

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, pessoal.

 

Hoje chegou a minha Oster usada. Assim que tirei da embalagem já tratei de lavar os filtros, PF e reservatórios pra deixar ela limpinha. Coloquei agua mineral no reservatório e liguei a máquina só pra passar a água mesmo pra dar uma limpada, mas pra minha surpresa apareceram alguns resíduos no fundo da xícara. Não sei o que pode ser. Se é defeito, se ela calcificou ou se é resíduos de pó presos dentro do filtro.

 

Peço a ajuda de vocês pra identificar o que é isso.

 

Obrigado!2cccbff46bc4ae7971aab6ed77cd6b74.jpg

 

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adir Kuhn, graças a deus. Já fiquei preocupado. Vou comprar a escova de dentes amanhã e também uma garrafa de vinagre branco pra fazer a limpeza que o manual recomenda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, cuidado com esse Vinagre...o manual está sugerindo colocar no reservatório de água? é isso? é que tem umas dicas "cabulosas" nos manuais, se usar vinagre sua máquina pode ficar "perfumada" por um longo tempo. Não costuma ser uma boa idéia.  :rolleyes:

 

Sobre a "sujeira", você olhou o espargidor (chuveiro) antes de testar? Estava limpinho? Olhou o anel de borracha em volta, com uma lanterna? Costuma ficar café grudado ao redor do "chuveiro". Escovas do tipo "Pallo" são desenhadas pra essas limpesas, mas uma escova de dentes dura, de cerdas longas, faz o serviço até que bem, como sugerido pelo Adir Kuhn.

 

E não caia na bobeira de querer usar escovas metálicas pra limpar sua máquina, já vi esse tipo de "barbaridade" sendo feita. É pior do que usar martelo pra colocar parafuso ou tentar matar pernilongo com cartucheira de 12mm...  <_< Só sai estrago.

 

Como é máquina de 2a mão, sugiro que remova o chuveiro pra limpar por trás e por dentro do sistema distribuidor. Se guardaram a máquina suja pode ter até mofo aí atrás...  :wacko:

 

Pra passar pela caldeira, não recomendo usar outro produto que não o DEZCAL da Urnex. E só se precisar mesmo, se estiver saindo pó branco ou água turva. Dependendo do material da caldeira/termobloco, pode usar ácido cítrico industrial (food grade) em uma concentração específica, mas nunca em alumínio. Tem de pesquisar bem antes de fazer, e só fazer se precisar mesmo.

 

Pra limpar grupo, válvula, filtro, porta-filtro, peças do pressurizador etc (tudo que vai em contato com o café) eu recomendo Cafiza da Urnex, ou JoeGlo da Pallo. Hoje tem o CaffeeLav nacional, funciona também. Em caso de emergência, dá pra usar alguns tipos de sabão para lava-louças também. Já postei a respeito por aqui, tem de procurar.

 

Pesquise o CdC que tem muita informação sobre como limpar sua máquina, inclusive tem dicas boas em outros tópicos. Não "saia tentando" sem pesquisar...  ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral, ainda bem que não botei vinagre hoje então. Eu ia fazer por ser uma recomendação do manual da máquina e por isso nem questionei, mas no próprio manual diz que após passar o vinagre era pra passar água umas 6 vezes para tirar bem ele.

 

Acho que vou ter que comprar algum produto, porque na primeira vez que passei a água ela saiu um pouco turva, e depois de mais algumas vezes ela clareou, porém com os resíduos.

 

Não cheguei a olhar o chuveiro com lanterna não. Vou dar uma olhada, mas até to com medo de ver e achar coisa ruim hahahaha Amanhã já vou providenciar uma escova de dentes e procurar pelos tópicos de limpeza.

 

Obrigado, pessoal!

 

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hélio, você comentou em outro tópico que descalcifica sua Oster regularmente.

Qual o produto que você utiliza?

 

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda bem que você não fez hoje, Rafael...  ^_^

 

Tive problemas com uma Viva! Gaggia anos atrás, veio soltando água turva e de um dia pro outro juntava pó branco. Descalcifiquei com ácido cítrico e parou de turvar, mas começou a sair um monte de pó branco todos os dias. Testei (sequei o resíduo branco e queimei pra ver a cor) e era óxido de alumínio, resultado do ácido ter desestabilizado a caldeira. Li que o Dezcal tinha um elemento estabilizante e que poderia resolver. Comprei, fiz uma descalcificação (é um processo demorado, deu uns 3 tanques de fluxo) e saiu uma água escura num certo momento, que era justamente a parte do alumínio que estava ativamente em oxidação - já viu alumínio escurecido? pois é... A primeira vez já praticamente resolveu, mas ainda saiu um pouco de pó branco depois de uns dias. Fiz de novo e nunca mais teve problemas, não precisei mais descalcificar a Viva! enquanto a usei regularmente. A pessoa que a comprou deve estar sem precisar fazer de novo até hoje.

 

Com a água brasileira não precisa descalcificar quase nunca. Só se a máquina ficar com água parada ou se fizer errado e começar uma "reação em cadeia", como fiz com a Viva! - quase matei a maquininha...  :P

 

Já a Gaggia Baby Class só fiz duas: quando chegou, porque veio com restos de água dos testes na fábrica da Itália e a água lá é dura e calcificou enquanto a máquina ficou muitos meses no estoque, e depois quando vendi (para o casal Campo Místico), só pra desencargo de consciência, uns 3 anos depois. Mas nem precisava ainda! saiu limpinho, sem "pó" nenhum.  :)

 

Por isso recomendo apenas o Dezcal. É o mais caro, mas é o único que confio. Se lançaram outro tão bom quanto, ainda não li a respeito...  ;)

 

Não sei se o Hélio tá fazendo isso porque o manual manda ou porque está diagnosticando uma necessidade, mas se com a água brazuca estiver dando problemas e requerendo descalcificação a cada 2 meses é porque tem algo errado... E provavelmente é com o produto utilizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peça para um amigo que tenha uma nespresso comprar o kit de descalcificacao para você. Vem 2x100mL por 17reais.

O primeiro é gratuito.

 

Ácido fosfórico, se não me engano.

 

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, eu tenho uma nespresso (pq acordo muito cedo e não tenho tempo de fazer o ritual... Kkkkkkk).

O kit nespresso vem com 2 saches de 100mL e o processo usa só um.

 

Adivinhem o que fiz com o outro?

Como minha Oster é relativamente nova, ela não estava calcificada, mas coloquei a solução nela para ver se ficava algum residual... Não ficou.

A única coisa chata é que tem que passar a solução inteira pelo sistema.

E depois repetir todo o processo para passar água limpa para remover o produto.

 

Não teve mistério.

Mas não sei se o produto é tão efetivo com uma caldeira que esteja bem comprometida... Teria que testar.

 

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafa

 

No meu caso, faço manutenções periódicas sem mesmo precisar. Sou da filosofia de trocar a correia dentada aos 100km rodados independente dela ter partido ou não... uhaushahuhhsa, ou seja, independente da máquina estar soltando água branca, turva, suco, vinho e etc, faço a manutenção "preventiva" da mesma. 

Mas, só lembrando que isso é algo pessoal mesmo, faço a manutenção desse tipo a cada 4 meses de uso. 

 

Sobre o descalcificante que usei, comprei o da Saeco de 250 ml por uns 30 reais. Como o @Hagel falou, a parte chata é passar uns 2 litros de água pelo sistema. 

 

Estou meio off esses dias por que tenho que terminar um artigo e a semana de provas na faculdade tá apertando. "/ , não sei se falei mas sou engenheiro mecânico e estou fazendo minha segunda graduação em eng. de produção, ae já sabem que é cálculo até não querer mais.. ahauhsauhsuauhhsa

 

Abraço! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, pessoal!

