Ir para conteúdo

Café Cultura


cafeculturalab

Postagens recomendadas

http://cafeculturabrasil.com/categoria-produto/cafes/

 

Olá amigos, trabalho na oficina de torrefação do Café Cultura, estou vendendo café verde pelo site e em nosso Lab, que fica em Floripa.

 

Observando o mundão, começamos a vender o café verde e instruir nossos curiosos clientes a torrar em casa, o feed foi um sucesso, a aceitação está sendo ótima na ilha. Trabalhamos com cafés nacionais, na opção de comprar verde, apenas House Blend; Torrado, trabalhamos nas variedades, Bourbon Amarelo, peaberry e orgânico,

 

Lembrando que não precisa ter uma super máquina de torra em casa, com uma frigideira ou pipoqueira ou assadeira e muito amor, você consegue se moldar para esse preparo. Tudo é possível, basta começar .

 

Quem tiver interesse, estou a disposição e que estiver em Floripa, espero você no Café Cultura Lab que fica na  Lagoa da Conceição, onde torramos todos os dias pela manhã :) venha nos visitar

 

Amigos, não estou conseguindo responder os tópicos, alguém pode me ajudar ? 

Gostaria de agradecer a todos que compraram o Bob o Link, a saída foi ótima, não tenho mais disponibilidade do mesmo.

Precisando estou a disposição !

 

Boa torra e bons cafés

Editado por cafeculturalab
  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola cafeculturalab, seja bem vindo ao fórum.

 

Tem alguma coisa errada. O único café que vi na sua página com a opção de comprar cru é o house blend, não vi as outras opções. Não vi maiores informaçoes de origem, processamento, altitude e etc sobre os cafés. E por fim o valor está fora da realidade. Você vende ele torrado 250g por 19 reais, e oferece o cru 200g pelos mesmos 19 reais.

 

 

bd958933c166580796c7f9bb7ae20ca8.jpg

 

 

4c14a4a53b98bec553cc60214ef7d5e4.jpg

 

Ou seja o valor do cru está errado. Uma pessoa que torra, sabe que o cafe vai ter uma perda de massa de 12 a 15%. Ou seja, se ela comprar 200g cru por 19, estará pagando 19 reais em cerca de 170 torrado, sendo que ela tem a opção de comprar no site o café torrado, 250g pelo mesmo valor.

 

Acredito que o valor ou a quantidade do cru estão errados.

 

Valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre os detalhes de cada grão, ao entrar na página de compra de cada um há uma segunda imagem com as informações. Mas não são todos que vão reparar nisso, então sugiro colocar as informações em texto bem visível na página de compra.

 

Quanto aos valores, realmente não vejo sentido pro café verde ter o mesmo valor do mesmo grão torrado profissionalmente, quando deveria ser pelo menos uns 30-40% mais barato. E anda há informações incoerentes na página: o título diz 200g e a descrição do produto diz 250g.

 

Por fim, para compras online de quem não é da cidade, assim como o Rafa ressaltou, seria mais interessante ter a opção de grão verde para as demais variedades.

 

No mais, bem vindo ao Clube do Café. Espero que possamos contribuir pro negócio ficar mais atrativo pros entusiastas como nós.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ficha técnica dos cafés está na página Nosso Café. Mas quando você entra em Comprar também tem as informações de cada café. ;) Para o café cru há 3 informações de peso: 200g, 250g e 0,500Kg (em compras, informações adicionais, se for esse último mesmo parece razoável).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oii Rafa, bom dia querido

Muito obrigada por nos informar dos erros que constam no site, agradecemos muito

Os valores são estabelecidos pelos diretores da rede, concordo com todas as suas observações, mas dentro de uma demanda-valores, essa foi a melhor proposta que conseguimos para nosso público.
Bom café Rafa, quando vier para Floripa, espero receber sua visita !

Editado por Igor
Citação removida. Favor ler seção de Leitura Obrigatória
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oii Luis, bom dia

Muita obrigada por apontar melhorias, agradeço muito, hoje mesmo farei todos os ajustes, inclusive, colocar as opções verdes de cada variedade,

Como comentei com o Rafa, os valores são estabelecidos de acordo com a direção da rede, mas quero entender a necessidade de vocês, para poder atende-los.

Achava que o grupo trabalhava com quantias pequenas, mas ao meu ver, vocês são gente grande rsrs.

Fóruns como esse, me aguçam a melhorar, parabéns gente e muito obrigada

 

 

 

Lu, eu tentei, mas estou aprendendo agora a utilizar essa plataforma, você pode me ajudar ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Alemão, esse é o valor que disponibilizo no site, para quem quer realizar testes domésticos ou para uso medicinal.

 

Estou entendendo  como funciona esse fórum e diante de amantes de café, com certeza consigo algo melhor .

 

Tenho Bob o link , da Faf ´15 , consigo fazer para membros do fórum a R$ 60,00 o Kilo  e o frete é por sua conta 

Se tiver interesse, o contato esta abaixo.

 

cclablagoa@gmail.com

 

Bons cafés

 

Café cru por 95 pratas o quilo. Bom saber que tem essa opção no mercado.

 

@luispaulo  Estou adorando o forúm, essa compra é aberta a todos ?

Acho incrível essa acessibilidade. 

Nós adoramos o Bob o Link da faf, não temos muitas sacas, disponibilizamos para alguns amantes de café que querem se arriscar em casa, o kilo torrado é R$ 80,00, o Kilo crú é 60,00, é o que podemos fazer diante de nossa demanda e logística, já que as coisas se tornam mais complexas por estarmos em uma ilha

Tenha uma ótima tarde amigo e bom café 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cafecultura, recentemente fizemos uma pequena compra coletiva entre alguns membros do CdC. Negociamos diretamente com a FAF. O Bob, que não é dos melhores cafés deles, ficou em R$20/Kg mais o frete. Mesmo considerando o frete que vocês pagam e ainda contabilizando uma generosa margem de lucro, o valor de R$60/Kg está muito longe de ser justificável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fazenda Recreio de São Sebastião da Grama e bem conhecida, participante habitual da CoE, comprei algumas vezes e considero um bom café.

No entanto existe uma diferença expressiva de preço entre lotes da mesma origem e de lotes premiados.

Este ano pedem R$80 por 250gr do 1° lugar da CoE (considero muito caro, e tem bastante do torrado em 27 de maio na prateleira, junto com o sítio Baixadão de R$60, parece que outros também acharam).

No ano passado paguei R$50 pelo 1° lugar do CoE , que aliás gostei bastante, bem mais que o deste último.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vou comentar se o preço que vocês estão cobrando é alto ou baixo. Pra isso vale a máxima caveat emptor. Mas faço coro com o Rafa Rocks: não faz nenhum sentido cobrar mais caro pelo café cru do que pelo torrado, mesmo levando em conta a perda. Quem torra assume o risco de torrar. Se vocês errarem na mão e queimare o café, vão ter que arcar com os custos, já que não vão vender o café queimado. Por isso o prêmio tem que ser para o café torrado, necessariamente mais caro.

 

Sem falar que para alguém se aventurar a comprar o café cru, provavelmente tem alguma experiência, nem que seja de ter lido informações como as que postamos aqui. Não vão deixar de fazer a conta e ver que, assumindo perda de 15%, o cru é 47% mais caro do que o torrado que vocês mesmo vendem.

 

 

Um cliente provável vai fazer a conta e achar que das duas, uma: ou vocês estão menosprezando a inteligência dele, ou estão mentindo e o café torrado é outro, de qualidade inferior. Em ambos casos a imagem da empresa fica bem ruim. Não me parece um bom negócio para ninguém. Eu diria pro pessoal que definiu os preços que é melhor não vender o café cru dessa forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só vou tocar num ponto que ninguém mencionou: nunca ví venda de "blend" em estado "cru".

 

Segundo o que aprendi, observei e pratico, entendo que se deva fazer blends com o café já torrado, considerando que o perfil de torra para cada lote/tipo/safra/origem de grão deve ser ajustado separadamente. Na minha opinião, fazer um "blend cru" é algo praticamente impensável, tornando impossível atingir uma torra que faça sentido para todos componentes do blend.

 

Se estou certo em minha opinião, esse "blend crú" seria uma raridade e um risco, além de demasiado difícil de ajustar para quem o comprar, já que cada torrador tem uma tendência de perfil e uma inércia térmica próprias... Daí fiquei curioso em saber se esse é o método do vendedor, misturar tipos diferentes de grãos crus antes da torra... é mesmo assim?  :o

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixe...

 

Se eu tivesse visto, teria perguntado antes!  :D

 

Por princípio, você faz cupping com os grãos single-origin já torrados, ajusta as torras de cada componente escolhido com "potencial" de mistura e elabora o blend. mudando então as porcentagens de "participação" até acertar o ponto. Se um grão carece de uma torra diferente do outro, como fazer se misturar os "crus" antes de começar? Grãos distintos também envelhecem diferentemente, quem torra sabe que isso vai mudando, o grão vai ficando delicado com o tempo, mas cada um de um jeito. Como agir se o blend foi feito antes? Catação?  :D

 

Acho isso muito intrigante!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu concordo com o Cabral , mas a abic no glossário diz que blend pode ser cru ou torrado , vai entender .

 

http://www.abic.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=36

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende do que vcs chamam de blend. No caso da Café Creme que misturou cafés da mesma cidade ou fazenda com caraterísticas bem parecidas não vejo grandes problemas. Já fazer um blend pre torra para um espresso italiano que é uma mistura de 3 a 10 grãos de países diferentes com perfis de torra diferentes não vai dar certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema de acertar ponto de torra, mesmo quando não é um "blend", pode existir também quando os grãos (mesmo single origem) são de tamanhos muito variados (a tal de "bica corrida") onde tudo é torrado junto. O café do Campeonato de AP estava assim: com uns 20% de miúdos (mokiquinhas?!) muito mais torrados, e uns 15% de outros maiores meio verdes (brancos ou manchados, não sei se alguns eram quakers), catei todos eles antes da preparação. Uma torrefadora amiga minha diz que separa os grãos (ainda que da mesma variedade) por tamanhos mais uniformes, faz até 3 torras diferentes (se for o caso) e só depois junta tudo no pacote para vender. Dá mais trabalho, mas na média a torra fica mais uniforme. Foi o que eu entendi. A Nespresso, nos seus blends, torra separadamente cada variedade de grão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao tamanho, entendo que até por conta da classificação seja necessário separar o café por peneiras. Acho bastante comum ver especificado se o lote é de peneiras 19 e 20, ou  das peneiras 21 a 23, por exemplo... Se não fizeram isso com o café do campeonato, "pisaram" bonito.  -_-

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum... pra café de "consumo", barato, ainda vai. Aquela torra-carvão esconde qq coisa.

 

Mas isso vale mesmo pra cafés especiais, Rodrigo?

 

Tô surpreso...  os problemas que citei não "incomodam"? Tem café que pede torra 20%, 30% mais longa do que outro de mesmas safra, região e peneiras, muitas vezes com perfis bem diferentes de torra, só de mudar de catuaí vermelho pra amarelo. Se fizer blen antes fica pela "média", perdemos qualidade e... "tudo bem"?  :o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu achoooooo, Cabral, que o Mantissa da ultima compra coletiva era um "blend" de catuaí com catui. ACHO.

 

Edit: era catucai com catuaí amarelo

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/4045-encerrada-terceira-compra-coletiva-de-cafés-verdes-2015/page-1#entry159445

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral, o ideal é torrar separado e depois de torrado equalizar na proporção desejada. Entretanto, alguns torram tudo junto e vendem. Aqui em Goiânia no Mercado Central tem um Blend de cafés na saca de 60kg, tudo quanto é tipo que sai de uma fazenda. Uma vez no estúdio FAF em Sao Paulo, o mestre de torras me falou a proporçao do blend deles, me disse que torrava tudo junto e que a torra durava 18 minutos. Eu comprei 1 kilo do blend espresso da FAF e são 3 graos diferentes em proporçoes distintas.Um dos melhores cafes do ano passado,o Mantissa, é um "Blend" Catuai/Catucai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o Cafeculturalab deve estar pensando "aff onde fui me meter... Onde eu apago o tópico rs"

 

Acho legal essa experiência do forum, de cara eu pensei "uia, Bob o Link cru da FAF, e já estava pensando em comprar, depois vi a diferença nos preços..."

 

@Cafeculturalab, brincadeiras a parte, eu acredito hoje que para ser feito um anuncio aqui, por loja, o foco deveria ser mais "divulgação de produto" que propriamente o lucro. Tenho certeza que todos daqui são tratados como "baristas" pelos amigos e muitos os consultam antes de comprar uma máquina ou um café (eu que não tenho 2 meses de CdC sou o "entendido de café" no meu serviço e na família, pelo menos na familia já mudei os hábitos de todos que frequentam meus cafezinhos - eu mesmo n manjo nada, mas as pessoas falam que eu entendo e eu deixo eles acreditarem rs).

 

Nos quadros de participantes do forum existem muitos que trabalham com café, e que realmente participam do forum (com muitas postagens, dicas e até promoções), para estes vejo que todos tratam com o dobro de consideração, seja na forma de feedbacks dos serviços e produtos, seja na forma de indicações...

 

Pense nisso, analise, de repente os srs verão que aqui mais que público consumidor existem formadores de opinião...

 

De resto, seja bem vindo! Toda boa parceria deve ser bem celebrada (aqui em casa é sempre com café hehe).

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...