Ir para conteúdo

Extração-vaporizar vs vaporizar-extração


r.lima

Postagens recomendadas

Olá pessoal ontem estava me perguntado qual o método mais eficiente de se preparar um cappuccino em máquinas single boiler, principalmente em máquinas com panarello. Pois quando se vaporiza o leite antes, até que vc faça o temp. surfing para baixar a temperatura do boiler e fazer a extração o leite acaba ficando sem "espuma", além do leite perder calor mais rápido que o café ; mas nada que irá deixar o meu cappuccino frio. Agora se fizer a extração antes de vaporizar o leite tenho que esperar o boiler esquentar para usar o steamer o que demora mais do que esperar ele esfriar fazendo o temperature surfing, mas ao mesmo tempo que demora mais para o boiler esquentar o café parece demorar mais a esfriar o que no final resulta em um cappuccino levemente mais quente, porém no final este método acaba levando um pouco mais de tempo de preparo. E vocês propietarios de single boiler ( principalmente de gaggias e saecos que usam o panarello ) o que fazem antes : Vaporizar-Extração / Extração-Vaporizar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Extrair-Vaporizar, sem dúvida alguma. No meu caso, uns 20s depois da extração já estou em condições de vaporizar.

Ainda não cronometrei quanto tempo a poemia leva para aquecer mas também não demora muito.Também concordo com você Extrair-vaporizar é a melhor opção, mas talvez no caso de propietários de silvia por exemplo talvez seja melhor vaporizar antes, não sei nunca tive contato com máquinas deste tipo antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho em casa uma Saeco Talea Giro Super automática, para minha esposa. Faço extração seguida de vaporização com intervalo de 30s para o vapor. Sendo que a vaporização leva em média 1:30m. Uso normalmente uma xícara pré-aquecida. Tenho obtido bons resultados desta forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu extraio e depois vaporizo, porém, enquanto extraio já ligo a tomada da vaporização para ligar o boiler.

Além disso, deixo a xícara com café no aquecedor em cima da máquina.

Funciona razoavelmente bem!

Tem alguns vídeos na internet que vaporizam antes, mas daí tem que ficar chacoalhando o pitcher para

não separar o leite...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Extrair e vaporizar depois, sem dúvida. Faço isso na Gaggia e acho a situação mais lógica: subir a temperatura durante o preparo do cappuccino ao invés de abaixá-la. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...