Ir para conteúdo

Iniciante bem iniciante


Postagens recomendadas

Bom dia, amigos sempre gostei muito de café, porém sempre naquele de supermercado kkk de 5 conto e sem muito mistério no preparo, porém queria me aprofundar nesse mundo e conhecer novos tipos de café e etc, mas primeiro queria conhecer ou pelo menos entender algumas diferenças e etc sobre, então:

Alguém poderia me indicar alguma leitura "básica" que possa explicar os tipos/diferenças/características sobre café? Seja torrado etc etc =)

Obrigado! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seja bem vindo!

http://forum.clubedocafe.net/forum/15-leitura-obrigatória/

http://forum.clubedocafe.net/forum/30-tutorial/

Tem muito assunto para ler aqui no fórum. Bom proveito!

Primeira dica: considera seriamente abandonar o açúcar.

E te prepara que o custo médio do kg de café vai pular para a faixa entre 60 a 140 reais. A boa notícia é que, para começar, já podes comprar alguns desses cafés em supermercado. Espero que sejas conquistado, e não voltes a tomar café ruim.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já estou lendo, vou começar a por em prática esse Coado (V60), achei bem explicativo o vídeo e tranquilo de fazer, amanhã mesmo vou atrás do que precisa, muito obrigado pela resposta =) kkk

Quanto ao açúcar, eu gosto de café doce .-. quase garapa kkk devo abandonar esse pensamento ou tem alguma solução? Pergunto isso porque realmente fora aquele café de 4 conto feito em casa, eu nunca cheguei perto de outros...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel,

O melhor café pra você é o que você gosta. Não tem nenhum problema adoçar, assim como não indica que você é especial por que você não adoça.

Acontece que o açúcar muda as propriedades da sua xícara e você perde todas as notas que um produtor teve todo o cuidado de te entregar. O mais legal mesmo é você fazer boas extrações com bons grãos com boas torras (fácil né? hahahaha). Nesse caso, colocar açúcar é como usar um vinho de R$2.000,00 pra fazer carne ao vinho, entende?

Você pode ir tirando o açúcar aos poucos, assim você vai adaptando o paladar. O doce natural de um café é muito menos intenso que o do açúcar branco, e pra isso você tem que treinar suas papilas gustativas. 

Bora investir em uns cafezões e aprender a tomar café especial :) 

Bem vindo!

  • Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu abandonei o açúcar gradualmente, ainda quando tomava Melitta Extra Forte passado e guardado na garrafa térmica. Fui diminuindo a quantidade aos poucos, ao longo de algumas semanas. Se consegui passar por aquilo, imagina agora, que só compro cafés bem escolhidos.

O ponto para café adoçado talvez seja sentir doçura sem que o gosto de açúcar domine a bebida.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenha em mente que grão de café especial é um mundo totalmente desconhecido para você Daniel, sendo assim você tem toda liberdade de fazer o que bem quiser, porém o resultado na xícara será exatamente aquilo que você fez! Leia bastante, tente entender as diferentes formas de de extração, prove cafés em cafeterias para adquirir um pouco de experiência sensorial. Respeito todas opiniões porém açúcar não vai te levar a ter sucesso! Tenho certeza que irá fazer péssimos cafés, que não é culpa da falta de açúcar, e sim por erros por falta de experiência! Vá, anote o que fez, prove, regaça diferente, prove... faça bastante laboratório com grão especial de torra recente... há um belo caminho à frente.

Enviado de meu XT1068 usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vindo ao CdC, @Daniel Lima!! Como o pessoal disse, dá uma passeada pela "leitura obrigatória" e pela seção de "dúvidas de iniciantes", tem material pra resolver boa parte das dúvidas. E completa seu perfil aí pra gente ter ideia da sua localização por exemplo.

Minha sugestão se você mora em cidade maior: pesquisa boas cafeterias por aí que servem café especial. Vai lá e experimenta alguns cafés e métodos diferentes de extração (sim, é caro mesmo :P). Assim você entende mais ou menos do que se trata antes de começar a comprar equipamentos. 

Depois disso, resolvendo que curte mesmo a coisa, uma das coisas que você mais vai ler por aqui: invista em um moedor razoável. Se tiver grana pra gastar, tudo bem comprar V60 e tudo mais... se não, melhor investir no moedor e começar coando no melittão mesmo. E por último, obviamente, tem que ter café bom pra fazer uma bebida boa... hehehe

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pronto, perfil ajustado...
Não tinha muito o que preencher quanto a equipamento kkk porém vou começar minhas aquisições e aqui na minha cidade não tem tanta cafeteria especializada, conheço uma ou duas, vou da uma estudada primeiro nos tutoriais básicos pra poder saber o que vou pedir e experimentar =)

Obrigado novamente galera =)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Lima vai por mim, sempre tomei café com açúcar e por causa de reeducação alimentar passei a colocar açúcar mascavo, como não gosto de adoçante e por recomendação da nutricionista eu teria que optar entre o adoçante e o café sem açúcar, optei pelo segundo.

Levou tempo para fazer isso, comecei nessa caminhada em 2015. :D

Com os cafés especiais, torra recente e se possível moído na hora do preparo e com a proporção ideal de água/qtde de pó, vai irá perceber que o açúcar acaba sendo desnecessário. Antes de conhecer os cafés especiais e seus diferentes métodos, tinha na minha cabeça que café bom é o café preto, pra "macho".

Eu comecei minha saga pelo cafeteira italiana, passando pelo V60, espresso e prensa francesa. Hoje o meu método preferido é a prensa francesa e já não consigo adoçar o café, mesmo sendo feito com pó comercial, meu paladar não se adapta mais.

Siga seu ritmo e é um caminho sem volta. :D

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...