 

@Cabral, pois é, andei lendo o tópico que perguntava sobre o custo x benefício dos descalcificantes e me assustei com o caso do amigo que usou o produto e depois a máquina ficava expelindo água preta. Não pensei que a descalcificação pudesse ocasionar isso, achava que era algo prático, mas parece que requer processos que precisam ser seguidos à risca, como quantidade do produto e tempo de ação. Outra coisa que me assustou foi o preço do Dezcal hahahahaha na loja que achei estava R$200.

 

@Hagel, pior que não conheço ninguém que tenha uma Nespresso. Pra comprar os produtos da marca é necessário ser usuário?

 

@Hélio, é aquele negócio né: melhor prevenir do que esperar acontecer. Quero descalcificar porque acho que o dono antigo nunca teve esse cuidado com a máquina e nem sei que água ele usou nela. Na primeira passagem de água que fiz nela saiu turva, mas depois limpou. Acho que deve ter sido água que ficou parada desde o último uso até chegar aqui em casa. Esse da Saeco funciona bem? O preço está bem atraente. 

 

Ah, uma pergunta. Andei lendo e assistindo materiais sobre extrair espressos e diziam sobre o tempo médio de 25 segundos de extração. Esse tempo vale somente para filtros não pressurizados e para espressos de 50ml ou também vale para pressurizados e cafés duplos?

 

Abraço e obrigado pelas respostas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael, é pra sair a água preta mesmo, se a caldeira foi descalcificada inadequadamente da vez anterior. A "água preta" é um ótimo sintoma, quer dizer que os oxidantes ativos estão sendo removidos, e não apenas o alumínio oxidado, que é o pó branco, caso em que a caldeira está perdendo massa.

 

O descalcificante da Saeco é apropriado para caldeiras de aço, cobre, latão e bronze, segundo o que vinha no "potinho" antigo. Comprei mas não usei na Gaggia que tinha na época, pois a caldeira era de alumínio, caso em que teria problemas similares ao do uso do ácido cítrico industrial.

 

Se você não tem como trazer de fora (viagem, amigos, família) dá pra comprar na Amazon e mandar entregar aqui.

 

Caixa com 12 pacotinhos de 30g cada (usa 1 por operação) sai, com frete e impostos, sai uns R$ 150~160 hoje. Dá pra dividir com alguém do clube que precise...

 

Pote "à granel" de 1Kg, dá pra fazer mais de 30 descalcificações, sai, com frete e impostos, uns R$ 210~220 hoje. Se rachar com várias pessoas, sai um ótimo preço...

 

Se a caldeira da PrimaLatte não é de alumínio, o descalcificador da Saeco vai tranquilo. Daí o sucesso do Helio. Nesse caso, poderia usar ácido cítrico na dissolução adequada, pelo tempo necessário, mas se tem produto "pronto" e preço não é problema, tá excelente.

 

Tem uma Oster que usa termobloco pelo menos pra vapor, naquela eu li aqui no CdC que o mesmo é feito de alumínio (vi até fotos de uma aberta) e dá o mesmo problema das Gaggias Baby, não pode usar o líquido da Saeco nem o ácido cítrico, só vai bem com Dezcal, ou se souber estabilizar com os produtos certos depois de descalcificar com outro produto. Como não sei, usava apenas Dezcal.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Rafael,

Eu estava com uma oster nova, toda vez que eu tirava um espresso logo em seguida eu acionava o botão de 1 medida de espresso só pra remover os residuos que ficavam no chuveirinho (sem o pf acoplado) e o copo ficava exatamente como da sua foto. E o engraçado é que se vc tirar outro vai sair limpo, mas no dia seguinte vai sair com algum residuo novamente (por este motivo falei que a maquina era nova - o que na teoria deveria descartar problemas de desgaste/oxidação).

O que eu acho é que deve entrar muito pó no chuveirinho (Cabral, qual o nome dessa peça kkkkkkk), e depois ele fica saindo aos poucos.

 

Quanto ao filtro..., Vou dar uma ideia do que eu fiz no meu filtro. Li e vi sobre a manutenção da oster, e vi que muita gente tem problemas com ele depois de uns meses.

Se vc pegar o filtro e bater ele na pia varias vezes (bater forte), a peneira se folta do filtro. Ai vc vai ver que tem um lugar muito grande no filtro onde se acumula resíduos. Dá pra fazer uma boa limpeza assim (depois recoloque na profundidade certa).

https://m.youtube.com/watch?v=sWX8vR9zPug

 

Sobre o porta filtros..., ele é diferente, muito diferente de uma gaggia. O fundo do pf da oster, onde provavelvente sai o furo central do filtro pressurizado é como se fosse um pequeno labirinto. Não sei se a função daquilo é criar mais espuma, mas para vc ter uma ideia, o porta filtro da gaggia tem um baita buraco no meio, image_zps9kilirsx.jpeg

 

Eu não sei qual o resultado de usar um filtro despressurizado ou não pressurizado com esse porta filtro (na teoria ele retardaria o livre fluxo do café). O lado bom é que tanto o filtro como o porta filtro da oster são fáceis de achar e eu vi pessoas alcançando bons resultados arrancando o fundo do pf e despressurizando os filtros (bom resultado das peças, não cheguei a ver os videos das extrações feitas com essas peças).

 

Sobre o tempo de extração é uma história a parte.

Tem uma parte no topico que vc vai ler sobre a proporção pó x líquido, e vai ver que na Oster é meio chato alterar isso. Na Oster o tempo é definido pela máquina, que fica mais ou menos a critério do volume da água escolhida (40ml ou 80ml). Se vc usar o filtro simples vai encontrar uma proporção de 8g de pó para 40g de café extraido (BR 20% mais ou menos), ou se usar o filtro duplo para a mesma medida vai conseguir mais ou menos BR40% .

Para conseguir fugir disso minha sugestão é que vc aperte por 3 segundos o botão do expresso (extração manual) e tente tirar o espresso baseado no peso e tempo. Para isso vc vai precisar de uma balança e um cronômetro.

Tare o filtro, coloque o café moído nele (minha sugestão é usar o filtro duplo), e depois monte tudo na maquina, coloque a balança, tare o copo, acione a oster no modo manual e acione o cronometro. Tente uma BR entre 30% a 50% (o seu paladar que manda!), se for fazer uma BR 50%, seria algo como 18g de pó para 36ml de café (lembrando que a profundidade da peneira dentro do filtro altera a capacidade do mesmo).

Esse video eu fiz ontem, comemorando minha xicara nova rs:

https://m.youtube.com/watch?v=UkwktSDpTQM

 

Rafael, se depois disso tudo, todo esse trabalho (e nem entramos no mérito dos tampers e compactações, de surfar a oster...) vc achar seu café meio feinho, temos muito em comum!!! Eu nunca consegui um tempo maior do que 25 segundos de extração sem "chocar" a oster (gotejar café). Talvez vc com a Rossi tenha mais sucesso (eu uso um Hario slim, estou engatinhando rs).

 

Provavelmente o Helio vai ter novidades depois que ele encontrar mais tempo para respirar, hehe

 

Abraços

 

Rodolfo

 

Edit: http://conteudoproduto.magazineluiza.com.br/manual/20/204486100/6601R_43_92561418.PDF

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma observação: tem que ter habilidade para usar 18g nos 51mm da Oster sem chocar...

 

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, pessoal. Não consegui entrar no fórum em função dos dias dos namorados e correria ontem.

 

@Cabral, ah bom. Eu estava achando que a água preta era alguma reação indesejada. Que estaria corroendo tudo ou algo assim, que danificasse a máquina. Pior que pela Amazon fica complicado pra eu comprar também, porque não tenho cartão de crédito. Se eu fosse dividir o Dezcal com alguém seria mais fácil a pessoa pegar e eu pagar pra ela, mas acho que vou procurar ver qual é a caldeira da minha e pegar um da Saeco, se a minha não for de alumínio. Ultimamente tenho gastado muito com meu vício em café e em Pokémon TCG, então as finanças estão bem complicadas hahahahaha espero que eu consiga usar o da Saeco, porque o valor é bem mais em conta.

 

@Rodolfo, acho que o problema era sujeira no chuveirinho mesmo, porque parou depois que passei a escova de dentes e limpei bem. Agora sempre faço o que tu comentaste, de acionar um ciclo de espresso sem o PF para limpar após o uso.

Sobre limpar o filtro, não consegui abrir ele de jeito nenhum, e olha que quase quebrei minha mesa batendo com ele hahahahaha o PF eu desparafusei uma pecinha de plástico pra limpar e também não sei a função dela, mas acho que daria pra tirar essa pecinha e usar um filtro despressurizado pra extrair um espresso mais "natural", não?

Nossa, que café é esse do vídeo? hahahaha chega a dar pena de beber de tão bonito. Obrigado pelas dicas! Vou tentar fazer aqui e depois digo o resultado!

 

Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael, sobre seus dois vícios, voto no café kkkkkkkkkkkk

(falou o cara que tem uma gaveta cheia de cards magic hahaha)

 

Sobre o café usado na extração, a dica é por meia colher de café de sabão em pó rsrsrsrs brincadeira!!!

(mas acredite, isso realmente já passou na minha cabeça nas primeiras vezes que vi meu café ralinho e vi as extrações com naked do Fogo Ruivo hahaha). Esse café que usei foi um que eu torrei em casa (unique), usando pipoqueira. O segredo é torra recente, faz toda a diferença!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comecei com o Pokémon há pouco tempo e estou participando dos torneios oficiais que aparecem, então a fase da empolgação está em alta. Chego a estar comprando box inteiras de boosters, uma de cada coleção que lançam, fora gastos com cartas avulsas, então os gastos estão um pouco altos. Às vezes meio fora de controle hahahahahahahah

 

E me deem o prêmio de anta do fórum. Esse tempo todo eu estava usando a unidade de medida errada na balança :( Depois que ajustei pra unidade certa, o café saiu menos errado.

Vi no tópico "Por que compactar?" que o Helio coloca 14g de pó e os cafés dele saem muito bonitos, então resolvi imitar hahahahaha Coloquei os 14g no PF sem compactar com muita força, dei um ciclo de água na máquina (isso se chama flush?), encaixei o PF e acionei o modo manual por 25 segundos e depois pesei a xícara. O resultado foi esse e o café não ficou muito gostoso, só não consegui identificar o que estava ruim porque hoje bebi mais café do que nunca. Já nem tenho mais paladar hahahahahaha

 

Amanhã vou tentar de novo, mas não sei se diminuo a moagem pra passar menos água e chegar aos 40g, mantenho a moagem e coloco mais força no tamper ou o que.

 

dd5f3aad4ebc7d27b6d9e3b5088bf20b.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum, vc meio que usou uma medida intermediária entre 1 dose e 2 doses.

 

Rafael, uma coisa que sempre achei engraçado é que a relação pó/água que o fabricante "recomenda" (induz) seria o filtro simples (mais ou menos 8g) para 40ml de água (espresso simples) e filtro duplo (mais ou menos 16g) para 80ml de água. Se vc for olhar essa relação, BR 20% (vou por um grafico do homebarista)

extractionratios-2.png

 

Eu estava bem acostumado com essa relação, inclusive a dolce gusto tem um BR semelhante a Oster (uso a dolce gusto faz uns anos), mas descobri por aqui que menos água e mais pó (BR 40-50 no meu caso) o café fica muito mais gostoso (cheio de sabores e com menos amargor).

Minha sugestão é: primeiro tente moer mais fino (acho que vai conseguir mexer muito pouco na granulometria, pelo que me lembre esses valores na Oster já estão muito próximo de chocar a extração), segundo, tente basear a extração pelo peso (ai vc vai conseguir escolher um BR). Por experiência, na Oster eu nunca consegui extrair um bom espresso (Tipo 16g de pó para 40g de café) em mais de 25segundos (mas seu moedor é muito melhor, creio que vc vai ter mais sucesso do que eu tive). Terceira, use força no tamper, em alguns lugares dizem que filtro pressurizado não faz diferença mas quando eu colocava mais pressão a extração ficava mais lenta. Quarta e ultima dica, não beba todos os cafés que tirar nessa brincadeira (eu bebi 7 espressos acertando a maquina igual vc, passei mal rsrsrsrsrs). Agora pra acertar o moedor eu uso grãos Pilão ou de umas torras que eu fiz que deram muito errado rs (e jogo fora o café)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael, esse é o Fazenda São João? A textura e a cor da crema estão "erradas".

 

Tá usando filtro pressurizado? Isso não parece crema, mas espuma de pressurização. O sistema pressurizador mistura a crema de volta ao café e faz espuma com a mistura, uma droga... O sabor tende a mudar um pouco também, já que a crema é a parte mais amarga do café e parte desse "amargor" acaba ficando grudada nas laterais da xícara, mas o pressurizador mistura tudo de volta...

 

É isso aí que o Rodolfo mencionou, no meu caso uso 22g do FSJ pra cada 50ml que extraio pra fazer Cappus e Lattes, mas vario a BR quando é pra beber puro. Pro meu gosto, 22g do FSJ, depois de acertada a moagem, dá uns 40g de bebida extraída pra ficar com todos sabores que mais gosto na xícara. Em geral o socamento leva algo perto de 25~30Kg de pressão na moagem que eu gosto.

 

Outra coisa é ver se está "canalizando", algo impossível de diagnosticar num filtro pressurizado, então o melhor é fazer WDT e depois Nutation na hora de compactar, só pra garantir.

 

@Rodolfo, testar moagem com outro grão não costuma dar muito certo, cada grão tem seu ponto... Ajuste "geral" pra faixa de espresso ou coado ou prensa ainda vai, mas não tem como acertar uma extração de espresso com um café e contar que vai dar certo no outro: é pura loteria. Pra ajustar, não tem jeito: só por tentativas sucessivas.

 

E a dica de cuspir as "provas" é fundamental: café ruim já chega os que temos de engolir por cortesias e em nome da polidez  <_<

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodolfo, muito boa essa tabela. Não conhecia ela e até fiquei feliz por ver a relação de um triplo, porque até acho que o duplo é muito pouco pra mim já que sempre fui acostumado a beber canecas de café. Esse duplo de 80ml pra mim é um "shotzinho" hahahahaha Obrigado pelas dicas, amanhã vou seguir certinho pra ver se acerto!

 

@Cabral é o FSJ sim e no filtro pressurizado. Ainda não achei um não pressurizado aqui no Brasil e não despressurizei o meu. Estou pensando em comprar um extra e despressurizar. Amanhã vou experimentar todos esses métodos para ver se acerto algum ao meu gosto e se chego aos 40g. Sobre a socagem, eu estava com medo de botar muita pressão e danificar alguma coisa, mas acho que está precisando de mais mesmo. A pressão é a mesma para filtros pressurizados e despressurizados?

 

E um pergunta aos dois, o que é o BR? Procurei no google, mas só encontrei explicações em Inglês. Tentei ler e não entendi nada hahahahaha

 

Obs.: Vou cuspir as provas, não quero passar mal também hahahahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BR basicamente é a proporção pó x líquido. Um exemplo, BR 50% é 50% do peso de pó de café na composição da xícara do café (algo como 20g de pó que extraido vira um shot de 40g de café).

Tá vendo, isso que dá tomar todos os cafés rsrsrs

 

@Cabral, vc está certíssimo sobre o ajuste de um grão não bater com outro. Como ainda estou "moendo no muque" rs, quando eu uso o Hario pra moer para prensa, depois para voltar para a moagem de espresso é um porre rs. No geral regulo até as mós se tocarem, volto 3 clickes e parto dai os ajustes. No geral para grãos de torra mais antiga acaba sendo um click para mais fino (mas isso é papo de quem vai na raça hahahaha).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...