Ir para conteúdo

Ascaso I-Mini versus Isomac Prof Inox


Guilherme Torres

Postagens recomendadas

Pessoal, no final do ano, aproveitando uma viagem longa da minha mãe e irmã para a Europa (França +-1 mês), estou pensando em trazer (por meio delas) um moedor de lá. Bom, para a Europa, não há possibilidade de compra dos moedores da BARATZA, que o Alexandre representa aqui no Brasil). Meu orçamento também não é lá essas coisas para compra em uma só vez. Por conseguinte, mais de U$250,00 não rola. No site http://www.espressocoffeeshop.com, vi algumas opções de moedores. Já vi que o Ascaso i-mini, por ser endless regulation, não é bom para quem vai fazer mais de um tipo de extração (espresso, coado etc). Mas não sei se o Isomac Macinino, que é minha segunda opção, é um bom moedor. O primeiro está em torno de U$222,00. O segundo, U$192,00. Alguém já ouviu falar se o Isomac é bom?

 

Obrigado,

 

Guilherme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Guilherme !

Só agora que me toquei de quem se tratava !

Olha, na Europa eles dividem em algumas categorias.

Os de menos de 100 euros, onde alguns (Tchibo, Braun, Zazenhaus, Krups, Cuisinart, etc) até que atendem para espresso mas não são recomendados.

Os de 140 a 230 euros (Graef, Demoka, Ascasso, Isomac, etc) que são considerados entrance grinders, perfeitamente aptos para moer espresso porém sem grandes pretensões de extrair nuances de sabor ou perfeição na consistência.

Dos 250 aos 500 euros, já são moinhos de qualidade realmente boa, o Vario, o Bezzera, Elektra Mignon, Quamar, Macap, Compact, Mazzer Mini, etc. Alguns modelos mais básicos e mais baratos, e os com recursos mais sofisticados, mais caros.

Agora seria a categoria dos muito bons de 1000 a 2000 euros, K30, quamar K10, super Jolly, etc

E os alto luxo, acima de 2000 euros, o Robur, Versalab, Nino, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme,

 

Pela diferença de preço, que não é tão grande, eu pegaria o Rocky. É um moinho amplamente conhecido no mercado mundial e de qualidade e durabilidade já comprovada. Já o Isomac é pouco conhecido e se você precisar de algum suporte/assistência ou uma simples dica de utilização poderá ter dificuldades.

 

O Rocky, por exemplo, pode ser facilmente transformado em um moinho stepless, pois há vários tutoriais na web sobre isso. Já o Isomac eu não sei.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, outra coisa.

 

Pelo que vi você já tem um moinho Krups, correto? Se você pretende mantê-lo acredito que não faz medo comprar um Ascaso Mini, por exemplo, visto que se pode ajustá-lo só para espresso e usar o Krups para outros métodos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não posso falar com conhecimento de causa, mas li um review onde o Rocky, para espresso, se teria saído surprendentemente bem, no mesmo nível que os bons (Vario, MACAP, Mazzer, etc.).

No entanto, para coados e demais, nesse review, não se deu bem ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao Bezerra BB005, posso prestar algumas informações:

 

Na Imprezza, empresa alemã, paguei 209 euros (excluído o VAT) na versão sem dosagem por tempo, o que faz dele um custo/benefício muito interessante. É um moedor de entrada da Bezzera, mas tem mós cônicas de tamanho intermediário (48mm), o que o coloca em posição de mercado interessante, já que desconheço um moedor doméstico com esse tipo de configuração de mós. Ou são menores (38mm), como o Ascaso e o Isomac, ou então de 60mm pra cima, que são o caso dos moedores cônicos profissionais, em uma faixa de preço bem superior, como o Bernardo falou.

 

O que li sobre o moinho é promissor. É um moedor sem dosador, que dizem fazer um pó bem homogêneo e sem tendência a empelotar. Quem tem o BB005 e o Vario dizem que eles são muito parecidos na qualidade do pó produzido e na capacidade de potencializar os aromas e sabores. Quem resenhou disse que o Vario entrega já todas as camadas de sabores diretamente, enquanto que no BB005 você vai percebendo isso mais aos poucos. Vale lembrar que as mós do Vario são planas de 54mm, diferentes da do Bezzera.

 

O ponto negativo do BB005 pra quem vai utilizar o moedor pra diversas preparações é que é um moedor stepless em que a regulagem é feita em um botão ao lado do moinho, e que entre a regulagem pra espresso e de coado são quase 100 voltas no botão... ou seja, é um moedor dedicado a um tipo de preparo exclusivamente. Como minha ênfase é no espresso mesmo, pra mim isso não é problema. E tampouco pra você se decidir pelo Bezerra, já que já possui o Krups pra outras moagens.

 

Uma foto do BB005, já que é meio desconhecido. Não é nenhuma obra prima de design, mas eu gosto do aspecto industrial dele.

bb005-1334913859.jpg

 

Apenas a título exemplificativo, já que esses testes sempre tem que ser lidos com a devida reserva, o Rancilio Rocky, nos testes do Titan Grinder Project do Home Barista, venceu o Robur (o "standard" do mercado) nos shots de doses entre 12-14g.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Empatou porque perdeu feio nas duas doses maiores, 16 gramas e alguma coisa.

Mas ganhou com folga nas duas menores, que acho que eram de +/- 13g.

 

Por isso que falei só das menores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Quanto ao Bezerra BB005, posso prestar algumas informações:

 

Na Imprezza, empresa alemã, paguei 209 euros (excluído o VAT) na versão sem dosagem por tempo, o que faz dele um custo/benefício muito interessante. É um moedor de entrada da Bezzera, mas tem mós cônicas de tamanho intermediário (48mm), o que o coloca em posição de mercado interessante, já que desconheço um moedor doméstico com esse tipo de configuração de mós. Ou são menores (38mm), como o Ascaso e o Isomac, ou então de 60mm pra cima, que são o caso dos moedores cônicos profissionais, em uma faixa de preço bem superior, como o Bernardo falou.

 

O que li sobre o moinho é promissor. É um moedor sem dosador, que dizem fazer um pó bem homogêneo e sem tendência a empelotar. Quem tem o BB005 e o Vario dizem que eles são muito parecidos na qualidade do pó produzido e na capacidade de potencializar os aromas e sabores. Quem resenhou disse que o Vario entrega já todas as camadas de sabores diretamente, enquanto que no BB005 você vai percebendo isso mais aos poucos. Vale lembrar que as mós do Vario são planas de 54mm, diferentes da do Bezzera.

 

O ponto negativo do BB005 pra quem vai utilizar o moedor pra diversas preparações é que é um moedor stepless em que a regulagem é feita em um botão ao lado do moinho, e que entre a regulagem pra espresso e de coado são quase 100 voltas no botão... ou seja, é um moedor dedicado a um tipo de preparo exclusivamente. Como minha ênfase é no espresso mesmo, pra mim isso não é problema. E tampouco pra você se decidir pelo Bezerra, já que já possui o Krups pra outras moagens.

 

Uma foto do BB005, já que é meio desconhecido. Não é nenhuma obra prima de design, mas eu gosto do aspecto industrial dele.

bb005-1334913859.jpg

 

Apenas a título exemplificativo, já que esses testes sempre tem que ser lidos com a devida reserva, o Rancilio Rocky, nos testes do Titan Grinder Project do Home Barista, venceu o Robur (o "standard" do mercado) nos shots de doses entre 12-14g.

 

Muito legal seu moedor! Já chegou? Está gostando do resultado na xícara?

Quanto ao meu projeto, como sou ansioso, não aguentei esperar.

 

Acabei comprando um moedor mais de entrada - no Mercado Livre - mesmas mós do GRAEF (sumbeam) do LELIT, IBERITAL dentre outros que compartilham do mesmo projeto. Não sei se já ouviu falar, a marca dele é nemox e o modelo é Nemox Lux Plus. É doserless e é facilmente (muito fácil mesmo) modificável para stepless (ainda não resolvi se vou fazê-lo). O meu ainda não chegou, deve ter sido enviado hoje à tarde; vem de Porto Alegre e por transportadora (BRASPRESS). Só semana que vem ou na outra. A foto dele é essa:

 

luxcoffeegrinder.jpg

 

Abraços,

 

Guilherme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Navegando pela internet, achei um site que contém um excelente comparativo sobre tipos de mós (cônicas, flats etc):

 

http://www.coffeeco.com.au/articles/september2002.html

 

Abraços,

 

Guilherme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal seu moedor! Já chegou? Está gostando do resultado na xícara?

Quanto ao meu projeto, como sou ansioso, não aguentei esperar.

 

Acabei comprando um moedor mais de entrada - no Mercado Livre - mesmas mós do GRAEF (sumbeam) do LELIT, IBERITAL dentre outros que compartilham do mesmo projeto. Não sei se já ouviu falar, a marca dele é nemox e o modelo é Nemox Lux Plus. É doserless e é facilmente (muito fácil mesmo) modificável para stepless (ainda não resolvi se vou fazê-lo). O meu ainda não chegou, deve ter sido enviado hoje à tarde; vem de Porto Alegre e por transportadora (BRASPRESS). Só semana que vem ou na outra. A foto dele é essa:

 

luxcoffeegrinder.jpg

 

Abraços,

 

Guilherme.

 

Devo retirar o BB005 nos correios amanhã, Guilherme!

 

Quanto ao Nemox Lux, já ouvi falar sim. Parece ser um bom moedor. Dizem que é um pouco barulhento (mas qual moedor não é?) e tem um pouco de tendência a entupir a saída de pó, mas que tomando cuidado provém uma moagem bem boa. Talvez não seja negócio utilizar com torras muito oleosas pra não enfatizar essa tendência.

 

Uma foto de um shot que o pó foi moído pelo Nemox Lux:

 

623_NemoxLuxPour_1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A propósito, Guilherme, segue link para análise dos shots do Nemox Lux nos rounds contra o Mazzer Robur, no tópico "Can it beat the Mazzer Robur", do Home Barista! (no caso de vc ainda não ter lido)

 

http://www.home-bari...t4499.html#wrap

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá, digamos que moedores de menos de 1000 dólares são barulhentos! :lol:

 

Claro que estou brincando, mas como regra geral moedores elétricos fazem barulho, só que alguns bem mais (chegam a parecer uns bezerros) e outros bem menos. Tem que ver se o fator silêncio é importante ou não, isso é muito pessoal e depende também da frequência e horários de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso, comprei já sabendo que iria fazer barulho. Mas, como meu orçamento não é assim tão largo, quando vi a oportunidade de ter um bom moedor (ao menos no resultado) pelo preço que poderia pagar, não titubeei.

 

Mas com certeza deve fazer um barulho razoável, se não não haveria tantos dizendo isso no coffee geeks e no coffeesnobs.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma batedeira planetária que faz um barulho do cão. Mas uso ela esporadicamente, e nunca de manhã cedo. Então é uma questão de oportunidade e conveniência. Amanhã vou saber se o Bezzera faz muito barulho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...