leonardopm Postado 7 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 7 Agosto 2012 E aí turma. Bom, esses dias arrumei um tempo e decidi fazer a manutenção da Twin, que desde que comprei em 2010 não vê uma boa faxina. Comecei ontem pela descalcificação. Usei ácido cítrico da Urnex, diluído e aplicado conforme orientações da embalagem. Havia alguma descalcificação, não muita, mas perceptível na água que saiu. Hoje foi o dia de limpar tudo e fazer backflushes com Cafiza, assim como limpar o portafiltro (também com Cafiza) e aferir a pressão. Tudo correu perfeitamente bem, com exceção de algumas manchas que apareceram no inox da máquina e que não consigo remover com nada. Aparentemente são manchas de cálcio, pois se fixaram nos locais em que espirrou água quente com o ácido, durante a remoção da solução de dentro da caldeira. Infelizmente eu não vi na hora em que ocorreu e somente hoje ao continuar a limpeza é que percebi as manchas. São manchas esbranquiçadas, com aparência de respingos. Já tentei tirar com sapóleo, polidor de metais (Silvo) e até diluí um pouco do ácido cítrico em água e esfreguei, mas elas não saem de jeito algum. Alguém já passou por isso ou sabe como resolver? Grato. Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carol Postado 7 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 7 Agosto 2012 Se a mancha é no inox, tenta limpar com aquele limpador de inox. Tem da Tramontina e da Brinox. Não sei se é a mesma coisa desse silvo que vc falou. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 7 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 7 Agosto 2012 Provavelmente são manchas por causa do ácido cítrico, não? Curioso é que o ácido é fraco, não deveria manchar tão facilmente. É inox escovado? Não tem nenhuma camada de verniz ou proteção (a capa e base da Gaggia Achille tem)? Fotos? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 7 Agosto 2012 Autor Denunciar Share Postado 7 Agosto 2012 Marcio, É inox escovado. Aparentemente não há verniz. Não estou bem certo se as manchas são do ácido ou se o cálcio que estava em suspensão na água aderiu ao inox quando a solução secou. Eu concordo com você, teoricamente o ácido é fraco para causar um dano desses. Vou tentar tirar fotos, mas por enquanto não tenho como... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Simone L. Postado 10 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 10 Agosto 2012 O inox da parte superior da minha Gaggia eu limpo com esse produto que a Carol falou, da Tramontina. Fica LINDO. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas