Henrique H. Postado 5 Junho 2017 Denunciar Share Postado 5 Junho 2017 Pessoal estou com uma dúvida a respeito do leite nos cappuccinos e lattes... Diz-se que o ponto mais doce do leite é aos 60º Celsius ou 140 Fahrenheit certo? Acima disso ele sofre perdas no sabor pelo que li. ASSIM: 1) Ao esquentar no fogão o leite - como saber a temperatura? 2) Ao esquentar na cafeteira - tenho uma mondial c-08 - como saber a temperatura? Seria possível utilizar um produto como este: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-800440820-termometro-culinario-digital-alimentos-oleo-leite-salad-cl11-_JM alguem já utilizou? Ele acompanha o aumento de temperatura em tempo real? Bons cafés! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Diego Guimarães Postado 5 Junho 2017 Denunciar Share Postado 5 Junho 2017 Eu uso um termômetro digital de cozinha que comprei no AliExpress. Na época comprei vários para testar (tipo, uns 6) inclusive esse do link que você mandou. Vamos às minhas impressões. Esse do link que você mandou tem uma resposta relativamente lenta. Trouxe-o para o trabalho (pois é, estou aqui agora, a essa hora da madruga hehehe) para fazer Aeropress. Para texturizar leite, em minha opinião, esse modelo tem um tempo de resposta muito lento. Tipo, dá para usar se você afundar o bico ou cortar o vapor antes do termômetro indicar as temperaturas que você quer, mas este modelo da foto aí é muito melhor. Os termômetros mecânicos, aqueles que já vêm com o clipe para o pitcher, são até bem precisos e práticos, mas sofrem do mesmo problema: tempo de resposta lento. O melhor que eu achei, disparado, foi esse modelo da foto. Se não estiver com pressa, compra do AliExpress, cara. Muito mais barato. Frete grátis e menos de 10 conto cada, se não me falha a memória. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Barista Francisco Junior Postado 5 Junho 2017 Denunciar Share Postado 5 Junho 2017 A dica do termômetro para iniciar é a melhor, pois ao mesmo tempo que estiver vaporizando na cafeteira e vendo a temperatura no termômetro, dê pequenos toques de leve na lateral da pitcher (leiteira) para sentir com a mão qual a temperatura dela quando chegar aos 60°. Com o tempo não precisará mais do termômetro e somente com o toque, saberá se o leite está no ponto. Se não tiver ou quiser usar o termômetro outra dica é ir tocando na pitcher e quando sentir que está quente que não dá mais para segurar o dedo mais que 1 segundo, parar de esquentar. Nessa temperatura, estará em torno de 60° um pouco mais ou menos, mas, que não fará diferença. Se tem a cafeteria expresso, evite de esquentar o leite no fogo, pois a chance de passar do ponto é muito maior. Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Henrique H. Postado 5 Junho 2017 Autor Denunciar Share Postado 5 Junho 2017 Obrigado Diego e Francisco pelas respostas! Vou comprar um no aliexpress, hoje a noite pesquisarei, Diego vc por um acaso não tem o link de qual vc comprou no aliexpress e recomenda? EDIT - nem precisa mais Diego, encontrei o que você indicou e comprei por 14 reais... Vai demorar pra chegar mas paciência 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Diego Guimarães Postado 6 Junho 2017 Denunciar Share Postado 6 Junho 2017 Por nada! O Francisco tem toda razão. O ideal é usar o termômetro só no começo para pegar o "ponto" e depois ficar só com o tato mesmo. Eu uso o termômetro sempre porque sou preguiçoso. Quando faço capuccino na casa de um amigo, sempre apanho. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Barista Francisco Junior Postado 6 Junho 2017 Denunciar Share Postado 6 Junho 2017 Hoje, por curiosidade medi a temperatura do leite após ter vaporizador e testar no tato. Deu 62,5°. Realmente com o tempo e a experiência o tato é a melhor ferramenta. Esse termômetro que mostrou Diego, é o mesmo que tenho é apesar do delay ele é realmente muito bom. Bons cafés ! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cássio Borsatto Postado 26 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 26 Novembro 2017 Pessoal, preciso perguntar porque tenho uma afilhadinha que me pediu se dava pra vaporizar o leite com Nescau.. kkk Tentei e não tive sucesso, fica aguado, não consigo fazer o Latte.. vocês sabem alguma maneira de fazer isso?? sei lá talvez tenha alguma técnica ou algum achocolatado especial.. se souberem por favor.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 26 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 26 Novembro 2017 Cássio, misture a quantia desejada de achocolatado na xícara com só um pouco de leite (uns 30 ml). Ficará um concentrado. Agora é só despejar o leite vaporizado. Inclusive pode até fazer latte art. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luiz Moreira Postado 27 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 27 Novembro 2017 Boa tarde!!Sempre faço para minha filha... Fica bem legal pra desenhar!!Essa foto foi tirada pouco dps que comprei a máquina, portanto, a arte tá meio fraca!!!rsEnviado de meu ASUS_Z012DC usando Tapatalk 6 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas