Ir para conteúdo

Portafilter diferente?


Postagens recomendadas

Boa noite!

Estou com uma dúvida, e uma ideia, que é mais uma gambiarra(vai ser uma ainda)

 

Ví que as maquinas mais caras tem no portafiltro, o localzinho onde escorre o café(sinceramente não sei o nome)

é normalmente aquele "U" ao contrario, e que é bem melhor(parece melhor) do que 2 chifrinhos da minha Chef Crema

 

a minha duvida é, muda alguma coisa? além de ser mais bonito(na minha cabeça)

 

Outra questão é:

desde que não há como usar outro portafiltro na minha Silver, posso fazer a gambiarra de colocar essa 'peça'?

Pois achei o portafiltro pra vender, numa assistencia técnica, e to pensando em comprar pra fazer um naked, ou até mesmo essa do U

só o cachimbo tá uns 40 reais..e a principio eu só queria fazer o naked(preciso parar e pensar se vai dar pra fazer mesmo...)

 

 

 

Obrigads

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bico...

 

Não faz muita diferença. Acho que faz mais diferença o porta-filtro aberto, ao menos o visual ajuda a diagnosticar problemas.

 

Há quem diga que o portafiltro aberto (ou pelado, naked, bottomless) ajuda a preservar a crema, já que depois do filtro o café não entra em contato com mais nada até chegar na xícara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse bico do link que o Victor mandou, é o que eu quero...

 

Pensei em soldar a rosa que tem ali, no porta filtro, e daí rosquear mesmo... será que tem solda que 'pegue e aguente'? teria que pedir pra alguém fazer...

 

Estou pra sair de férias, e como não tenho nada programado, vou comprar o portafiltro e correr atrás dessas coisinhas...

Vou correr nas assistencias ver se não tem algum bico desse perdido, e se achar vou fazer minhas exps.

se não der certo... "corto" o fundo e "mando pó"... só preciso pensar melhor no pegador, não sei se vai rolar mto bem...

 

alguém tem mais uma ideia gambiarra pra eu me ocupar nas ferias?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez seja mais fácil arranjar algum porta-filtro que tem as abas nessa posição (a maioria) e adaptar diminuindo as abas. O portafiltro da Elektra já começa com abas pequenas, mas é caro pacas.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Marcio.

 

Aproveite que sua Silver usa PF de 58mm, medida amplamente disponível em centenas de máquinas comerciais de diversas máquinas. Arrume um PF desses comerciais e terá só o trabalho de lixar as abas, ou talvez sequer precise disso.

 

De quebra você ganha não só o bico que deseja como também um PF com massa maior (geralmente de latão cromado) e portanto maior estabilidade térmica.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprar portafiltro pode ser bem divertido...

 

Tempos atrás comprei um bottomless 58mm pra minha Gaggia, só que comprei o da Astoria porque o da Gaggia tava em falta. Encaixa na boa, as abas são do tamanho certo e o ângulo do cabo é o mesmo. Mas, descobri depois, as abas ficam 0,5mm para cima. Resultado? Nenhum dos meus filtros dá pressão suficiente na gaxeta (anel de vedação) do grupo, então não deu pra usar direito (escorre água por fora). Bolei uma gambiarra que resolveu (fiz um anel de aço para colocar entre o filtro e o portafiltro), mas deu um trabalhão acertar o funcionamento.

 

Minha recomendação para evitar todo drama de fazer gambiarra: se for levar apenas o portafiltro pra procurar um "compatível", leve também um paquímetro bem preciso pra conferir as medidas e procure por 100% de coincidência em todas medidas relevantes. Ou leve a máquina inteira e teste o encaixe na hora, pra ver se tá tudo OK.

 

Boa sorte e boas férias!

 

Cabral

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Vendo aqui, parando pra pensar em qualquer coisa, teria que mudar o local onde tem o 'pegador' pq ele será 'comido' na metade se for deixa-lo naked, mas é coisa pra se pensar mais a frente...

 

Moçada boa noite.

 

Uma dúvida, meu porta-filtro não tem essa parte central preta não.....olhando por cima aparece só o metal injetado com uns canais em alto relevo, serás que veio faltando?

 

Faz alguma diferença?

 

Seguem umas fotos para darem uma olhada e ver se está tudo bem...rsrs

 

Grande abraço.

 

Wagner

 

 

DSC04497.jpg

 

 

DSC04496.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Wagner, até onde sei a pecinha preta plástica faz parte do conjunto porta-filtro/filtro pressurizados. Entendo que se você for usar filtro despressurizado tenha mesmo que removê-la.

 

Para revitalizar o PF tem que usar os detergentes específicos (Cafiza ou Joe Glo). Dilua um pouquinho de um deles em uma tigela funda e coloque o PF de molho por um bom tempo (não coloque o cabo plástico nesta imersão, apoie o PF com o cabo para fora). Ponha o filtro de molho junto.

 

Depois enxague MUITO bem, para não ficarem resquícios de sabão e prejudicar suas extrações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Anita, mais uma vez me salvando a pele...rsrs...

 

É como já estou utilizando (e apanhando muuuiitooo...) o não pressurizado que peguei com o Alexandre perguntei mesmo por uma questão de curiosidade, pois até sem tamper e colher dosadora a minha Chef veio....daí já peguei um filtro duplo da Rancilio e um tamper da Ratteware tbm.

 

Então vou aproveitar e comprar hoje mesmo o Joe Glo.....

 

Bj

 

Wagner

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É impressionante como as dúvidas sempre são as mesmas da maioria de todos nós acreditem se quiser que hoje mesmo pensei em fazer um tópico sobre o mesmo assunto queria muito colocar outro PF na minha chef crema também, e olha que a minha opinião também é a mesma acho que é esteticamente muito mais bonito para a máquina...vou acompanhar o tópico porque também quero transformar a minha em despressurizada mas não quero mexer na originalidade dos componentes dela...sou exigente com essas coisas...mas outro PF posso comprar para colocar e fazer algumas alterações para brincar e lógico vai ficar uma peça muito mais bonita...e sem dúvida o latão vai preservar mais o calor na hora da extração, aproveitando estava lendo no tópico da Chef Crema que os PF da Rancilio se não me engano cabem nela...me corrijam se eu estiver errado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há mas mesmo assim tem a questão da customização e tal...não tem preço...No ebay tem alguns modelos que são até mais em conta precisaria ver se os mais em conta são os que teoricamente dariam certo né....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edson, o filtro não pressurizado da Rancilio serve na Chef Crema, só que não "trava" no porta-filtro como o pressurizado de fábrica, aquela "mola" não segura ele, e fica um pouco mais duro na hora de travar na máquina.

E dá-lhe aprender tudo de novo, no meu caso nem deu tempo....em 15 dias o filtro que comprei do Alexandre e o tamper da Rattleware j´estavam em casa " estragando" o cafés...na verdade eu né?

 

Abç e bom fim de semana a todos!!!

 

Wagner

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom mas legal saber que serve sem problemas quando estiver já expert nos meus Shot's na pressurizada vou despressurizar ela e sei que não vai ser difícil já que os filtros servem sem problemas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 years later...

Justo é esse meu medo Cabral, eu penso em levar a maquina toda, e testar na hora o funcionamento também(na medida do possível)...

 

Obrigado

Oi, Ramon, tudo bem? Você conseguiu adaptar um porta filtro pra fazer seu naked?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...