LeandroOliveira Postado 20 Junho 2018 Denunciar Share Postado 20 Junho 2018 Olá pessoal, bom dia. Tenho uma cafeteira de 2 grupos e um moinho automático. Estou conseguindo tirar o café espresso normalmente em 25 segundos e o sabor também está bem agradável porém as vezes percebo que ele não sai tão cremoso. Alguma dica para aumentar a cremosidade e deixar a crema mais grossa? Muito obrigado! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcão Postado 20 Junho 2018 Denunciar Share Postado 20 Junho 2018 Bom dia Leandro! Cara podem ser vários fatores: 1. Qual a data da torra do café (quanto mais recente melhor a crema, o ideal é até 30 dias), outro detalhe é o tipo da torra (pra espresso o ideal é torra média e não muito clara) 2. Regulagem do moinho (aqui é pura experimentação), você tem que partir de uma faixa recomendável para espresso no seu moinho, e ir afinando ou engrossando pra ver o resultado, outro detalhe aqui é se o café não está pegando umidade no moinho, o que costuma ocorrer com o tempo, por isso é bom não encher muito o moinho 3. A compactação deve estar regular, não tanto a força (o suficiente para virar o portafiltro de ponta cabeça e o café não cair), mas principalmente se está nivelado por igual 4. Limpa e seca bem o porta filtro antes de moer A ordem de verificação é de cima pra baixo. Abraços 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Flaze Postado 20 Junho 2018 Denunciar Share Postado 20 Junho 2018 É por aí mesmo que o Marcão. Eu partiria em primeiro lugar para a data da torra e o tipo de torra. Outra coisa a ser olhada é a própria máquina, se ela tá entregando pressão suficiente. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Henrique - RJ Postado 24 Junho 2018 Denunciar Share Postado 24 Junho 2018 Em 20/06/2018 at 01:06, LeandroOliveira disse: Olá pessoal, bom dia. Tenho uma cafeteira de 2 grupos e um moinho automático. Estou conseguindo tirar o café espresso normalmente em 25 segundos e o sabor também está bem agradável porém as vezes percebo que ele não sai tão cremoso. Alguma dica para aumentar a cremosidade e deixar a crema mais grossa? Muito obrigado! Experimenta outro café que pode ser do tipo dele. Também pode ser a torra ( o ideal é torra média ou escura ) ou a moagem muito grossa ou muito fina. Eu tenho dificuldade de obter mais crema e já troquei até de café pra testar. Tenho que continuar com os testes. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Henrique - RJ Postado 25 Junho 2018 Denunciar Share Postado 25 Junho 2018 Em 20/06/2018 at 01:06, LeandroOliveira disse: Olá pessoal, bom dia. Tenho uma cafeteira de 2 grupos e um moinho automático. Estou conseguindo tirar o café espresso normalmente em 25 segundos e o sabor também está bem agradável porém as vezes percebo que ele não sai tão cremoso. Alguma dica para aumentar a cremosidade e deixar a crema mais grossa? Muito obrigado! Acabei de matar a charada aqui. Fiz um teste com café já moído de padaria aqui só que no filtro duplo ( 14gr ) e espumou ( espuma e crema ) muito ( no filtro simples ou 7gr espuma pouco ). Com um café gourmet ( grão arábica ), torra média, espuma bem pouco tanto no filtro duplo quanto no simples. Acho que o café já moído de padaria ou supermercado é do tipo robusta ( qualidade inferior ) e vem sempre em torra escura. Por ser robusta e torra escura acaba produzindo muito mais espuma acredito eu. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas