André de Oliveira Alves Postado 3 Fevereiro 2018 Denunciar Share Postado 3 Fevereiro 2018 Olá a TODOS! Gostaria de dizer que assim como a maioria, acredito eu neste tópico ao menos, sou iniciante e completamente amador em termos de preparar café... Um breve relato se me permitem: Eu ganhei uma CREMEIRA e uma CAFETEIRA ITALIANA de natal de minha esposa. Só que nunca tinha visto nada do tipo, porém sou muito dedicato em tudo que eu faço e comecei a ler a respeito e concomitantemente tentando preparar café e leite nesses acessórios. errei quase todos até agora, porém a medida que surgem minhas dúvidas, minha atração aumenta pela arte de preparar essa bebida já que o resultado final depende de uma boa habilidade. espero que possam contribuir respondendo minhas dúvidas e desde já agradeço e lamento , pois acho que pouco vou contribuir no início ja que minha experiência é recente. Bom, a cremeira é BIALLETI E MUITO PRÁTICA MESMO....POIS EU NÃO TENHO CONHECIMENTO ALGUM E SEGUI UM BREVE TUTORIAL E OBTIVE ÊXITO! Já a cafeteira é modelo italiana (MOKA) ,mas não é de marca conhecida... Bom vou discriminar minhas dúvidas... A RESPEITO DA MOKA: 1- Como eu disse a minha não é de marca conhecida e paguei 40 reais nela....É de AÇO INOX.Eu gostaria de saber se faz muita diferença de uma cafeteira MOKA DE ALUMÍNIO ou de MOKA INOX? 2- Ja sei que o princípio que ocorre é a percolação,mas parece bem simples....Então eu gostaria de saber se existe muita diferença entre uma MOKA "barata" e uma MOKA "cara"? Quais seriam essas diferenças ? 3- Com uma MOKA DE MARKA boa, a chance de eu errar o café diminui? Ou o "valor" do produto restringesse apenas ao material do qual ele é feito? 4-Eu fiz várias tentativas de café, usando a MOKA INOX. Na primeira tentativa, usei a MOKA seguindo tutoriais da maneira correta com relação a quantidade de café a maneira como dispõe ele no recipiente, etc....Mas usei um pó de café convencional e o resultado foi um sabor convencional, mas forte( Não mudou muito). depois eu usei um café que compra também em mercado, porem o mais caro e que estava dizendo que era INTENSO na embalagem e o resultado fou um café com aroma muito fraco, porém café ficou muito forte mesmo.... por último comprei grãos de café em um armazem e moí, usando um processador , o que não me permitiu moer completamente ele....porem o tamanho dos grãos ficou bem parecido com o do tutorial que eu seguia....Uma moagem média-fina...Resultado, café sem aroma e acabou ficando fraco... dúvida, EXISTE UM CAFÉ PRÓPRIO PARA MOKA? QUAL A MOAGEM IDEAL? Usei fogo baixo....... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Freedom Force Postado 3 Fevereiro 2018 Denunciar Share Postado 3 Fevereiro 2018 1 e 2- Uma Moka "de marca" costuma ser mais confiável no que diz respeito ao funcionamento da válvula de segurança caso isso seja necessário; proporciona também um café melhor, acredito que pela melhor qualidade dos materiais e a maneira como são construídos. Enfim, acho que Moka não é como French Press que não importa se é da Bodum ou genérica da China; considere que a Moka vai ser submetida a alta pressão pra fazer seu café. Tem relato de Moka que explodiu aqui no fórum 3- Não necessariamente. A chance de errar o café vai diminuir conforme você conseguir padronizar todas as variáveis, medir a quantidade de café, de água, tempo de preparo, acertar a granulometria... 4- Não existe um café necessariamente próprio pra Moka, no que se refere a variedade do grão e tipo de torra. Aqui depende basicamente do tipo de café que você gosta de tomar. Pra falar a verdade, sem um moedor fica difícil. Especialmente na Moka, porque você não pode controlar a temperatura da água e o tempo de percolação diretamente. Você poderia adquirir um moedor manual Hario, acredito que por volta de R$ 200, ou mesmo um processador elétrico da Cadence próprio pra café (um moedor de verdade é bem melhor, acredite, mesmo manual). Dessa maneira você poderia achar a granulometria ideal pro seu paladar. Também poderia experimentar cafés diferentes em outros métodos, como Melita e Prensa Francesa sem gastar muito mais. Caso não queira mesmo comprar um moedor, a melhor opção seria pedir pra moerem pra você em uma cafeteria. Não tem uma moagem "certa", cada vez que você pedir provavelmente vão moer um pouco diferente. De maneira geral, a faixa granulométrica fica entre espresso e coado, mas depende, eu por exemplo faço com moagem na faixa de espresso e uso uma quantidade menor de café. Boa sorte! Heheh Um abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
André de Oliveira Alves Postado 4 Fevereiro 2018 Autor Denunciar Share Postado 4 Fevereiro 2018 Desde já agradeço a resposta....Entendi perfeitamente. E com relação a resposta 2:"Não necessariamente. A chance de errar o café vai diminuir conforme você conseguir padronizar todas as variáveis, medir a quantidade de café, de água, tempo de preparo, acertar a granulometria...", eu ja estava chegando a essa conclusão mesmo....Que existe um relação certa entre esses fatores e que eu terei que treinar e descobrir, considerando logicamente o meu paladar! Mas para isso eu terei que iniciar em uma marca "CERTA" de café para ir padronizando....Como eu disse, não sou conhecedor de café....Mas estou muito atraído! E sim, eu pretendo comprar um moedor mesmo....O que me limita não é muito a questão financeira, eu disponho de um certo valor para comprar um bom aparato para iniciantes custo-benefício claro! Mas o que eu tenho medo é de comprar e não conseguir desenvolver a prática e a arte mesmo de fazer café, e no meio do caminho ter que me desfazer do que eu adquiri. Mas uma questão que pesa bastante é que eu gostaria de iniciar de maneira bem rústica e atingir uma boa qualidade, para só então partir para algo mais sofisticado... ESSA MOEDOR CADENCE, que eu vejo muito em tutoriais, que custa em torno de 80 reais....ele tem a opção de definir a granulometria ? Mais uma vez obrigado pelo resposta! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
EduardoAlemao Postado 4 Fevereiro 2018 Denunciar Share Postado 4 Fevereiro 2018 Esse cadence nao. E se pegasse um moedor da china? Por 30 reais acha e já da para ter uma ideia se gosta ou nao do negócio, e ai investir em um melhor. E quanto ao café compra o do mario zardo. Procura ele no Facebook. Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
André de Oliveira Alves Postado 4 Fevereiro 2018 Autor Denunciar Share Postado 4 Fevereiro 2018 Obrigado EDUARDO! Pensei em comprar no ALI mesmo....Mas será que presta? Ao menos o minímo? Esse Mario Zardo ele vende café? é Bom? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
EduardoAlemao Postado 4 Fevereiro 2018 Denunciar Share Postado 4 Fevereiro 2018 Eu acho melhor que esses de lamina tipo cadence. Mas é que nem falei, compra para ver se pega gosto. Depois investe em um melhor. Sim, o Mario vende café. Bastante gente do forum compra dele. Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
André de Oliveira Alves Postado 4 Fevereiro 2018 Autor Denunciar Share Postado 4 Fevereiro 2018 Obrigado , amigo! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas