JoaoW Postado 26 Janeiro 2018 Denunciar Share Postado 26 Janeiro 2018 @Jonas Felipe , que moagem usas na moka? Eu faço bem fininha, aí não tem muitos fines. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisboa Santos Postado 26 Janeiro 2018 Denunciar Share Postado 26 Janeiro 2018 1 hora atrás, JoaoW disse: @Jonas Felipe , que moagem usas na moka? Eu faço bem fininha, aí não tem muitos fines. Hã?! vc quis dizer que faz bem "grossinha", né? pois bem fininha só tem fines... ou vc peneira um pouco destes fines? 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JoaoW Postado 26 Janeiro 2018 Denunciar Share Postado 26 Janeiro 2018 Tsss é é, é que no Hario Slim fica melhor nas moagens mais finas, mais consistente, foi o que quis dizer rs 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
EduardoAlemao Postado 26 Janeiro 2018 Denunciar Share Postado 26 Janeiro 2018 Jonas, compraste kruve nesse site postado anteriormente? Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jonas Felipe Postado 26 Janeiro 2018 Autor Denunciar Share Postado 26 Janeiro 2018 [mention]JoaoW[/mention] tentei reduzir mas não a ponto de chamar de “fininho”, fiquei com medo do negócio explodir... vou tentar reduzir um pouco mais e ver o que acontece. no teste que citei usei granulometria pra V60. obrigado pela dica! [mention]EduardoAlemao[/mention] isso, no próprio site da marca. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisboa Santos Postado 26 Janeiro 2018 Denunciar Share Postado 26 Janeiro 2018 Ainda off-toppic, mas para matar a discussão, eu já fiz várias vezes bem fininho mesmo na moka mas uso em torno de 9g de pó na genérica (capacidade de 23g de pó ou 295g de água no reservatório), e ainda uso um filtro metálico para AP, o Premium da Altura de 63µm, a xícara fica mais limpa que o normal mokense (só a tradicional e leve borrinha, mas sem particulados)... até hoje não explodiu! Se quiser poste no tópico "Moka: como eu faço" que podemos continuar lá. ATENÇÃO: Como envolve moagem fina, relembro minha mensagem de advertência, feita em um tópico de 2014 do Igor: "Minha Extração Fracassada - A moka explosiva".http://forum.clubedocafe.net/topic/2097-minha-extração-fracassada-a-moka-explosiva/?do=findComment&comment=190704 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jonas Felipe Postado 26 Janeiro 2018 Autor Denunciar Share Postado 26 Janeiro 2018 [mention]Lisboa Santos[/mention] que loucura... rs. obrigadoEnviado do meu iPhone usando Tapatalk 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
EduardoAlemao Postado 27 Janeiro 2018 Denunciar Share Postado 27 Janeiro 2018 Alguém usa o md40 para moer v60? Quantos steps usa?Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jonas Felipe Postado 27 Janeiro 2018 Autor Denunciar Share Postado 27 Janeiro 2018 pergunta básica do dia: quando a hario recomenda, por exemplo, 15g de café para 150g de água, esses 150g são na balança ou na xícara? 150g de água na balança considera a água absorvida pelo filtro e pó, sobra para a xícara talvez uns 120g de café coado.como funciona o cálculo?Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lunatico Postado 27 Janeiro 2018 Denunciar Share Postado 27 Janeiro 2018 pergunta básica do dia: quando a hario recomenda, por exemplo, 15g de café para 150g de água, esses 150g são na balança ou na xícara? 150g de água na balança considera a água absorvida pelo filtro e pó, sobra para a xícara talvez uns 120g de café coado.como funciona o cálculo?Enviado do meu iPhone usando TapatalkJonas, a proporção "padrão" que eu vejo boa parte das pessoas adotarem e 1 pra 16 (1 grama de cafe pra 16 g de água). No entanto no café tudo depende do seu paladar, eu faço com 1 pra 15. A qualidade é medida na hora da extração com a balança, interrompendo o despejo da água quando atingir a quantidade desejada.De café, pronto na xícara, a quantidade será menor devido a absorção de água pelo pó. Enviado de meu LG-H818 usando Tapatalk 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jonas Felipe Postado 27 Janeiro 2018 Autor Denunciar Share Postado 27 Janeiro 2018 @Lunatico achei um vídeo oficial da hario, sobre o drip scale. Eles zeram a balança após o blooming... eu não tenho certeza se essa é a forma com maior precisão para padronizar o café... Comentei ali em cima sobre não sentir falta da balança, o pessoal foi tão enfático em falar sobre ela ser essencial que acabei investindo um tempo maior nesse estudo, sempre vale ouvir o pessoal daqui. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jonas Felipe Postado 27 Janeiro 2018 Autor Denunciar Share Postado 27 Janeiro 2018 passada a questão básica acima, e sobre a força inercial de coriolis? deveriam os adeptos do v60, com residência brasileira, despejar a água em sentido anti-horário, apesar da espiral do suporte v60 estimular o contrário? essa aqui acho que é pro @Lisboa Santos, esse maluco além de peneirar os grãos, usa aspirador de pó... rs... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luis Paulo Postado 27 Janeiro 2018 Denunciar Share Postado 27 Janeiro 2018 @Jonas Felipe, zerar a balança ou não, tanto faz... talvez pode facilitar alguma coisa pra quem usa receita com uma quantidade x de despejo no blooming e y após. Balança nem é essencial, mas é o mais fácil pra conseguir uma BR consistente em todo preparo... o que daria pra fazer usando recipientes volumétricos, mas dá mais trabalho. Sobre força inercial de coriolis, em sistemas pequenos o efeito é simplesmente insignificante perto do efeito do formato e irregularidades dos recipientes. Eu vi uma demonstração disso, acho que uma parceria dos canais Veritasium e Smarter Every Day no Youtube. 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas