Paulo Gomes Postado 3 Outubro 2018 Denunciar Share Postado 3 Outubro 2018 @LUW... como ninguém falou sobre isso ainda, e prticamente que só para garantir eliminar uma variável, que tal experimentar uma vez deixar de lado o tamper dinamométrico , e fazer pressão consideravelmente maior durante a compactação? só pra ver no que dá. Eu não tenho essa sua máquina, mas em casa além da moagem, eu também vou regulando (no sentimento) a pressão de compactação para cada café. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 3 Outubro 2018 Autor Denunciar Share Postado 3 Outubro 2018 Paulo, é uma ideia, vou experimentar. Mas meu estoque de café está no fim, tenho de reabastecer antes de começar a fazer muitos testes . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
felipejack Postado 3 Outubro 2018 Denunciar Share Postado 3 Outubro 2018 @LUW, eu recomendo você usar apenas o filtro duplo. Algumas cafeterias também fazem o mesmo. Filtro individual é uma dor de cabeça, provavelmente pelo formato diferente, como você falou. Acho que existem dois modelos dessa tela E61 200 da IMS. A que eu comprei e uso é IMS E61 200NT: https://www.cafe-kultur.com/products/ims-e61-200-na-nano-quartz-competition-shower-screen-e61-group-ims-duschesieb-nano-quartz De fato, ele acumula muito menos pó depois da extração. Pode ficar tranquilo que é mole instalar. Eu que sou medroso de mexer na ECM, consegui fazer sem problemas. Veja esse video da ECM como tirar a tela: @Paulo Gomes, eu não tenho, mas a ideia do tamper dinamométrico é justamente deixar a variável do tamper fixa Como que o Luw está investigando, eu também faria o teste sem ele, mas isso vai introduzir a variável de diferentes pressões a cada extração. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 4 Outubro 2018 Autor Denunciar Share Postado 4 Outubro 2018 Virgemary, @felipejack, mais mole que fazer café . Legal, obrigado! A tela que comprei é da IMS mas é um pouquinho diferente dessa sua. Quanto ao tamper do @Gilberto, ele tem duas vantagens: força fixa e nivelamento. Com isso vc elimina a variável da compactação, pois será SEMPRE a mesma. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo Gomes Postado 4 Outubro 2018 Denunciar Share Postado 4 Outubro 2018 Mas é exatamente esta a questão.... @LUWrepete a mesma compactação que usava na cafeteira anterior... Então pergunto, seria possível que esta cafeteira em especial possa se beneficiar de uma compactação mais forte? para mim seria o bastante um teste com maior pressão sobre o bolo, e ver em seguida como ele ficou após a extração. Independente da qualidade do café extraido, se o bolo estiver mais compacto, pode apontar para a necessidade de estudar esta variável. Por outro lado, se não mudar o aspecto do bolo, então pode ser considerado que pressão de compactação não é uma variável que influencia no problema. @felipejack foi nesse sentido que eu expressei "eliminar uma variável ". se o bolo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cabral Postado 5 Outubro 2018 Denunciar Share Postado 5 Outubro 2018 @LUW, a sugestão so @Paulo Gomes pode auxiliar no diagnóstico, mas sugiro proceder de outra maneira... Um bolo mais coeso vai gerar um fluxo mais lento de água, diminuindo a probabilidade do furo aparecer, mas também vai aumentar a oportunidade de encontrar problemas de canalização... Além disso, a superfície do bolo vai começar mais afastada da tela e, se o problema for uma combinação de certos fatores (o fluxo desigual causaria o furo de bordas elevadas no bolo, que ao expandir tocaria a tela, que na atuação da válvula de 3 vias seria sugado pelo refluxo criando o furo e a sujeira ao final), maior pressão poderia resolver o problema. Eu, particularmente, uso a mola mais forte que o Gil mandou fazer. Consigo regular entre 21Kg e 26Kg de pressão (medição diferencial, depois de subtrair a pressão contrária da mola externa pra obter a pressão no bolo - método apresentado pelo próprio Gil). A mola padrão varia entre 12Kg e 15Kg, mais ou menos. Prefiro mais pressão. Nunca notei variação da sujeira em função de usar um ou outra mola. E não me lembro de ter esse furo no bolo, nem com uma, nem com outra. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 5 Outubro 2018 Autor Denunciar Share Postado 5 Outubro 2018 Estou completamente sem café (só vou conseguir mais amanhã), então não tive como experimentar esse parâmetro. Porém, nas primeiras vezes que usei a máquina, usando um tamper normal, puxando pela memória parece que fez um pouco menos de sujeira. Mas isso era na época que eu ainda estava experimentando com a quantidade de café, então não sei qual o parâmetro responsável. Outra coisa que notei é que se aperto duas vezes o tamper dinamométrico o aspecto do bolo parece ficar um pouco melhor, mas a sujeira na tela ainda ocorre. O que posso dizer que é o pior para a sujeira é usar o filtro single, esse sempre faz mais lambança na tela. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo Gomes Postado 5 Outubro 2018 Denunciar Share Postado 5 Outubro 2018 Pronto! @Cabral deu a profundidade de análise que eu não possuia... até então, por inexperiência eu estava limitado a levantar o questionamento. Mas é isso ai mesmo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 6 Outubro 2018 Autor Denunciar Share Postado 6 Outubro 2018 Mais experiências... Munido de café, fui experimentar mexer na pressão de compactação. O que fiz foi moer um pouquinho mais grosso (de 1v+6 para 1v+8) e então soquei no tamper. Com moagem mais grossa e maior pressão na compactação, mantive as extrações em menos de 30 segundos e mesmo BR. Notei que houve uma leve melhora na sujeira na tela do chuveiro, e o bolo ficou, de modo geral, com um aspecto mais "liso" do que estava. Variei um pouco a massa de café, mas reduzindo de 18 para até 17 ou até 16 g a sujeira foi maior e o aspecto do bolo também ficou pior. O que realmente melhorou foi o fluxo de café. O fluxo único e conciso (no PF naked, obviamente) surgiu bem mais rápido. Não se formou dois ou três fluxos que então coalesceram em um único como antes. Começou a gotejar e já formou um fluxo só, em seguida. Com isso, me convenci que preciso pôr mais pressão na compactação. Usando o tamper dinamométrico do @Gilberto, o negócio é apertar com mais força, mesmo que ele tenha chegado no final do curso. Como ele tem a base alinhadora, mesmo exagerando na força, a compactação sempre sai nivelada. Vou conversar com o Gil para ver se ele não tem uma mola de maior resistência. E o sabor? Bem, infelizmente não tenho paladar apurado o suficiente para notar diferença, pois já achava que eu estava tirando shots nota 10 antes. O que eu queria mesmo era tentar diminuir a sujeira no chuveiro. Contudo, confesso que por mais que isso seja seja apenas preciosismo de técnica, é mais satisfatório ver um mono fluxo quase instantâneo como está agora. Parece doce de leite escorrendo . 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 6 Outubro 2018 Denunciar Share Postado 6 Outubro 2018 @LUW, ouvi meu nome , rsrsrsrs Tenho mola mais dura , 2ª já envio . 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 7 Outubro 2018 Autor Denunciar Share Postado 7 Outubro 2018 16 horas atrás, Gilberto disse: @LUW, ouvi meu nome , rsrsrsrs Tenho mola mais dura , 2ª já envio . Grande Tio Gil! Caso quiser aproveitar a viagem ao Curreio, pode mandar um Bravo Nano junto. Não vou achar ruim (mesmo!), é só passar a régua e mandar a conta. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 7 Outubro 2018 Denunciar Share Postado 7 Outubro 2018 Deve ser muito bom ter dinheiro sobrando..... Êeeeeelerê Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 7 Outubro 2018 Autor Denunciar Share Postado 7 Outubro 2018 Sobrando não está, mas mandar os filhos para a faculdade é superfluo. 1 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas