Jonas Felipe Postado 27 Dezembro 2017 Denunciar Share Postado 27 Dezembro 2017 Existe alguma técnica pra evitar que se forme uma “bolha” ao jogar a água? Raramente eu consigo com que o filtro fique 100% colado ao suporte. Como vocês fazem? Enviado do meu iPhone usando Tapatalk 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisboa Santos Postado 27 Dezembro 2017 Denunciar Share Postado 27 Dezembro 2017 Depois de escaldar o filtro você pode aderi-lo à parede com cuidado para não se queimar (com os dedos, ou uma colher). Bolhas de ar (ou simplesmente ar) entre o filtro e a parede não é de todo ruim, haja vista que o desenho do Hario visa justamente manter o filtro ligeiramente afastado da parede do PF. Sem falar no Kalita Wave, cuja proposta é manter o filtro mais radicalmente afastado da parede, justamente para permitir uma maior (e supostamente melhor) vazão do café já extraído. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jonas Felipe Postado 27 Dezembro 2017 Autor Denunciar Share Postado 27 Dezembro 2017 @Lisboa depois que se forma é impossível de acertar, o filtro fica com um raio diferente do suporte. não sei se é uma peculiaridade do 01, mas a não ser que o filtro fique na altura exata, ou ele sobra ou ele falta, o que gera rugas ou “bolhas”. precisa de muita sorte pra grudar 100%.na prática parece que realmente não interfere na extração, mas e o TOC? rs.Enviado do meu iPhone usando Tapatalk 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
helderbarreto Postado 27 Dezembro 2017 Denunciar Share Postado 27 Dezembro 2017 Jonas, acho que depois que você despeja a água, pelo próprio peso dela isso deve ser sanado. Não acho que seja algo a se preocupar. Converse com seu eu interior e fale para seu TOC relaxar heheheheh 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisboa Santos Postado 27 Dezembro 2017 Denunciar Share Postado 27 Dezembro 2017 @Jonas Felipe relax! Vc esta fazendo a dobrinha (daquela parte dupla. mais grossa) na lateral antes de encaixar o PF? Pela foto parece que sim... Já vi isso em vários vídeos (um deles de um japonês), mas não tô achando agora.... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jonas Felipe Postado 27 Dezembro 2017 Autor Denunciar Share Postado 27 Dezembro 2017 estou dobrando sim @Lisboa.vou inventar uma técnica e divido aqui com vocês, rs.testes sem sucesso que já fiz:1- escaldar o filtro com a parte da dobra virada para minha frente (recebendo o primeiro jato do gooseneck);2- escaldar a parte central antes das laterais e ir subindo em direção à superfície;3- forçar com a mão o filtro para baixo no início do despejo da água;4- girar o suporte enquanto despejo a água;Enviado do meu iPhone usando Tapatalk 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisboa Santos Postado 27 Dezembro 2017 Denunciar Share Postado 27 Dezembro 2017 Esse @Jonas Felipe é pior que eu! Talvez... quem sabe... pode ser que minha única e ligeira vantagem é que (acho) não tenho TOC, TOC, TOC! (só esse do 3). 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
riozebratubo Postado 27 Dezembro 2017 Denunciar Share Postado 27 Dezembro 2017 Oi, Jonas. É muito bom ler isso de outras pessoas, acontece comigo também. Já testei também as suas 4 coisas, não nessa ordem, e parei na 2 e fiquei com ela porque achei que diminuía o problema. Agora já não sei. É bom ler essas coisas! Incluo na sua lista: 5 - dobrar o filtro o mais próximo possível da 'costura' (baseado na hipótese de que falta papel pra aumentar o diâmetro). Nenhum sucesso com isso também. Existem duas formas de dobrar: dobrar com o filtro fechado ou abri-lo, posicionar a dobra no meio e vincar só um lado. Não vi diferença entre elas até hoje. Minha hipótese atual é de que os próprios porta-filtros têm erros de precisão na fabricação. Ainda pretendo medi-los com a precisão necessária. A hipótese eu formulei porque já troquei de pacotes de filtros, já pedi filtros emprestados de outros pacotes, e nada. Mas seria ótimo ouvir outras experiências de outras pessoas. Mais gente já passou por isso com regularidade? Abraço! 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 28 Dezembro 2017 Denunciar Share Postado 28 Dezembro 2017 Fácil de evitar. Molhe o filtro antes com água fria* (despeje água fria no filtro dentro do PF e "chacoalhe" á água pelo filtro e então deixe escorrer tudo). Depois ponha o PF com filtro sobre o bule/xícara e escalde normalmente. Vcs complicam muito as coisas... *: Nos filtros antigos da Hario a vantagem era que assim se lavava aquele talco que vinha junto nos filtros. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
riozebratubo Postado 30 Dezembro 2017 Denunciar Share Postado 30 Dezembro 2017 Tava cético, mas olha, funcionou já algumas vezes. Obrigado! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 30 Dezembro 2017 Denunciar Share Postado 30 Dezembro 2017 Falei. Sou ardoroso fã do KISS principle . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jonas Felipe Postado 3 Janeiro 2018 Autor Denunciar Share Postado 3 Janeiro 2018 @LUW você está dizendo basicamente que se molharmos o filtro com água fria antes (já dentro do suporte), ele não faz “bolha”, é isso? não tenho certeza se entendi suas instruções mas vou testar amanhã...Enviado do meu iPhone usando Tapatalk 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 3 Janeiro 2018 Denunciar Share Postado 3 Janeiro 2018 Isso! Antes de começar toda a cafeinagem, ponha o filtro no PF e despeje água fria dentro. Deixe escorrendo enquanto vc vai preparando água e café, e depois é só escaldar normalmente. 2 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jonas Felipe Postado 3 Janeiro 2018 Autor Denunciar Share Postado 3 Janeiro 2018 @LUW funcionou. cacete... eu nunca teria pensado em fazer isso! muito obrigado.caso resolvido turma.Enviado do meu iPhone usando Tapatalk 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas