Ir para conteúdo

Café em cápsula


Postagens recomendadas

Pessoal,

Tenho uma pequena Propriedade de produção de café Arábica localizada em Batatais-SP, (Região da Alta Mogiana) e tenho a intenção de produzir cápsulas de café totalmente artesanal.

Com a experiência de vcs, seria um bom negócio para iniciante? Haja visto que o Mercado está abarrotado de vendedores de cápsulas, será que consigo ter um espaço?.

Terei que investir em Máquina (manual) para o encapsulamento, cápsulas etc., O valor dessas máquinas é relativamente alto?

Também teria que adquirir um Moedor para café expresso, (já tive dando uma boa revisada em Moedores), qual vcs indicariam de imediato para pouca produção?

Desde já agradeço a atenção de todos.

Abraços, e vamos tomar café.  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha opinião :
Comecei no mundo dos cafés a partir de capsulas Nespresso.

ESPAÇO tem pra todo mundo, pra todo gosto, todos os bolsos e todos os cafés! Publico da Nespresso é meio mesquinho, por mais que o café tenha qualidade e preço, dificilmente abrem mão da Nespresso.
ACHO que o que está estragando o mercado de capsulas é o GRANDE número de capsulas genéricas porem com café ruim.  A materia prima pode ser cafe excelente, porém nao extrai muito bem na capsula, não desenvolve crema, não fica sabor bom... 
Se voce tomar cuidado nesses aspectos eu não vejo problemas!

E alias, 

se for fazer quero provar ein?!
(se quiser participo de grupos específicos de clientes nessa gama, posso te introduzir la!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MaLeandrini, te garanto que o produto (café) é de boa qualidade, produção própria.

Tinha uma envazadora que era aqui perto da minha cidade, em Cravinhos, hoje ela se encontra em MG, mas perto também, produzem excelentes cápsulas. O problema que eles fazem no mínimo uma saca de café, em torno de 9.600 cápsulas, para mim que quer iniciar é um exagero, muitas unidades.

Ficou a dúvida, não sei se começo artesanalmente mesmo ou contrato serviços de terceiros para o encapsulamento.

De qualquer forma te agradeço pelo retorno, e pode ficar tranquilo que irá experimentar o meu cafézinho artesanal aqui da Alta Mogiana.

Quanto aos grupos específicos:

Hoje já vendo o meu café na Internet, mas deixa eu ter um pouco mais de experiência, aí sim podemos entrar nessa gama.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, um dos grandes problemas das cápsulas de terceiros é o fato de não serem seladas em ambiente livre de oxigênio.

Nespresso e Três encapsulam com ambiente com atmosfera de nitrogênio, o que permite que, mesmo sem ter moagem fresca, o café não oxide e mantenha o sabor (independentemente de ser bom ou não) e algumas reações de "café fresco" durante a extração.

Ponto forte dos pequenos produtores é a possibilidade de usar café realmente bom, mas como a infraestrutura para encapsular como as grandes costuma ser economicamente inviável, talvez começar uma proposta de "capsulas sob demanda" seja um nicho interessante.

Tendo torra, moagem e encapsulamento próprios, você pode controlar o processo e aguardar o prazo adequado entre a torra e a venda, apenas moendo e encapsulando após o pedido colocado. Se informar datas de torra, moagem e encapsulamento, vai pegar um grande "naco" do mercado de nicho do café especial que tem uma "Nespresso pra família".

Seria um diferencial que muita gente iria apreciar.

PS: já usei muito mas não tenho Nespresso, em casa optei pela Três pra família ter espresso aceitável quando não estou lá, por conta da dose ser mais realista (8g vs 5,5g por cápsula da Nestlè), deles identificarem quais são 100% arábica, pelas edições Single Origin e reservas especiais. A Nespresso parece usar apenas blends e, para mim, sempre sindo gosto de conilon/robusta no meio, até das cápsulas mais caras. E todas de pequenos produtores que provei tinham gosto de café velho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OBRIGATORIAMENTE duas variáveis tem de ser respeitadas: café e cápsula. O café tem de ser bom e a cápsula tem de ser boa. Se o café não for bom não adianta nem começar. E a cápsula tem de ser boa tanto para armazenamento (aí entra o nitrogênio) como para utilização (se não for cápsula boa vai engasgar na máquina).

Até hoje nunca achei uma cápsula que acertasse as duas variáveis simultaneamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temos uma Nespresso no trabalho. Já comprei quase todos os cafés, com exceção dos descafeinados e aromatizados. Enjoei. E os cafés de cápsulas compatíveis com Nespresso que provei não me agradaram.

Caso @José Mário consiga uma cápsula decente para Nespresso, e aceite produzir por encomenda, poderei experimentar. Posso esperar uns dias para receber café torrado e embalado há pouco tempo. Se eu não gostar, não repetirei... Já estou desistindo das cápsulas, mesmo. Até levei um porta filtro e o moedor vagabundo para o trabalho, e comecei a passar o meu café, pois o Melitta na térmica é ruim pra caramba.

No centro histórico de Porto Alegre, onde trabalho, tem vários lugares para comprar café decente, mesmo que de torra mais velha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok,

Vou analisar com mais cuidado sobre suas dicas, adquirindo cápsulas de melhor qualidade e torra/moagem mais recente. 

No inicio tem que pesquisar mesmo, para ver se compensa investir em equipamentos de encapsulamento, moedor etc., ou terceirizar o envase.

Se por acaso tiverem alguma dica de empresa de boa procedência onde se envasa cápsulas em São Paulo, por exemplo, agradeço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...