Rodrigoks Postado 13 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 13 Setembro 2012 Como limpar e calibrar o Mazzer, Macap, Rancilio, Compak... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 13 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 13 Setembro 2012 Valeu Rodrigo este vídeo irá me ajudar bastante com o meu mazzer, porém tenho duas duvídas : 1- Qual a vantagem de calibrar o moinho ? 2- Quando está se calibrando o moinho vc dever girar o ajuste até ouvir o som das mós se encostando e depois voltar um pouco. Mas no momento em que as mós se tocam isso não poderá prejudicá-las ? Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 13 Setembro 2012 Autor Denunciar Share Postado 13 Setembro 2012 Tua pergunta, especialmente a 2, é minha dúvida também. Certamente que alguém esclarecerá para nós, né, Alexandre? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 13 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 13 Setembro 2012 O barulho é das mós levemente encostando. Por isso é começar a ouvir e já voltar. Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 13 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 13 Setembro 2012 Salve. O Márcio já disse o procedimento correto. Só acrescento que, para os moinhos de meu uso, marco este ponto do começo do ruído como ponto "zero" com o uso de fita adesiva "mágica" da 3M que não deixa resíduos de cola quando retirada. O tutorial em pdf anexado traz a rotina de ajuste para o Rancilio Rocky. Dependendo do modelo de moinho, poderá variar a maneira de desmontar e montar, mas servirá como guia para a maioria dos moinhos de discos de lâminas, especialmente no que trata do ajuste de calibração. As fotos são também de um Rocky. É bom notar que este procedimento deve ser feito após a limpeza rotineira do moinho, pois há alteração dos pontos de moagem, quando limpo e livre dos resíduos de café. Ajuste de ponto zero real.pdf Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 13 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 13 Setembro 2012 O barulho é das mós levemente encostando. Por isso é começar a ouvir e já voltar. Márcio. Mas no vídeo elas estavam longe de terem sido encostadas levemente rsrsrsrs. De qualquer jeito mesmo encostando as mós só de leve com o tempo isso não pode causar problemas ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 13 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 13 Setembro 2012 Ali ela foi com muita vontade, o Mazzer é duro pela maneira como ele fixa a regulagem. Mas pode ser mais cuidadoso e ouvir um barulho sutil de metal com metal. Ainda assim, no vídeo ela não danificou as mós e só forçando mais é que vai pegar para valer e provavelmente travar o motor. Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 13 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 13 Setembro 2012 Na verdade qualquer contato de duas superfícies de igual dureza pode causar potenciais danos, mas claro que existem formas e formas de se encostar as mós. O procedimento descrito acima se executado apenas quando necessário e sem força excessiva não chega a causar grandes danos. As mós devem se tocar apenas de leve, só uma raspadinha básica mesmo. Depois disso marca-se o zero justamente para não se trafegar por aquela zona sem necessidade... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 13 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 13 Setembro 2012 As mós, imagino que virem em sentido tal, que não propiciem o engate de uma com a outra como uma engrenagem. Já o contato sem o engate, considerando que sejam superfícies com tratamento térmico, seria como um rolamento onde superfícies metálicas trabalham em alta rotação com carga e sem desgastes. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 13 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 13 Setembro 2012 Salve É mais seguro e garantido fazer manualmente com o moinho desligado, como no tutorial. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 14 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 14 Setembro 2012 Então fiquei na dúvida : é melhor ( ou menos ruim ) deixar o moinho descalibrado ou calibrá-lo tomando cuidado para encostar as mós apenas de leve ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 14 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 14 Setembro 2012 Calibrar o moinho no grito, ou na mão conforme o Alexandre instruiu deve dar uma diferença de 1/4 , ou seja se ia ficar no 4 vai ficar no 4 e 1/4. Ou seja eu calibrei como instruído pelo Alexandre. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 14 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 14 Setembro 2012 Calibrar o moinho no grito, ou na mão conforme o Alexandre instruiu deve dar uma diferença de 1/4 , ou seja se ia ficar no 4 vai ficar no 4 e 1/4. Ou seja eu calibrei como instruído pelo Alexandre. É que não entendi muito bem o jeito que o Alexandre faz, ele ao invés de girar a regulagem do moinho enquanto funciona ele faz isto com o moinho desligado até as mós se encostarem ? ai depois é so voltar um pouco a regulagem e marcar o ponto de encontro como zero com uma fita ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafa Rocks Postado 14 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 14 Setembro 2012 Eu regulo assim: Vou fechando as mós até encostarem,aquele é o ponto zero. Normalmente no meu moinho coloco o "zero" do marcador uns 2 pontos acima do zero real.O meu moinho tem um parafuso que trava impedindo de passar do ponto desejado. O importante é as mós não estarem se pegando, o melhor jeito de regular é girar na mão mesmo pra ver onde encostam. Valeu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 14 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 14 Setembro 2012 ao invés de girar a regulagem do moinho enquanto funciona ele faz isto com o moinho desligado até as mós se encostarem ? ai depois é so voltar um pouco a regulagem e marcar o ponto de encontro como zero com uma fita ? Salve Rodrigo. Exatamente isso. Desmonto o compartimento de grãos, Desenrosco a plataforma do disco superior. Procedo a limpeza do moinho. Re enrosco a plataforma superior até o máximo que é quando os discos estão encostados. Retrocedo o disco superior apenas o suficiente para o disco inferior girar livre de contato. Aí atribuo este ponto como sendo o "zero". Remonto as partes e marco em fita adesiva, ao menos 4 pontos mais folgados como o limite de segurança para funcionamento. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 14 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 14 Setembro 2012 Mas ainda ninguém me respondeu. É realmente necessário calibrar o moinho toda vez que desmontarmos ele para a limpeza? E qual é o problema que um moinho desregulado pode apresentar ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 14 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 14 Setembro 2012 O problema é você não ter a moagem mais fina se deixar a escala muito pra cima, ou ainda, se deixar a escala muito pra baixo, regular para moer mais fino e sem perceber chegar no zero. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas