carlos eduardo Postado 1 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 1 Outubro 2014 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 1 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 1 Outubro 2014 O que não passa ? agua na extração ou o corpo da caldeira o termopar foi posto no parafuso do grupo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 1 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 1 Outubro 2014 Kkkkkkkkkkkkkkk Já disse, não sei o que temperatura no pid tem a ver com gráfica.... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 1 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 1 Outubro 2014 Zé tá baixa a temperatura , na Gaggia o funcionamento da caldeira é diferente , a resistencia aquece o bloco de aluminio que aquece a agua , se o bloco só chega a 93 a agua esta bem mais baixa. Fica assim mesmo deixando ligada mais de 30 min ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 1 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 1 Outubro 2014 Fica sim. chega a 93 depois começa descer devagar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 1 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 1 Outubro 2014 Como desce ? O pid deveria manter a temp. no em torno de que vc setou , ou pelo menos manter os 93. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 1 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 1 Outubro 2014 Setei o controlador em 105º e ele não passa de 93. Mas explique melhor, o sensor está a 105 C e o que está a 93 C? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 1 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 1 Outubro 2014 Ou, entendendo de outra forma. Vc setou o PID para o alvo de 105 C mas o sensor não passa de 93 C. E isso provavelmente seria falta de ganho integral. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 1 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 1 Outubro 2014 Tava verificando se é isso mesmo. Isso mesmo Sergio, mas o que é essa falta de ganho integral? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 1 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 1 Outubro 2014 Ih, esqueçam. Descobri o erro que cometemos na instalação. A despeito do que foi comentado nesse tópico, não desligamos o termostato. Não sei se isso também ajuda a explicar o que está acontecendo. Pois a medição está sendo feita pela termoresistência acoplada no parafuso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 1 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 1 Outubro 2014 Se não desligar o termostato, o PID var funcionar como um simples termômetro e não vai controlar nada, só mostrar a temperatura. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 1 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 1 Outubro 2014 No PID deve ter como colocar os parâmetros P I D. Se sobra um offset, pode ser que o fator I esteja pequeno. Mas o P pode estar pequeno também. Procure na net sobre PID tuning. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 1 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 1 Outubro 2014 Agora entendi, não havia associado ganho integral com um dos parâmetros. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 1 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 1 Outubro 2014 Desconectei o termostato e não adiantou. A temperatura não passa de 93 e não permanece fixa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 1 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 1 Outubro 2014 Então, tem que tunar o PID. Não vem com ele um manual explicando o procedimento? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 1 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 1 Outubro 2014 Tenho PID nas minhas duas gaggias. Além dos parâmetros, tem que configurar a temperatura setpoint. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 1 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 1 Outubro 2014 Setpoint = offset (mesma coisa)? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 1 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 1 Outubro 2014 Creio que não. Veja esse glossário de controle de temperatura Set Point: The position to which the control point setting mechanism is set. Offset: A sustained deviation of the controlled variable from set point. Offset is caused by load changes. Also referred to as droop. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 1 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 1 Outubro 2014 Então, tem que tunar o PID. Não vem com ele um manual explicando o procedimento? Vem sim, vou mexer agora a noite. Tava lidando com a configuração dos parâmetros Deixa ver se estou certo, o set point é a temperatura que eu quero que o sistema atinja? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 1 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 1 Outubro 2014 sim Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 1 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 1 Outubro 2014 Obrigada, Gui. Então seria (como exemplo, pensando no pid da minha máquina): 93 (temperatura, ou outra qualquer, que setei e desejo que minha máquina atinja) off-set: temperatura programada no pid para compensar variações do processo. No meu caso são 9 graus, portanto o off-set está a -9 e ela me aponta a temperatura já compensando estes 9 graus. Ok. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 1 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 1 Outubro 2014 o set point é a temperatura que eu quero que o sistema atinja? Na verdade não é o sistema e sim onde está colocado o sensor. No caso do sensor fora da caldeira, o setpoint estará mais alto que a temperatura média da água. Essa diferença, ou offset, geralmente pode ser colocada no controlador, e serve apenas para efeito de visualização. No algoritimo o alvo é a temperatura mais alta. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 1 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 1 Outubro 2014 Eu coloquei o sensor no grupo e setei o controlador para atingir 105º C como valor desejado para o processo. Mas o valor da temperatura do processo não passa dos 93º C e nem se mantém nesses 93. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 1 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 1 Outubro 2014 Ze vc comprou um Novus 480D , certo , qual a versão dele ? Cada versão possui um manual bem diferente do outro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 1 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 1 Outubro 2014 Tem um procedimento de auto-tuning nesse controlador. Comece por ele. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 2 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 2 Outubro 2014 Ze vc comprou um Novus 480D , certo , qual a versão dele ? Cada versão possui um manual bem diferente do outro. Não tem nenhuma outra denominação ou classificação além dessa N480D. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 2 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 2 Outubro 2014 Tem um procedimento de auto-tuning nesse controlador. Comece por ele. Já fiz esse procedimento. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 2 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 2 Outubro 2014 Agora está oscilando entre o Set Point, 105º, e 100º. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 2 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 2 Outubro 2014 Aqui na pagina do seu controlador existem 24 modelos e 3 manuais diferentes dependendo da versão do modelo : http://www.novus.com.br/site/default.asp?TroncoID=621808&SecaoID=946383&SubsecaoID=0&Template=../catalogos/layout_produto.asp&ProdutoID=546177#Modelos Abs C. Eduardo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 2 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 2 Outubro 2014 Agora está oscilando entre o Set Point, 105º, e 100º. Então, o PID já está exercendo controle. Agora é configurar os parâmetros P I e D até encontrar estabilidade na temperatura almejada (o PID tem disso, o autotune, se for bom, resolve, mas tem que setar em uma temperatura e não mexer na máquina (não extrair) até ele estabilizar nela). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas