r.lima Postado 14 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 14 Setembro 2012 Olá pessoal ontem estava me perguntado qual o método mais eficiente de se preparar um cappuccino em máquinas single boiler, principalmente em máquinas com panarello. Pois quando se vaporiza o leite antes, até que vc faça o temp. surfing para baixar a temperatura do boiler e fazer a extração o leite acaba ficando sem "espuma", além do leite perder calor mais rápido que o café ; mas nada que irá deixar o meu cappuccino frio. Agora se fizer a extração antes de vaporizar o leite tenho que esperar o boiler esquentar para usar o steamer o que demora mais do que esperar ele esfriar fazendo o temperature surfing, mas ao mesmo tempo que demora mais para o boiler esquentar o café parece demorar mais a esfriar o que no final resulta em um cappuccino levemente mais quente, porém no final este método acaba levando um pouco mais de tempo de preparo. E vocês propietarios de single boiler ( principalmente de gaggias e saecos que usam o panarello ) o que fazem antes : Vaporizar-Extração / Extração-Vaporizar Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 14 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 14 Setembro 2012 Extrair-Vaporizar, sem dúvida alguma. No meu caso, uns 20s depois da extração já estou em condições de vaporizar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 14 Setembro 2012 Autor Denunciar Share Postado 14 Setembro 2012 Extrair-Vaporizar, sem dúvida alguma. No meu caso, uns 20s depois da extração já estou em condições de vaporizar. Ainda não cronometrei quanto tempo a poemia leva para aquecer mas também não demora muito.Também concordo com você Extrair-vaporizar é a melhor opção, mas talvez no caso de propietários de silvia por exemplo talvez seja melhor vaporizar antes, não sei nunca tive contato com máquinas deste tipo antes. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Juliano dalmagro Postado 14 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 14 Setembro 2012 Tenho em casa uma Saeco Talea Giro Super automática, para minha esposa. Faço extração seguida de vaporização com intervalo de 30s para o vapor. Sendo que a vaporização leva em média 1:30m. Uso normalmente uma xícara pré-aquecida. Tenho obtido bons resultados desta forma. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eduardo Postado 14 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 14 Setembro 2012 Eu extraio e depois vaporizo, porém, enquanto extraio já ligo a tomada da vaporização para ligar o boiler. Além disso, deixo a xícara com café no aquecedor em cima da máquina. Funciona razoavelmente bem! Tem alguns vídeos na internet que vaporizam antes, mas daí tem que ficar chacoalhando o pitcher para não separar o leite... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Simone L. Postado 24 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 24 Setembro 2012 Extrair e vaporizar depois, sem dúvida. Faço isso na Gaggia e acho a situação mais lógica: subir a temperatura durante o preparo do cappuccino ao invés de abaixá-la. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas