Marco Postado 8 Agosto 2017 Denunciar Share Postado 8 Agosto 2017 Boas a todos! Acompanho esse fórum há mais ou menos 1 semana mas só ontem me registrei, por isso segue minha apresentação. Sou Marco Telles, moro em Cabo Frio/RJ, não entendo nada de café (ainda), surfo, remo em canoa havaiana e, nas horas vagas, programo essas maquininhas desenvolvendo websites e mobile apps. Gosto muito de café, tomava quase uma garrafa pela manhã (sim, tomava o maledito café em garrafa térmica, feito horas antes) ou expressos nas cafeterias da cidade cuja maioria, de expresso só tem o nome. Nada a ver com o verdadeiro expresso como descobri aqui. A compra recente de uma Nespresso deu um upgrade no meu paladar e me trouxe ao fórum. A ideia deste post surgiu a partir de minha experiência como barista: NENHUMA! E de ter ficado um pouco assustado quando me pareceu que para tomar um bom café iria gastar fortunas. Moinhos de mil e tanto, máquinas de outros mil e tanto (lembro de um post para iniciantes onde citaram uma "maquininha" de 15 mil!). Então, pesquisando no fórum aprendi muita coisa e entendi que para quem não quer ou não pode investir muito inicialmente, havia uma luz no fim do túnel que compartilho aqui, esperando ajudar os iniciantes como eu a fazer um *bom* café com baixo investimento. - Encontrei num bazar local, uma Prensa Francesa chinesa por R$ 24,99; - Como ainda não recebi o moinho e o café do Mario, na fissura comprei um café comum moído na hora; - Segui o tutorial desse link; - Assim, com menos de R$ 30,00 fiz um café muiiiito melhor do que estava acostumado com a garrafa térmica, devidamente aposentada, graças as dicas que encontrei no fórum. ps.: testei a PF como cremeira, batendo o leite durante 30 segundos, ficou ótimo. O aprendizado aqui serviu para direcionar meus próximos passos na busca de degustar um ótimo café a custo (relativamente) baixo: 1) Comprar um moinho Hario Skerton - média de R$ 260,00; 3) Comprar outra Prensa Francesa chinesa que será utilizada como cremeira - R$ 24,99 ; 4) E/ou comprar uma cafeteira Italiana Bialetti - média de R$ 120,00; 5) Comprar um bom café em grão - média R$ 35,00 (café do Mário); 6) Comprar uma balança - média de R$ 25,00; 7) Seguir as dicas/tutoriais daqui para o preparo em cada equipamento - isso não tem preço. Segue abaixo as fotos, lembrando que foi feito com café moído na hora, comprado em mercado. Abs 5 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Daniel Alvarez Postado 8 Agosto 2017 Denunciar Share Postado 8 Agosto 2017 Bacana Marco! É só o começo. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
perfil_desabilitado Postado 8 Agosto 2017 Denunciar Share Postado 8 Agosto 2017 . 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Allexlimaa2 Postado 8 Agosto 2017 Denunciar Share Postado 8 Agosto 2017 Parabéns Marco !! É isso aí rapaz. Seja bem vindo. Na próxima caso precise ainda comprar no mercado, peça uma moagem mais grossa. O café fica melhor ainda Essas chinesinhas quebram um galho incrível !! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marco Postado 8 Agosto 2017 Autor Denunciar Share Postado 8 Agosto 2017 @Allexlimaa2 Eu pedi mas o atendente disse que não tinha como fazer . Vou ver se tem outro lugar moendo na hora. De qualquer forma, fiz hoje meu pedido de café do Mario, do moinho Skerton na Cafestore e da balança no Mercado Livre. Pensava em comprar a Bialetti, mas considerando o gasto com café, talvez uma prensa francesa de melhor qualidade ou outro aparelho do tipo seria mais interessante por ter mais controle e "ajuste fino" do café x água... Eu que não conhecia a prensa, estou curtindo muito essa liberdade, mesmo sem ter ainda o moinho, balança e grão de qualidade. Agora mesmo fiz um café, conforme o tutorial http://forum.clubedocafe.net/topic/2140-prensa-francesa-french-press/ sendo que, usei 2 colheres bem cheias de pó para 200ml de água, deixei quase 1 minuto na primeira água e 4 minutos ao despejar o restante da água. Com o pó fino, tenho que manusear com cuidado para não passar para a xícara. O resultado foi bom, deu até uma "pseudocrema" Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Allexlimaa2 Postado 8 Agosto 2017 Denunciar Share Postado 8 Agosto 2017 Isso aí rapaz. Eu uso um skerton para PF também. Dá uns finos mas fica muito bom. Minha receita é 25 gramas para 335 de agua. Logo logo você estará fazendo cafés tops por aí. Abração. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
henrique rp de rp Postado 8 Agosto 2017 Denunciar Share Postado 8 Agosto 2017 Marco, Excelente seu post, concordo plenamente com o que disse, quando me falaram para comprar uma maquina de 15 mil para ter bons resultados quase desisti... O que digo hoje, segui as orientações dos nossos colegas, comprei uma oster + filtro não pressurizado + tamper + moedor breville e estou pegando cafés do mario, apesar dos espressos sairem bons com bastante crema cheguei a conclusão que gosto mesmo dos métodos tradicionais de coado e FP, só estou usando a maquina para fazer cappuccinos e como a vaporização dela é ruim já pedi uma cremeira no aliexpress, alias, comprei tudo por lá.. bem barato e chegou tudo com 20-30 dias. Não precisa gastar fortunas, basta um bom moedor e um bom café moido na hora que já conseguimos bons resultados. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jano Postado 9 Agosto 2017 Denunciar Share Postado 9 Agosto 2017 Bacana o post! Eu tomei o mesmo susto quando entrei no fórum, muita grana para quem estava acostumado a pagar R$ 6,00 no saco de café e fazer na cafeteira elétrica hahahah Mas veja que é um fórum especializado né... é o nicho do nicho...Eu iniciei então com a mesma dificuldade e consegui que trouxessem pra mim um Hario Skerton e uma Aeropress, que recomendo fortemente no lugar da fp mas gosto é pessoal né, e para o Hario Skerton o mod kit da um bom upgrade nele.Com isso e bons grãos minha experiência com café evoluiu muito!Aliás postei o material para imprimir os upgrades do Hario Skerton aqui:Hario Skertonhttps://r.tapatalk.com/shareLink?share_fid=154098&share_tid=3311&url=http%3A%2F%2Fforum%2Eclubedocafe%2Enet%2Findex%2Ephp%3F%2Ftopic%2F3311-Hario-Skerton&share_type=tComo és programador talvez tenhas facilidade para encontrar onde imprimir aí em CF.. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lourenço Postado 9 Agosto 2017 Denunciar Share Postado 9 Agosto 2017 Muito bom ! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
perfil_desabilitado Postado 9 Agosto 2017 Denunciar Share Postado 9 Agosto 2017 . 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisboa Santos Postado 9 Agosto 2017 Denunciar Share Postado 9 Agosto 2017 Sendo breve, o que não costumo ser, muitos dos melhores cafés brasileiros que tomei desde o final do ano passado até agora, foram na roça na casa dos produtores (dois daqui de Caconde, que tb têm seus cafés exportados e fazendo muito sucesso lá fora), torrados num Bolinha, moídos num Mimoso, passados num Melittão 103, água fervendo despejada de uma chaleira daquelas de bico curto e grosso que apitam (ou mesmo de uma leiteira grande) e tomados (descansados) na garrafa térmica uma hora depois de preparados. Quando o café é excelente, e é preparado com um mínimo de cuidado, fica excelente, vc começa a tomar e não consegue parar. Enfim, equipamento que custa menos que R$200,00 (com garrafa térmica e tudo o mais). 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Freedom Force Postado 9 Agosto 2017 Denunciar Share Postado 9 Agosto 2017 Com um moedorzinho manual da Hario e bons grãos já tá ótimo! Mas um moedor elétrico vai bem pra não ter tendinite de ombro... se forem muitos grãos bons 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marco Postado 10 Agosto 2017 Autor Denunciar Share Postado 10 Agosto 2017 18 horas atrás, Jano disse: https://r.tapatalk.com/shareLink?share_fid=154098&share_tid=3311&url=http%3A%2F%2Fforum%2Eclubedocafe%2Enet%2Findex%2Ephp%3F%2Ftopic%2F3311-Hario-Skerton&share_type=t Como és programador talvez tenhas facilidade para encontrar onde imprimir aí em CF.. Olá @Jano, o link cai na página principal do fórum e via busca não encontrei o link citado. Tem como vc postar o link correto ? Também não sei se vai ser fácil imprimir aqui, interior é complicado mas como estou perto da capital fica mais fácil, além do que deve ter na net alguém fazendo isso Abs! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
thiagovcosta Postado 10 Agosto 2017 Denunciar Share Postado 10 Agosto 2017 Interessante Marco, parabéns pelas escolhas! Eu sou iniciante também e não tenho muitas pretensões em gastar fortunas com equipamentos para café, até porque é um mundo sem fim, vai querer sempre ir comprando algo melhor e quase sempre será mais caro. Hoje o que tenho é simplório, mas está me atendendo bem, inclusive o egoísta que é muito legal. - Moka Bialetti 450ml - R$130,00 - Moedor Crushgrind Brazil – R$280,00 - Cremeira Bialetti 0,5l – R$170,00 - Balança de Precisão XingLing – R$19,00 - Assinatura Café Grão Gourmet 500g/mês – R$41,00 - Coador egoísta - Grátis, presente do Grão Gourmet Como o Lisboa falou aí em cima, um café feito com esmero é imbatível! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marco Postado 19 Agosto 2017 Autor Denunciar Share Postado 19 Agosto 2017 Voltando finalmente após longa espera pelo correio que atrasou minhas encomendas... Os brinquedos acabaram chegando todos juntos e o final de semana, frio e chuvoso, promete uma overdose de cafeina na veia Tenho lido muito material aqui mas restaram algumas dúvidas que gostaria de contar com a ajuda de vocês: 1. é melhor guardar os grãos no freezer dentro da própria embalagem, retirando o necessário quando for usar ou separar em porções? Lí todas as postagens nesse tópico, mas essa dúvida continua 2. normalmente vou moer apenas o suficiente para o consumo imediato, mas dá para moer um tanto e deixar guardado para a esposa ou filhos prepararem o seu próprio café quando eu não estiver em casa? Se positivo, por quanto tempo e qual a melhor forma de guardar? Grato! Abs. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Freedom Force Postado 20 Agosto 2017 Denunciar Share Postado 20 Agosto 2017 Legal Marco, tem muita cafeína aí mesmo! Com relação ao congelamento e descongelamento dos grãos, a melhor opção seria congelar individualmente por dose, se possível a vácuo. Eu costumo ter grandes quantidades congeladas, já que moro no interior e é um saco depender dos correios, e sempre congelo na embalagem original porque daria muito trabalho separar todas as doses. Quando vou usar, retiro a embalagem inteira e vou usando, sem voltar ao congelador. Não é a mesma coisa do café fresco sem congelar, a impressão é que ele "envelhece" mais rápido depois que você descongela, mas funciona muito bem. Esse final de semana mesmo tirei um pacote do Obatã Amarelo da última compra coletiva, 4 meses de congelador, e tá ótimo! O que eu não faria é tirar o café do congelador e depois colocar ele de novo, mesmo se for bem rápido, porque acho que vai acabar entrando umidade no pacote e prejudicar o café; mas também não tenho nenhum resultado científico ou experimental próprio pra falar com certeza. Acho que dá pra você deixar o café moído pro pessoal na sua casa usar, mas na minha opinião depois de algumas horas já não é a mesma coisa mesmo. De qualquer forma vai ser bem melhor que esses cafés "tradicionais" aí, né. A melhor forma de guardar seria a vácuo. Um abraço! PS: na próxima compra de nespresso peça o Bukeela Lungo 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marco Postado 21 Agosto 2017 Autor Denunciar Share Postado 21 Agosto 2017 Obrigado pela ajuda e dica @Freedom Force Uma última (rs) dúvida com relação ao armazenamento: comprei uma quantidade de café do Mário que estimo consumir em 1 mês, mesmo nesse caso é melhor congelar ? Abs P.s.: seguindo o registro de "um bom café para iniciante", deixo aqui minha impressão sobre a Pressca : http://forum.clubedocafe.net/topic/5078-pressca-alguém-conhece/?do=findComment&comment=191258 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Freedom Force Postado 21 Agosto 2017 Denunciar Share Postado 21 Agosto 2017 Normalmente eu deixo fora do congelador o que vou consumir até 1 mês da data da torra do grão. Se recebi o grão com 2 semanas de torra, e tem quantidade pra um mês, eu congelaria metade e deixaria metade fora. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas