Ir para conteúdo

O que faz o barista ser barista


r.lima

Postagens recomendadas

Fiquei com uma dúvida: os atendentes do Feito a grão não são baristas treinados? Você usou aspas para se referir a eles pois eles não tem uma capacitação para esta função?

 

 

Não tenho conhecimento sobre esta cafeteria ( apenas a conheço por ser dentro da saraiva mesmo ) , então não posso afirmar se as pessoas que lá trabaham são baristas profissionais ou não , mas concerteza aquele pessoal é treinado

 

...separado de Faema Legend E61 x La Marzocco GS/3...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho conhecimento sobre esta cafeteria ( apenas a conheço por ser dentro da saraiva mesmo ) , então não posso afirmar se as pessoas que lá trabaham são baristas profissionais ou não , mas concerteza aquele pessoal é treinado

 

Mas treinados na função de baristas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então eles SÃO baristas!!

Não necessariamente , eu fiz um curso de barista inciante na italian coffee e nem por isso você me considera um barista , ou me considera ? :ph34r:

Podem ser que sejam pessoas treinadas apenas com o conhecimento o suficiente para tirar um café decente

 

Obs : certo dia eu li em algum lugar que o conjunto máquina e café formam 60% do resultado na chávena e os outros 40% é a mão do barista, seu conhecimento e técnica B) . E mesmo que o pessoal de lá não seja barista, apenas com um pouco de conhecimento já tem uma grande ajuda da máquina

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Suponho que se eles trabalham como baristas e receberam treinamento para isto, sejam baristas. Você trabalha profissionalmente com isto? Foi treinado para exercer esta função de forma comercial?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- Você trabalha profissionalmente com isto?

2-Foi treinado para exercer esta função de forma comercial?

 

1- não

 

2- sim fui treinado para poder exercer esta função em um ambiente comercial

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então você É barista, se recebeu treinamento para exercer esta função comercialmente. Se tem experiência, é outra história, já que não exerce. A menos que seja um barista amador, o que também é possível. Mas será que esta cafeteria trabalharia com baristas amadores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então você É barista, se recebeu treinamento para exercer esta função comercialmente. Se tem experiência, é outra história, já que não exerce. A menos que seja um barista amador, o que também é possível. Mas será que esta cafeteria trabalharia com baristas amadores?

 

O meu conheciemento vem dos meus treinos e experimentos que venho tendo em casa, é claro sem contar das experiências daqui do CDC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tive em uma certa época uma máquina alugada da Astória em um negócia que eu tinha, lembro que eles treinaram 2 funcionários, mas que eu me recordo foi um treinamento de umas 2 horas em um único dia. Tem treinamentos e "treinamentos".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu só queria saber se este lugar não trabalha com baristas profissionais, pois você usou o termo entre aspas, razão pela qual perguntei se eles não eram capacitados.

 

Gilberto, perto de casa havia uma pequena cafeteria (que não foi para frente, o público local não é muito de um café bom... - nem todos, claro!), a dona me explicou que eles alugaram a máquina e tiveram um treinamento de um dia. Era ela a barista do lugar e ela não tinha experiência em tirar bons cafés.

 

Supondo que a cafeteria ofereça este café superior como parece ser este lugar, o pessoal foi treinado e pelo visto tem uma boa bagagem. Mas eles trabalham como baristas. E parecem fazer isto bem. Por isto não consegui entender o porquê de se referir a eles como "baristas". Entendi que eles são baristas. E pelo visto dos bons.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu só queria saber se este lugar não trabalha com baristas profissionais, pois você usou o termo entre aspas, razão pela qual perguntei se eles não eram capacitados.

 

um abraço

 

Desculpe-me se do jeito que escrevi causou dúvida . Coloquei o termo entre aspas pois barista é a palavra que define quem opera a máquina de café ; mas com isso quis dizer que só porque na padaria , por exemplo o cara que apenas tem a função de operar a máquina não torna ele um barista, pois ele concerteza não ira ter o minímo do conhecimento necessário para exercer está função.

E geralmente o que vemos por ai ( em docerias, cafeterias com frans cafe , padarias etc... ) é pessoal destreinado que cumpre a função de "barista" ( por isso as aspas )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Barista é alguém que fica, originalmente, atrás do bar.. na Itália nada mais é do que isto, portanto barista lá é o sujeito que trabalha no boteco, na padaria, na cafeteria, atrás do balcão atendendo e por consequência tirando cafés. No resto do mundo virou alguém que se especializou em café.

 

Supostamente uma padaria treinou alguém para trabalhar nesta função que aqui é designada (e na maior parte do mundo) como de barista. Não quer dizer que ele seja um bom barista. Até concordaria no uso das aspas se fosse justamente para colocar em dúvida a capacidade do profissional em tirar um bom café (ah, ele se diz "barista", mas prepara um café ruim), mas o caso é justamente o oposto: bons profissionais que trabalham como baristas mesmo. Sabem o que fazem e tiram o máximo da máquina e dos grãos que oferecem, resultando numa bebida inesquecível (que foi o exemplo inicial aqui).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagino a mesma coisa, pois muitas destas cafeterias que se destacam em São Paulo, tipo Santo Grão, Suplicy, Octavios,.... Tem como parte de seus negócios a venda de café e grãos, já encontro todos estes no mercado próximo a minha casa, agora se o cliente não consegue ter uma boa experiência na cafeteria que leva o nome da marca, vai esperar o que do grão, e cada negócio tem seu profissional de importância, em uma padaria é o confeiteiro, padeiro, em uma oficina o mecânico, e em uma cafeteria o barista, e não um cara treinado para tirar o café na medida do possível, como infelizmente eu tinha em meu negócio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente, Gilberto. Mas se justamente a pessoa responsável por esta experiência sensorial foi capaz de oferecer algo marcante, não compreendi porque referir-se a ela entre aspas como no exemplo, já que o resultado na xícara foi aparentemente inesquecível. O cara (não sei se era uma mulher) era bom! Barista com B maiúsculo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente, Gilberto. Mas se justamente a pessoa responsável por esta experiência sensorial foi capaz de oferecer algo marcante, não compreendi porque referir-se a ela entre aspas como no exemplo, já que o resultado na xícara foi aparentemente inesquecível. O cara (não sei se era uma mulher) era bom! Barista com B maiúsculo.

 

Sim bebi uma memorável xícara . Mas quando disse : " ... como de costume me dirigi a máquina para analizar o "barista"..... " não me referi ao barista do feito a grão, quis dizer que é um costume meu observar se quem está tirando o café, e ver se essa pessoa faz juz ao nome de barista que recebe .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim bebi uma memorável xícara . Mas quando disse : " ... como de costume me dirigi a máquina para analizar o "barista"..... " não me referi ao barista do feito a grão, quis dizer que é um costume meu observar se quem está tirando o café, e ver se essa pessoa faz juz ao nome de barista que recebe .

 

Ao analiSar o barista do Feito a Grão, compreendo que você se referiu a ele (ou seria ela?). E aparentemente ele (ela?) fazia jus ao título. Daí a dúvida em relação à forma como redigiu a frase.

 

Mas vamos em frente. Porque agora parece que você ampliou seu leque de opções: Legend, GS/3 e Rocket. Que agora há mais coisas para se analisar.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que tal a gente mover uma parte desse assunto para um tópico dedicado?

Fazer um curso de Barista faz a pessoa um barista?

O que me dizem sobre isso?

Seria necessário um curso ou com a nossa paixão pelo café podemos ser autodidatas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal !

 

Em meio a tanta discussão, por vezes se faz necessário simplificar para não perdermos o foco.

 

BARISTA é o cara que fica atrás do balcão e portanto, não é um sapateiro por ex....

 

Já este tópico não se refere à Rocket

 

Há um tópico dedicado para a Rocket...

 

Reforço as palavras do Bruno.

 

Por favor, sigamos nesta linha de raciocínio.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na real a profissão barista foi regulamentada em 2010, e se refere ao profissional que presta consultoria em análise de grãos de café...

 

Minha sogra trabalha com o SENAC e me falou que pelo MEC, um curso de barista necessita ter 160 horas, senão não é barista...

 

Se o fato de ter curso ou não o faz um bom barista é outros quinhentos, Steve Jobs tinha curso de que mesmo??? rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso falar da minha experiência,

assim que comprei a Baby Twin comecei a frequentar o ht-forum, no tópico do clube do café onde aprendi muito,

passei a frequentar a cafeteria do Alexandre, recebendo importantes dicas dele, aprendendo sobre história do café, entre outras coisas.

Comecei a pesquisar na internet, estudar por contra própria...

Passei a conversar mais com os bons baristas das boas cafeterias.

Só depois fiz o curso de barista, uns três meses depois de ter iniciado nesse mundo fiz um curso de barista com carga horária de cerca de trinta horas,

confesso que do conteúdo do curso poucos eram os assuntos dos quais ainda não tinha conhecimento,

algo sobre história do café, um pouco de prática de vaporização que até então eu não tinha, um pouco sobre classificação, mas tão básico que não deu pra aproveitar nada no dia a dia,

até mesmo o conceito de um café bom que tentaram passar no curso,hoje, que tenho mais experiência, não concordo.

Por isso, quando falam que um bom barista prévia de curso eu acho meio exagerado,

fiz o curso e não me acrescentou quase nada,

um bom barista precisa de dedicação, precisa gostar de café, precisa querer aprender!

Conheço gente que fez o mesmo curso que eu, que trabalha como barista e sabe menos que eu, que a gente, por falta de interesse em saber mais,

conheci outros que depois do curso se dedicaram e hoje sabem muito mais que só operar a máquina...

Acho que a gente já tem o mais importante, a vontade de aprender e temos um ambiente com pessoas dedicadas, com boa experiência no assunto e vontade de ajudar.

Não precisamos de cursos, podem até ajudar, mas não são essenciais,

temos um ao outro,

muito conhecimento se compartilha por aqui, se aprende muito!

Desculpem o texto longo.

Bruno.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só queria dizer que não somos baristas piores, inferiores, por não termos curso, diploma,

somos inclusive melhores que muitos que são formados e trabalham com isso.

Podemos não ser tão eficientes, fazer tantos cafés em sequência, mas não é nosso foco,

pra maioria daqui acredito que o foco é beber o melhor café que pudermos, o foco está na qualidade e nos esforçamos muito pra isso.

 

Bruno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E isso ai Bruno.

Primeiramente a pessoa tem que querer aprender.

E o melhor aprendizado é feito por osmose, vai entrando aos poucos, você foi para o curso com 3 meses de leitura, imagine o camarada que vai sem nenhum contacto anterior com o assunto, o aproveitamento é dificil.

Veja, quando conheci o clube eu li praticamente todos os tópicos, e agora fazendo uma releitura muitas coisas tinham passadas desapercebidas ou mal entendidas, ou nada entendidas.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só queria dizer que não somos baristas piores, inferiores, por não termos curso, diploma,

somos inclusive melhores que muitos que são formados e trabalham com isso.

Podemos não ser tão eficientes, fazer tantos cafés em sequência, mas não é nosso foco,

pra maioria daqui acredito que o foco é beber o melhor café que pudermos, o foco está na qualidade e nos esforçamos muito pra isso.

 

Bruno.

Só queria dizer que não somos baristas piores, inferiores, por não termos curso, diploma,

somos inclusive melhores que muitos que são formados e trabalham com isso.

Podemos não ser tão eficientes, fazer tantos cafés em sequência, mas não é nosso foco,

pra maioria daqui acredito que o foco é beber o melhor café que pudermos, o foco está na qualidade e nos esforçamos muito pra isso.

 

Bruno.

 

Verdade. Fiz um curso básico de barista, aqui em São Luis/MA com a barista Márcia Brito (que foi por muito tempo da Italian Coffee). O curso foi prático, muito bom inclusive e com 12 horas de duração. Esse curso foi voltado principalmente para aqueles que estão atuando nas cafeterias. Só depois do término deste curso é que conheci este clube. Daí percebi que não sabia de quase nada sobre café. Hoje posso dizer que conheço alguma coisa sobre como fazer um bom café em máquinas profissionais (máquina e moinho italian coffee), ou seja, os procedimentos corretos para a boa extração e também extrações em máquinas domésticas. Só que o mundo do café é quase infinito rsrs. Estou em constante aprendizado. Não trabalho com café (ainda...), tenho-o apenas como hobby. Tenho feito excelentes cafés aqui em casa, pelas dicas daqui deste CDC. Realmente, o que mais conta é o interesse e o prazer de fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 years later...

Acabei chegando nesse tópico por acaso através do google e peço perdão por ressuscitá-lo, mas quero contribuir com as minhas experiências na área. 

 

Eu hoje trabalho como barista em uma das cafeterias mais badaladas de Salvador, que é a Coffeetown (é franquia e acho que a matriz é em SP), e a profissão de barista é ainda muito desvalorizada e mal-nivelada, principalmente no contexto em que eu estou inserido que é a "cena" do café soteropolitano. Apesar da Coffeetown ser a cafeteria do momento (tem menos de 2 anos de funcionamento, está situada em um dos locais mais nobres da cidade e recebe um público imenso, recebeu prêmios pelo projeto arquitetônico e indicações pelos cafés/comidas), os baristas da casa não são necessariamente baristas, alguns sequer sabem vaporizar leite, mas deixa eu explicar melhor:

Aqui em Salvador, na quase totalidade das cafeterias, você não vai ter baristas de fato trabalhando; cafeterias muito bem localizadas, algumas até com certo nome, não vão servir sequer um café razoável; a nível de exemplo, o cappuccino servido na cafeteria que funciona dentro de um dos espaços culturais mais famosos e frequentados daqui, que é o Cine Glauber Rocha, é um pózinho misturado com leite e vaporizado. Isso se repete em quase todas as cafeterias e é por isso que o circuito do café pra quem realmente gosta acaba se resumindo em poucas cafeterias, sendo as mais famosas a Feito a Grão, Coffeetown, Ravel Café e Latitude 13. Nessas cafeterias o grão vai ser de um café especial, o cappuccino vai ser feito com café e leite vaporizado, você vai ter filtrados e etc. Mas isso também não significa que os profissionais trabalhando são baristas. 

Voltando pra a Coffeetown, hoje há 4 baristas trabalhando na casa, desses, apenas 2 são baristas, os outros 2 foram colocados na função apenas como quebra-galho: um deles trabalhava como caixa, aprendeu a mexer na máquina e foi colocado na função de barista, o outro se candidatou pra a vaga de cozinheiro, nunca tinha tocado numa máquina de café na vida mas ficou na função de barista "provisoriamente" até ser realocado pra a cozinha e está lá até hoje. Claro que trabalhando como baristas eles poderiam ter aprendido e se tornado excelentes profissionais, visto que a repetição exaustiva é mais que suficiente pra que uma pessoa interessada aprenda pelo menos a técnica que um barista tem que ter, mas eles sequer gostam de café e, portanto, nem tem o interesse genuíno de aprender. O resultado disso é que, na prática, eles não possuem nem a técnica e nem o estudo. Dependendo de quem preparar a sua bebida, você pode ter um café bem feito ou um café mal feito. O público, porém, não se importa. É raro alguém reclamar da qualidade do café, até porque tá todo mundo acostumado com as cafeterias que servem aquele pózinho com leite dizendo que é cappuccino.

 

Sobre os cursos de barista, de fato costumam ser bem rasos e não formam barista nenhum. Como o próprio mercado é assim desregulado e aceita qualquer um, nem faz sentido que eles sejam mais do que isso. Quando eu terminei meu curso (que foi dado por uma mestre de torra), eu não sabia nada. Tudo o que eu aprendi foi através da minha experiência trabalhando e repetindo exaustivamente e também através de muita pesquisa na internet, vídeos no youtube, livros e contato com outros baristas. Aqui no fórum inclusive aprendi muita coisa. 

É possível que muitos de vocês sejam capazes de preparar um café melhor do que a maioria dos baristas em atividade nas cafeterias hoje, MAS aí entra uma outra coisa: não é pq você consegue tirar um espresso bonzão em casa que você é barista, talvez o maior desafio do barista seja encarar um movimento de casa cheia preparando dezenas de bebidas diferentes além de todas as outras funções que um barista exerce no bar. Preparar um café em casa com toda a tranquilidade do mundo é uma coisa, preparar um café numa cafeteria cheia com uma caralhada de comandas acumuladas, mano, vão por mim, é sinistro. Me lembro do meu primeiro domingo (dia que a casa lota) trabalhando, eu entrei em desespero.

 

Então, dando o meu pitaco a respeito do questionamento do tópico. A galera que trabalha na cafeteria "x" é barista? Sim e não. Quer dizer, se eles tão ali na função trampando de barista, cê tem que ser muito babaca pra dizer "manjo mais de café que ele, logo ele não é barista". Se hoje, no atual contexto, o que é exigido da profissão não é a excelência no preparo dos cafés, a culpa não é deles. Eu acho que a profissão é extremamente desvalorizada, acho que na maioria dos locais os profissionais não recebem o treinamento devido e tampouco se interessam na própria formação, mas cê vai dizer pra alguém que trabalha há anos na área que ele não é barista? Não seja cuzão. 

Dito isso: é bem capaz que aquele profissional ali seja mal-treinado e não tenha formação, o mercado não exige profissionais competentes e não remunera aqueles que se especializam, então por que eles vão buscar especialização?

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ótimo relato @Cass   !!!

Isto é a pura realidade: " Preparar um café em casa com toda a tranquilidade do mundo é uma coisa, preparar um café numa cafeteria cheia com uma caralhada de comandas acumuladas, mano, vão por mim, é sinistro.""

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Cass disse:

É possível que muitos de vocês sejam capazes de preparar um café melhor do que a maioria dos baristas em atividade nas cafeterias hoje, MAS aí entra uma outra coisa: não é pq você consegue tirar um espresso bonzão em casa que você é barista, talvez o maior desafio do barista seja encarar um movimento de casa cheia preparando dezenas de bebidas diferentes além de todas as outras funções que um barista exerce no bar. Preparar um café em casa com toda a tranquilidade do mundo é uma coisa, preparar um café numa cafeteria cheia com uma caralhada de comandas acumuladas, mano, vão por mim, é sinistro.

:):)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...