Ir para conteúdo

Clube das Máquinas Gaggia.


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Myamoto,

 

Tenho o braço da Silvia na minha gaggia classic e as duas ponteiras, uma com um furo e a outra com 3. A com 3 é bem mais difícil de controlar. A vaporização nela é muito rápida e violenta. Qualquer vacilada e já era. Sugiro que vc comece com a de um e depois tente a de 3.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, pessoal,

depois de ler quase todos os post desde o início deste fórum, e ficar muito impressionada com o quanto vocês entendem de espresso, e de Gaggias, resolvi me inscrever pra compartilhar minhas dúvidas e, quem sabe, solucioná-las.

Eu trouxe uma Gaggia da Itália há muito tempo atrás, era um modelo Baby, vermelha, linda. Usei esta máquina sem filtro pressurizado por muitos anos (nem sabia da existência deles na época), e tinha um espresso razoável. Mas não cuidava da máquina, não sabia que tinha que descalcificar, não fazia absolutamente nada do que vocês ensinam aqui. Como depois eu fiquei sem usá-la por um bom tempo ela parou de funcionar. Levei numa assistência técnica aqui de Brasília mas não teve jeito, ela simplesmente morreu. Calcificou completamente.

Agora, depois de uns anos sem espresso em casa, decidi comprar outra Gaggia e estou em dúvida entre a Baby Class e a Baby Twin. Lendo os post, tanto aqui quanto no htforum, eu tive a impressão de que a Baby Twin dá mais problemas que a Baby Classic. Qual é a diferença entre as duas? Quando vcs falam da Classic se referem à Gaggia Classic ou à Gaggia Baby Classic (ou não tem diferença entre elas)? Se, pelo que eu entendi, a Gaggia Twin não vem com a OPV, porque não dar preferência para a Baby Classic (assim não precisa fazer a troca depois)? Vi também, se não me engano, que a Baby Twin dá pra fazer capuccino. E a outra, não dá? Tem alguma diferença no bico vaporizador (pannarello) de uma pra outra? A meu ver, o que faz um capuccino é o pannarello, não é?

Desculpem essa enxurrada de perguntas, mas é que eu venho lendo os posts há muitos dias, e fui acumulando perguntas pra fazer. Agradeço se puderem me ajudar.

Cássia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu iria de twin. A vaporização dela é muito boa por usar um termobloco. As outras são boas tb, mas tem que trocar o paranelo para começar a se aperfeiçoar de verdade.

A twin é mais completa tb, possui mais recursos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cássia, vamos devagar. Foram muitas perguntas.

 

Primeiro, cuidado! Não confunda Gaggia Baby Class com Gaggia Classic.

 

Em relação a Baby Class e Baby Twin, é que a Twin possui termobloco para vapor. Ou seja, a vaporização é independente da extração. No caso da Class, você após a extração você precisa esperar a caldeira esquentar para poder vaporizar. Nada muito demorado, mas mesmo assim precisa esperar.

 

Ambas são capazes de fazer cappuccinos. E quem faz o cappuccino não é o pannarello. É o vapor! :P Em ambas as Gaggias, o braço de vapor possui o pannarello para vaporizar o leite.

 

Resumo, qualquer uma das duas vai te atender muito bem, caso possua um bom moinho.

 

E por falar no assunto, já possui um?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cassia , o myiamoto tem razao , vc esta confundindo baby class com classic , a classic nao é importada pelo representante da gaggia no Brasil , vc só achará aqui para comprar 3 modelos , a gaggia color , baby class e baby twin .

Diferencas entre elas :

Twin é a mais completa e mais cara 1, 5 k reais, possui pre-infusao , programa o volume do shot , possui termobloco dedicado para o vapor e valvula solenoide

Baby class , 1, 3 k reais , nao possui termobloco e programaçao .

Color , 1k reais , nao possui termobloco , programaçao , valvula solenoide , corpo de plastico (ABS) e caldeira de maior volume e menor potencia.

Se vc usar café de qualidade com torra recente e tiver um bom moedor , qualquer uma das 3 fará bons espressos e lattes.

 

Quanto a sua duvida sobre a regulagem de opv , os 3 modelos disponiveis no Brasil vem com opv de plastico com valor fixo em 11bar.

Sugiro vc ler esse artigo do Jim Schulman sobre regular opv entre 9 ou 11 bar , vc vai perceber que isso é algo muito pessoal , subjetivo e para o usuario medio (eu por exemplo) , quase imperceptivel.

 

http://www.home-barista.com/tips/9-bar-or-11-bar-what-is-right-pump-pressure-for-espresso-machine-t24519.html.

 

 

Boa sorte na compra

 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos,

 

Acho que se encontra a Gaggia Dose por aqui também.

 

Aproveitei para corrigir meu post. Acabei fazendo confusão também. A OPV regulável é na Classic.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigada pelas respostas.

Guilherme, infelizmente eu já não tenho a Gaggia vermelha há muito tempo.

Ok, eu entendi a diferença entre a Classic e a Baby Class. Estou quase decidindo pela Twin, a única coisa que ainda pega é o tanto de posts que li de proprietários da Twin relatando problemas na máquina, inclusive com máquinas novas, compradas há pouco tempo.

Quanto ao moinho, sei que vou ter que comprar um, mas não vai dar agora. Meu irmão tem um moinho krups, que já soube que não é mto bom, portanto desisti de comprar um igual. Estou pensando num moinho manual, por enquanto. O que vcs acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos,

 

Acho que se encontra a Gaggia Dose por aqui também.

 

Aproveitei para corrigir meu post. Acabei fazendo confusão também. A OPV regulável é na Classic.

 

Myiamoto é bem possivel , eu tomei por base minha experiencia recente , em setembro quando eu comprei a twin , eu liguei para Imeltron e na epoca eles estavam importando esses 3 modelos.

 

Abs

 

C. Eduardo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem problema Cássia. Apenas fiquei com pena de ver uma boa máquina encostada. Se o defeito fosse pequeno, as vezes compensava restaurá-la.

 

Um vário ou kyocera manual é bem melhor do que um moinho de entrada. Ao menos, você terá grãos mais uniformes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No mesmo nível do Hario tem o Porlex, que alguns consideram ligeiramente superior.

 

Um tópico bom para ler é o de moinhos de até 100 reais (que agora não se acha mais por esta quantia).

 

um abraço, seja bem-vinda, Cassia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E quanto àquilo que eu falei, sobre os problemas citados aqui por usuários, apresentados com a Baby Twin, o que vcs acham?

 

 

Recentemente eu tive as mesmas duvidas que vc lendo relatos em sites americanos , eles chegam ao cumulo de em alguns sites desaconselharem a compra da twin como esse :

 

http://www.partsguru.com/GaggiaBabyClassandTwinBaby.html

 

Exageros a parte ( nesse caso muuuuuito exagero) , a class e a twin são boas maquinas e a maioria dos donos delas aqui no forum não tem tantas reclamações.

Quanto a moedor manual eu nao tenho , mas , usando os mal falados filtros pressurizados que vem com ela e usando café bom e fresco vc vai fazer espressos com crema sem problema , na verdade , com filtro pressurizado , ate usando um moedor xingling sai crema , eles foram inventados para quem nao tem um bom moedor.

 

Boa sorte na compra

 

Abs

C. Eduardo

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, Carlos Eduardo, esse é um dos sites onde li críticas às gaggia (o partsguru). Mas já estou convencida, vou comprar a Baby Twin. Quanto ao moedor, ainda vou pensar um pouco. Li os artigos sobre o Porlex, fiquei interessada, mas ao mesmo tempo penso que, se esperar um pouquinho, até o fim do ano dê pra comprar um moinho automático.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, Carlos Eduardo, esse é um dos sites onde li críticas às gaggia (o partsguru). Mas já estou convencida, vou comprar a Baby Twin. Quanto ao moedor, ainda vou pensar um pouco. Li os artigos sobre o Porlex, fiquei interessada, mas ao mesmo tempo penso que, se esperar um pouquinho, até o fim do ano dê pra comprar um moinho automático.

 

Como eu disse antes eu nunca tive um moedor manual , mas ,de moedor xingling eu entendo bem :) , mês que vem vou comprar um baratza Vario , será o quarto moedor que eu compro e o primeiro realmente bom.

Os três anteriores foram xingling ,se eu posso dar um conselho , serie este : não faça o que eu fiz , ao longo dos anos eu venho tentando economizar com o moedor , acredite não compensa.

 

A busca por um bom espresso não tem fim , no inicio vc compra uma maquina simples com filtros pressurizados e moedor barato , compra o grão de café no supermercado e fica feliz quando sai um crema fininho , com o tempo vc começa a achar o crema fino o gosto amargo e troca de maquina , não melhora muito , então passa a comprar café especial com torra recente , melhora , mas , aí vc começa a querer usar filtro despressurizados para fazer um "autentico" espresso , bom , a partir desse momento só comprando um bom moedor , e eles custam caro. :(

Sai mais barato juntar o dinheiro e comprar algo definitivo e bom , ficar contornando o problema como eu fiz só gera prejuízo e frustração , eu já tive moedor de laminas , engrenagem cônica e chata , todos ruins .

Quando vc tiver uma Twin com moedor bom e café especial de torra recente , acredite , se o espresso não ficar excelente a culpa será sua e não do equipamento. :P

 

Se vc reparar nos anúncios atuais nos EUA , eles estão vendendo a cafeteira boa , junto com um bom moedor e eles estão certos , moedor é 50% do problema.

 

abs

 

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu aprendi isto faz tempo, embora ainda de umas cabeçadas, minha filha quando tinha a idade da foto queria um tenis de amortecedor, que era dificil e caro, eu pensava: com 20 kgs precisa amortecer o que ? E lá se foram uns 3 tenis até chegar no "tenis" desejado, e assim foi para o Ipod, e parei por ai, já tem um bom tempo que vou direto ao desejado nem que para isto tenha que esperar um pouco, ou muito, rsrsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu disse antes eu nunca tive um moedor manual , mas ,de moedor xingling eu entendo bem :) , mês que vem vou comprar um baratza Vario , será o quarto moedor que eu compro e o primeiro realmente bom.

Os três anteriores foram xingling ,se eu posso dar um conselho , serie este : não faça o que eu fiz , ao longo dos anos eu venho tentando economizar com o moedor , acredite não compensa.

 

A busca por um bom espresso não tem fim , no inicio vc compra uma maquina simples com filtros pressurizados e moedor barato , compra o grão de café no supermercado e fica feliz quando sai um crema fininho , com o tempo vc começa a achar o crema fino o gosto amargo e troca de maquina , não melhora muito , então passa a comprar café especial com torra recente , melhora , mas , aí vc começa a querer usar filtro despressurizados para fazer um "autentico" espresso , bom , a partir desse momento só comprando um bom moedor , e eles custam caro. :(

Sai mais barato juntar o dinheiro e comprar algo definitivo e bom , ficar contornando o problema como eu fiz só gera prejuízo e frustração , eu já tive moedor de laminas , engrenagem cônica e chata , todos ruins .

Quando vc tiver uma Twin com moedor bom e café especial de torra recente , acredite , se o espresso não ficar excelente a culpa será sua e não do equipamento. :P

 

Se vc reparar nos anúncios atuais nos EUA , eles estão vendendo a cafeteira boa , junto com um bom moedor e eles estão certos , moedor é 50% do problema.

 

abs

 

C. Eduardo

 

Concordo com vc, por isso mesmo tendo simpatizado com o Porlex vou pensar mais. Se até o fim do ano eu puder comprar um moedor automático vi aqui no fórum que dos mais em conta vcs indicam o Gaggia MDF e o Vario. Em Brasília a voltagem é 220, pelo que entendi o Vario é só 110v. Então sobra só o MDF, que parece que ta em falta no mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Cássia, o Vario tem 2 fabricantes: a Baratza, norte-americana, que produz principalmente em 110 V, e a Mahlkönig, alemã, que fabrica em 220 V.

 

Não sei te dizer muito do Gaggia.

 

Outra opção boa é o Rocky da Rancilio, em 220 V.

 

E há opções mais em conta, da própria Baratza: o Encore, o Preciso e um outro que eu sempre esqueço o nome (e o Alex depois vem e completa). Mas estes em 110 V. Dá para usar um transformador/trafo (Thiago usa um, é meio trambolhesco, pelo menos o dele, mas resolve o problema).

 

Edit: fui lá olhar na loja, o outro é o Virtuoso.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha só eu rodei...rodei...rodei e agora estou querendo comprar algo despressurizado.....moedor ainda não porque estou obtendo bons resultados com o meu manual....mas já to me cansando por não ser muito prático....estou pensando em uma Gaggia Evolution mas ainda não tenho muitos detalhes estou reunindo informações, alguém tem alguma dica ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que tem Vario 220v sim. Consulte o Alexandre Velloso. Quanto aos moinhos pense em Vario e Preciso.

 

E Ruston.. Aumenta a cota de likes da Anita aí.. rsrs

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Cássia, o Vario tem 2 fabricantes: a Baratza, norte-americana, que produz principalmente em 110 V, e a Mahlkönig, alemã, que fabrica em 220 V.

 

Não sei te dizer muito do Gaggia.

 

Outra opção boa é o Rocky da Rancilio, em 220 V.

 

E há opções mais em conta, da própria Baratza: o Encore, o Preciso e um outro que eu sempre esqueço o nome (e o Alex depois vem e completa). Mas estes em 110 V. Dá para usar um transformador/trafo (Thiago usa um, é meio trambolhesco, pelo menos o dele, mas resolve o problema).

 

um abraço

 

Oi, Anita, entrei no site da Mahlkönig, são lindos os moinhos! Quanto ao transformador, não me agrada a ideia. De qq jeito vou dar uma olhada nestes modelos que vc sugeriu.

Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha só eu rodei...rodei...rodei e agora estou querendo comprar algo despressurizado.....moedor ainda não porque estou obtendo bons resultados com o meu manual....mas já to me cansando por não ser muito prático....estou pensando em uma Gaggia Evolution mas ainda não tenho muitos detalhes estou reunindo informações, alguém tem alguma dica ??

 

Edson eu não conheço esse modelo , mas , dando uma olhada na vista explodida dele , dá para perceber que internamente é quase igual a Baby Class , eu diria que é uma Baby class de plastico (ABS) .

Em termos de preço no EUA ela fica entre a gaggia color e a baby class.

Simplificando é uma baby class com o acabamento barateado.

 

Eu já ia esquecendo o PF é 58mm igual a todas as outras gaggia.

Quanto aos filtros eu não sei , mas , as que a Imeltron vende aqui vem com filtros pressurizados.

Filtro é barato , vc pode comprar com o Alexandre o filtro da Silvia despressurizado , com um PF de 58mm não faltará opções.

 

Espero ter ajudado

 

 

Abs

 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edson eu não conheço esse modelo , mas , dando uma olhada na vista explodida dele , dá para perceber que internamente é quase igual a Baby Class , eu diria que é uma Baby class de plastico (ABS) .

Em termos de preço no EUA ela fica entre a gaggia color e a baby class.

Simplificando é uma baby class com o acabamento barateado.

 

Eu já ia esquecendo o PF é 58mm igual a todas as outras gaggia.

Quanto aos filtros eu não sei , mas , as que a Imeltron vende aqui vem com filtros pressurizados.

Filtro é barato , vc pode comprar com o Alexandre o filtro da Silvia despressurizado , com um PF de 58mm não faltará opções.

 

Espero ter ajudado

 

 

Abs

 

C. Eduardo

 

Nossa e como me ajudou...muito obrigado mesmo estou quase fechando a negociação...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...