Ir para conteúdo

Descalcificação - remoção de manchas?


leonardopm

Postagens recomendadas

E aí turma.

 

Bom, esses dias arrumei um tempo e decidi fazer a manutenção da Twin, que desde que comprei em 2010 não vê uma boa faxina.

 

Comecei ontem pela descalcificação. Usei ácido cítrico da Urnex, diluído e aplicado conforme orientações da embalagem. Havia alguma descalcificação, não muita, mas perceptível na água que saiu.

 

Hoje foi o dia de limpar tudo e fazer backflushes com Cafiza, assim como limpar o portafiltro (também com Cafiza) e aferir a pressão.

 

 

 

Tudo correu perfeitamente bem, com exceção de algumas manchas que apareceram no inox da máquina e que não consigo remover com nada. Aparentemente são manchas de cálcio, pois se fixaram nos locais em que espirrou água quente com o ácido, durante a remoção da solução de dentro da caldeira. Infelizmente eu não vi na hora em que ocorreu e somente hoje ao continuar a limpeza é que percebi as manchas.

 

São manchas esbranquiçadas, com aparência de respingos. Já tentei tirar com sapóleo, polidor de metais (Silvo) e até diluí um pouco do ácido cítrico em água e esfreguei, mas elas não saem de jeito algum.

 

Alguém já passou por isso ou sabe como resolver?

 

Grato.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a mancha é no inox, tenta limpar com aquele limpador de inox. Tem da Tramontina e da Brinox. Não sei se é a mesma coisa desse silvo que vc falou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente são manchas por causa do ácido cítrico, não? Curioso é que o ácido é fraco, não deveria manchar tão facilmente.

 

É inox escovado? Não tem nenhuma camada de verniz ou proteção (a capa e base da Gaggia Achille tem)?

 

Fotos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcio,

 

É inox escovado. Aparentemente não há verniz. Não estou bem certo se as manchas são do ácido ou se o cálcio que estava em suspensão na água aderiu ao inox quando a solução secou.

 

Eu concordo com você, teoricamente o ácido é fraco para causar um dano desses. Vou tentar tirar fotos, mas por enquanto não tenho como...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...