Jorge Abambres Postado 5 Dezembro 2016 Denunciar Share Postado 5 Dezembro 2016 Bom dia amigos Vi um anuncio no olx desse moedor Supremo Coffee mill. Vcs conhecem esse moedor? Sabem se é bom ou ruim? Pesquisei na internet Brasileira, mas não achei nada, o que acham dessa compra, está anunciado por 400, novo. Enviado de meu SM-G900MD usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
höpner Postado 5 Dezembro 2016 Denunciar Share Postado 5 Dezembro 2016 Pesquisei um pouco, achei algumas pessoas reclamando dele, por exemplo: http://coffeegeek.com/forums/coffee/machines/449562 (inclusive o autor do tópico é brasileiro) É aquele típico caso de moedor meio termo entre mós e lâminas: é um moedor de mós mas aquelas mós que tem "dentes", não são afiadas, apenas "mastigam" o café. A moagem é bem mediana, e pelo o que o povo disse ali no tópico que mandei, é impossível moer pra espresso. Abraços! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cabral Postado 6 Dezembro 2016 Denunciar Share Postado 6 Dezembro 2016 @höpner, concordo que esse moedor não seja bom para espresso, mas tenho a impressão de que o problema desse moedor não seriam os mós, que são planas, de aço e de 40mm de diâmetro externo, como as do Cuisinart DBM8, do Krups GVX2, do Aríete Roma, do Bodum Bistrô e tantos outros. De fato, além dos mesmos mós, quase todos eles usam o mesmo "miolo", com 17 ajustes, o que é o problema... a estrutura "padrão" desse miolo não é estável o bastante para oferecer uma moagem consistente para espresso. Para outros métodos, a moagem é bastante aceitável, mas não tem milagre, não fica excelente pra nenhum método. Além de mós cônicas e planas, sei que há também um sistema de moagem parecido com engrenagens que "maceram" os grãos, equipamento utilizado pelos grandes produtores de cafés de "baixa qualidade". O sistema lembra moedores de cana. Mas não conheço um "meio termo" entre mós e lâminas. Todo mó precisa ser relativamente afiado em algum ponto, e todo sistema de moagem "mastiga" o café no final do processo, na hora do "refino". Deixei um Krups GVX2 em uso no local onde leciono e os coados ficam muito bons. Tenho uma Aríete Roma Deluxe no "acervo", uma máquina de espresso SBDU com moedor embutido que compartilha desse "miolo", e depois de algumas modificações de embuchamento e adição de reforços metálicos ao chassi o mesmo ficou ótimo para espresso. Melhor que um Baratza Encore que ficou emprestado comigo por 2 meses... Só para lembrar, Vario e Forté usam mós planas de 50mm, apenas um pouco maiores, e figuram entre os melhores moedores de café do mercado... Mazzer Mini, Super Jolly e Major, todos usam mós planas, de diferentes tamanhos. O mesmo com a maioria dos moedores comerciais de café. Meu Quamar T48 tem mós planas de 84mm, tenho obtido moagens extremamente consistentes e com ótima definição modal. Sobre as diferenças entre mós cônicas e planas, sugiro uma busca no CdC em modo Google, há muitas discussões no acervo. @Jorge Abambres, creio que esse "supremo" não será melhor que seu Skerton atual para espresso, então sugiro investir um pouco mais e comprar um bom moedor usado dedicado para espresso (como os Astoria/Rossi RR45 que o pessoal comprou por 500~700 reais da MaqExpress do RJ), ou pelo menos um Breville-Tramontina ou um Baratza Virtuoso, que vc ganha mais... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cabral Postado 6 Dezembro 2016 Denunciar Share Postado 6 Dezembro 2016 PS: Caso não tenha ficado claro, discordo o Alan Frew, ele pode ser barista mas não entende de engenharia tanto quanto quer fazer parecer... ele atribui problemas típicos de sistema com folgas excessivas e mau-alinhamento à uma suposta falta de qualidade dos mós. Há mós ruins, sim, mas aquela história de "pseudo-burr" só existe na cabeça dele. Mó ruim ainda é mó. Nada a ver com lâmina. As modas ficam completamente diferentes. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas