Ir para conteúdo

Dúvidas sobre torra caseira


r.lima

Postagens recomendadas

Olá pessoal gostaria de começar a torra caseira, já tenho quase tudo : termometro digital, balança e a pipoqueira que irei comprar esta semana ( alguém sabe se a da mondial é boa ? ) . Porém tenho quatro perguntas :

1- Como separar as cascas dos meus grãos de café ?

2- As cascas de café podem estragar meu moedor ?

3- O que é mais importante o tempo da torra, os cracks ou a temperatura final ?

4- Devo pré-aquecer a pipoqueira, deixando ela ligada por uns instantes antes de colocar o café ?

 

No futuro pretendo comprar um behmor, porém antes irei brincar bastante com a pipoqueira : )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oie R. Lima, já vai se aventurar na torra... eu não me arrisco, mas admiro quem encara. :)

 

Temos todo um setor do fórum só sobre este assunto, creio que tuas perguntas foram já respondidas ali, inclusive sobre esta pipoqueira específica. Há até um processo onde o pessoal torra com a bichinha inclinada.

 

Vale uma lida para esclarecer tuas dúvidas e as próximas que surgirem. :)

 

Certamente aquela parte do fórum vai te ajudar.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já dei uma lida em alguns posts em torra caseira porém pelo menos não achei respostas para estas perguntas, irei procurar mais, até achei algumas coisas sobre a mondial porém não as outras respostas : (

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, vou tentar responder.

 

1- Como separar as cascas dos meus grãos de café

Se for torrar na pipoqueira as cascas saem voando, se preocupe em limpar depois. Se não saírem todas coloque os grãos em uma vasilha e dê uma abanada ou use um ventilador mexendo no café.

 

2- As cascas de café podem estragar meu moedor ?

Não, são muito finas e sem gosto, não influem em nada.

 

3- O que é mais importante o tempo da torra, os cracks ou a temperatura final ?

Os 3 são ligados, aumenta o tempo, aumenta a temperatura e resulta nos cracks. Para controle fino use a temperatura, mas com o tempo voce vai ver que o melhor controle é a visão e o olfato. Torre em um lugar com bastante luz e fique de olho no café o tempo todo. Com o progressão da torra as mudanças de cheiro são típicas também.

O resultado final vai depender do seu gosto, mas aqui o pessoal gosta de uma torra mais clara, city ou full city.

 

4- Devo pré-aquecer a pipoqueira, deixando ela ligada por uns instantes antes de colocar o café ?

Não acho que faça diferença esquentar antes, o que importa é voce fazer sempre da mesma maneira para controlar o processo. O que realmente faz diferença é mexer os grãos com uma colher de pau ou coisa semelhante no 1º minuto ou um pouco mais, até eles perderem massa e começarem a se mover sozinhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal gostaria de começar a torra caseira, já tenho quase tudo : termometro digital, balança e a pipoqueira que irei comprar esta semana ( alguém sabe se a da mondial é boa ? ) . Porém tenho quatro perguntas :

1- Como separar as cascas dos meus grãos de café ?

2- As cascas de café podem estragar meu moedor ?

3- O que é mais importante o tempo da torra, os cracks ou a temperatura final ?

4- Devo pré-aquecer a pipoqueira, deixando ela ligada por uns instantes antes de colocar o café ?

 

No futuro pretendo comprar um behmor, porém antes irei brincar bastante com a pipoqueira : )

 

Bom dia Lima.

 

Vamos lá:

 

1 - Se vc não quiser fazer sujeira pela casa terá que adaptar uma espécie de chaminé com coletor de películas na ponta que poderá ser um saco de pano ou algo de sua preferência.

 

2 - Você não moera películas junto, pois na torra todas são eliminadas, se não eliminou há algo errado com a torra.

 

3 - Tempo de torra e temperatura são irmãs, os cracks são consequência e apenas te dão um norte para vc parar a torra entre o primeiro e segundo estalo de acordo com sua preferência pessoal

 

4 - Não é necessário pré aquecê-la.

 

Sugiro ler tudo sobre torra, vc achara praticamente tudo que necessita para começar nesta brincadeira.

Postamos muito conteúdo por lá

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não recomendo pré-aquecer a pipoqueira. Com ela fria o tempo de torra já é abaixo do ideal, se aquecê-la antes vai encurtar o tempo mais ainda...

 

Quer um começo para testar? Espere o primeiro estalo ocorrer e depois vá fazendo experiências, deixando a torra estender até o fim do primeiro estalo, depois outro lote 30 segundos após o fim do estalo, outro lote após 1 minuto e por aí vai. Prove os lotes torrados assim e veja o que mais te agrada em termos de torra.

 

Claro que esse tempo após o fim do primeiro estalo depende do grão, quantidade de grãos e temperatura ambiente, por isso não é algo constante o tempo todo, mas serve de guia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...