Ir para conteúdo

Brincando com leite


Alexandre Velloso

Postagens recomendadas

Alexandre, consegui mudar o bico vaporizador de minha baby twin. tirei aquele maldito panarelo e coloquei o bico da Silvia. O problema aqui é saber como fazer microespuma. Pela quantidade de textos que lí e vídeos que ví, cada máquina tem sua particularidade. Reparei que algumas pessoas apenas encostam o bico no leite e postriormente afundam ele, fazendo excelentes microespuma. Também já ví outros que afundam o bico no leite e assim mesmo conseguem fazer microespuma. Estou quebrando a cara com o bico novo e testando com água e sabão, mas nem assim consigo chegar perto. O que reparei é que na Gaggia o vapor é muiito quente mesmo a ponto de queimar minha mão se eu a colocar por mais de um segundo na saída. Não sei se o vapor deve ser mais frio, mas reparei que com o panarelo o leite não esquentava tão rápido, acho que era devido a grande quantidade de entrada de ar que ele deixava entrar. Sei que alguns colegas aqui do forum trocaram o panarelo pelo bico da Rancilio, mas não sei se tiveram sucesso em fazer microespuma. Aceito dicas.

Bernardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo, se não me engano, quando o vapor sai sob pressão do bico interno e entra no pannarello, ele perde calor na forma de trabalho, e no caso do novo braço, o vapor sai com pressão diretamente no "exterior", lembrando que só suponho, não entendo de nada, hehe.

Na minha Baby Twin eu fiz o seguinte para produzir microespuma:

Comprei com a Imeltron um pannarello dito próprio para latte art, quando você tira a "capa" ele continua longo, como se fosse um braço convencional, funcionou bem pra min, mas a diferença é enorme entre a Gaggia e a Electrolux em que eu havia quase dominado a técnica...

O que não gosto é a oscilação do vapor na Twin, fica dando "jatos" de vapor, ao invés de um constante.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo, se não me engano, quando o vapor sai sob pressão do bico interno e entra no pannarello, ele perde calor na forma de trabalho, e no caso do novo braço, o vapor sai com pressão diretamente no "exterior", lembrando que só suponho, não entendo de nada, hehe.

Na minha Baby Twin eu fiz o seguinte para produzir microespuma:

Comprei com a Imeltron um pannarello dito próprio para latte art, quando você tira a "capa" ele continua longo, como se fosse um braço convencional, funcionou bem pra min, mas a diferença é enorme entre a Gaggia e a Electrolux em que eu havia quase dominado a técnica...

O que não gosto é a oscilação do vapor na Twin, fica dando "jatos" de vapor, ao invés de um constante.

Abraço

 

Eu já vi esse bico! Será que dá pra comprar só a parte interna? Quanto pagou nesse?

valeu

 

André

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

André, paguei 30 reais, só a parte interna não dá, vem a capinha de incorporar ar se você quiser usar...

Tive que trocar uns 10 e-mails com a Imeltron pra ter certeza de que eles tinham e iriam me mandar o certo, pois as respostas eram muito vagas, por fim, chegou o certo, o negócio é mandar uma foto anexada do pannarello.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo,

 

A algum tempo atrás troquei o bico vaporizador pelo o respectivo da Rancilio Silvia. O meu possui somente um furo, e a Gaggia Classic possui PID instalado. Quando aciono o botão do vapor, leva em torno de 35s para chegar a 150 Celsius (no visor do equipamento) e abro a válvula manual. Consigo bons resultados em relação a microespuma. Dá até para arriscar um Latte Art.

Inicie com o bico rente a face superior do leite e depois quando subir um pouco o nível, aprofunde o bico. Use o pitcher inclinado.

Tente desta forma e lembro que demora um pouco a chegar na temperatura ideal de 65 a 75 Celsius.

Além disso, use bom leite integral. Batavo Origem e Leitíssimo são os que uso. Falam bem também do Xandô, mas nunca usei.

 

Saudações

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Salve Bill Lima.

 

Sugiro que você assista este video da Isabela Raposeiras sobre como usar a cremeira.

Preste especial atenção para 3 dicas corretíssimas e muito importantes sobre:

1 - a temperatura do leite;

2 - manter a tela submersa todo o tempo;

3 - movimentos curtos e rápidos.

 

Video sobre como usar a cremeira

 

Seguindo corretamente este tutorial, o creme fica fantástico.

 

Valeu,

Alexandre

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
  • 1 month later...

Olá Bill!

Onde você comprou essa cremeira? Estou procurando na internet e está esgotado em todos os lugares que vejo!

 

Valeu.

Oi Bruno. Eu comprei na Magazine Luiza mas o processo foi parecido com o seu: PROCURAVA EM TODOS OS CANTOS E NADA!!! Achei, por acaso, quando estava visitando o site!! muita sorte minha!!! Recomendo que vc procure algumas lojas e cafeterias onde talvez possa vender! Onde vc mora?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Bill Lima.

 

Sugiro que você assista este video da Isabela Raposeiras sobre como usar a cremeira.

Preste especial atenção para 3 dicas corretíssimas e muito importantes sobre:

1 - a temperatura do leite;

2 - manter a tela submersa todo o tempo;

3 - movimentos curtos e rápidos.

 

Video sobre como usar a cremeira

 

Seguindo corretamente este tutorial, o creme fica fantástico.

 

Valeu,

Alexandre

Obrigado pela dica Alexandre!!! Qualquer dia desses passo na tua Cafeteria para beber um cafezinho e quem sabe conversar um pouco sobre o mesmo! Abraço.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Oi pessoal!

 

Cá estou eu de novo... como boa perfeccionista não vou ficar feliz até ter um capuccino decente... nem preciso conseguir o latte art!

 

Alguém aí já conseguiu fazer um bom creme com o panarello que vem na Baby Twin?? Não consigo acertar de jeito nenhum! Comprei leite Xandô e tudo e ainda assim nada. Aqueço o leite, faço bolhas grandes, mas só... fica uma espuma por cima e leite normal por baixo... Vejo sempre uns vídeos que o pessoal consegue. Já tentei todo jeito, bico imerso, bico na superfície, pitcher inclinado, reto, nada dá certo!

 

Consegui os melhores resultados hoje, quando irritada com a Twin botei o leite na minha french press e usei como cremeira. Ficou um creme bacana, com microbolhas, mas ainda assim nada como nos vídeos por aí, que o leite nem cai da colher (o meu fica sempre meio líquido).

 

Dicas??

 

Valeu!

Marcia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...