Ir para conteúdo

Calibrando o moedor


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Valeu Rodrigo este vídeo irá me ajudar bastante com o meu mazzer, porém tenho duas duvídas :

1- Qual a vantagem de calibrar o moinho ?

2- Quando está se calibrando o moinho vc dever girar o ajuste até ouvir o som das mós se encostando e depois voltar um pouco. Mas no momento em que as mós se tocam isso não poderá prejudicá-las ?

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

O Márcio já disse o procedimento correto.

Só acrescento que, para os moinhos de meu uso, marco este ponto do começo do ruído como ponto "zero" com o uso de fita adesiva "mágica" da 3M que não deixa resíduos de cola quando retirada.

O tutorial em pdf anexado traz a rotina de ajuste para o Rancilio Rocky. Dependendo do modelo de moinho, poderá variar a maneira de desmontar e montar, mas servirá como guia para a maioria dos moinhos de discos de lâminas, especialmente no que trata do ajuste de calibração.

As fotos são também de um Rocky.

 

É bom notar que este procedimento deve ser feito após a limpeza rotineira do moinho, pois há alteração dos pontos de moagem, quando limpo e livre dos resíduos de café.

 

 

Ajuste de ponto zero real.pdf

 

7868518620_8909a287d6.jpg7868515790_a64d5b85d7.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O barulho é das mós levemente encostando. Por isso é começar a ouvir e já voltar.

 

Márcio.

Mas no vídeo elas estavam longe de terem sido encostadas levemente rsrsrsrs. De qualquer jeito mesmo encostando as mós só de leve com o tempo isso não pode causar problemas ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ali ela foi com muita vontade, o Mazzer é duro pela maneira como ele fixa a regulagem. Mas pode ser mais cuidadoso e ouvir um barulho sutil de metal com metal. Ainda assim, no vídeo ela não danificou as mós e só forçando mais é que vai pegar para valer e provavelmente travar o motor.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade qualquer contato de duas superfícies de igual dureza pode causar potenciais danos, mas claro que existem formas e formas de se encostar as mós. O procedimento descrito acima se executado apenas quando necessário e sem força excessiva não chega a causar grandes danos. As mós devem se tocar apenas de leve, só uma raspadinha básica mesmo.

 

Depois disso marca-se o zero justamente para não se trafegar por aquela zona sem necessidade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As mós, imagino que virem em sentido tal, que não propiciem o engate de uma com a outra como uma engrenagem. Já o contato sem o engate, considerando que sejam superfícies com tratamento térmico, seria como um rolamento onde superfícies metálicas trabalham em alta rotação com carga e sem desgastes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calibrar o moinho no grito, ou na mão conforme o Alexandre instruiu deve dar uma diferença de 1/4 , ou seja se ia ficar no 4 vai ficar no 4 e 1/4. Ou seja eu calibrei como instruído pelo Alexandre.

É que não entendi muito bem o jeito que o Alexandre faz, ele ao invés de girar a regulagem do moinho enquanto funciona ele faz isto com o moinho desligado até as mós se encostarem ? ai depois é so voltar um pouco a regulagem e marcar o ponto de encontro como zero com uma fita ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu regulo assim:

Vou fechando as mós até encostarem,aquele é o ponto zero.

Normalmente no meu moinho coloco o "zero" do marcador uns 2 pontos acima do zero real.O meu moinho tem um parafuso que trava impedindo de passar do ponto desejado.

O importante é as mós não estarem se pegando, o melhor jeito de regular é girar na mão mesmo pra ver onde encostam.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ao invés de girar a regulagem do moinho enquanto funciona ele faz isto com o moinho desligado até as mós se encostarem ? ai depois é so voltar um pouco a regulagem e marcar o ponto de encontro como zero com uma fita ?

 

Salve Rodrigo.

 

Exatamente isso. Desmonto o compartimento de grãos, Desenrosco a plataforma do disco superior. Procedo a limpeza do moinho. Re enrosco a plataforma superior até o máximo que é quando os discos estão encostados. Retrocedo o disco superior apenas o suficiente para o disco inferior girar livre de contato. Aí atribuo este ponto como sendo o "zero". Remonto as partes e marco em fita adesiva, ao menos 4 pontos mais folgados como o limite de segurança para funcionamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas ainda ninguém me respondeu. É realmente necessário calibrar o moinho toda vez que desmontarmos ele para a limpeza? E qual é o problema que um moinho desregulado pode apresentar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...