Ir para conteúdo

Café Illy de outros países


Henrique - RJ

Postagens recomendadas

Recebi um email da Illy vendendo cafés arábica em grãos torrados de outros países.

Colômbia

Etiópia

Guatemala

Será que o café de algum desses países é melhor do que o do brasileiro ?

Alguém já consumiu ?

Espero achar algum sabor diferenciado que não o de torra recente apenas como de chocolate, banana, mel, rústico etc etc ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou prefere não discutir contigo... :P

Só um detalhe, Illy torra média ou escura são misturas. Muito provavelmente de bastante café brasileiro, mas não é só Brasil. Se não me engano eles tem também de origem Brasil, assim como os que citou.

Não sei o quão torrado são os de origem da Illy. Mas imagino que seja de média pra cima, então sabores de torra ainda estarão muito presentes.

  • Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique o mundo dos cafés especiais começa longe, em regra, dos cafés de mercado.
Procure alguma boa torrefação em sua cidade que vc descobrirá que o sabor de torra (não é algo que se procure em um café especial torrado pra realçar seus aromas) é apenas um aspecto de vários possíveis que vc vai poder encontrar numa boa xícara de café.

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/06/2019 at 08:41, Carneiro disse:

Ou prefere não discutir contigo... :P

Só um detalhe, Illy torra média ou escura são misturas. Muito provavelmente de bastante café brasileiro, mas não é só Brasil. Se não me engano eles tem também de origem Brasil, assim como os que citou.

Não sei o quão torrado são os de origem da Illy. Mas imagino que seja de média pra cima, então sabores de torra ainda estarão muito presentes.

É torra média e se parece muito com a torra do Café do Centro que aqui compro na rede de lojas Rei do Mate só que o café da Illy costuma ser uma torra bem recente e a do outro não mas os grãos parecem os mesmos.

Sei que se eu usar o filtro com mais capacidade ( o dobro ) a extração fica mais forte e consigo provavelmente sabores tipo chocolate que me parece mais corriqueiro pelas vezes que já percebi com esta máquina C-08 baratinha.

Como a Illy me mandou um email com esses cafés de outros países bateu uma curiosidade a respeito e então vim aqui perguntar a quem está mais acostumado.

16 horas atrás, Guilherme Torres disse:

Henrique o mundo dos cafés especiais começa longe, em regra, dos cafés de mercado.
Procure alguma boa torrefação em sua cidade que vc descobrirá que o sabor de torra (não é algo que se procure em um café especial torrado pra realçar seus aromas) é apenas um aspecto de vários possíveis que vc vai poder encontrar numa boa xícara de café.

Eu sei, já me indicaram até cafeterias aqui da cidade do RJ para visitar mas ainda não fui nesses locais pois são um pouco distantes e minha saúde é ruim pacas. Então vou tentando por aqui mesmo fazendo compras dessas empresas tipo Illy, Suplicy etc etc ... que me chegam pelo Correios.

É praticamente o único luxo que me permito enquanto posso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Illy não coloca data de torra na embalagem, só uma data de validade, que eu chutaria que é de 18 meses ou até 2 anos pós-torra. O cheiro, em geral, mesmo com a atmosfera modificada preservando, é de café envelhecendo. Quase sempre vejo café deles com 1 ano ou menos de "validade", ou seja, a torra já tem vários meses se não 1 ano já. Claro que na preservação que eles propõe.

Nada contra, vez ou outra compro pra matar vontade de café italiano, mas... Difícil Illy ter torra recente... Se souber de algum macete, nos conte.

 

  • Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Carneiro disse:

A Illy não coloca data de torra na embalagem, só uma data de validade, que eu chutaria que é de 18 meses ou até 2 anos pós-torra. O cheiro, em geral, mesmo com a atmosfera modificada preservando, é de café envelhecendo. Quase sempre vejo café deles com 1 ano ou menos de "validade", ou seja, a torra já tem vários meses se não 1 ano já. Claro que na preservação que eles propõe.

Nada contra, vez ou outra compro pra matar vontade de café italiano, mas... Difícil Illy ter torra recente... Se souber de algum macete, nos conte.

 

Mas o sabor do Illy tem sido muito melhor que o outro e só fica igual depois de uma semana de aberto e conservado no congelador.

A ultima latinha é que já não foi a mesma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
Em 14/06/2019 at 10:58, Carneiro disse:

A Illy não coloca data de torra na embalagem, só uma data de validade, que eu chutaria que é de 18 meses ou até 2 anos pós-torra. O cheiro, em geral, mesmo com a atmosfera modificada preservando, é de café envelhecendo. Quase sempre vejo café deles com 1 ano ou menos de "validade", ou seja, a torra já tem vários meses se não 1 ano já. Claro que na preservação que eles propõe.

Nada contra, vez ou outra compro pra matar vontade de café italiano, mas... Difícil Illy ter torra recente... Se souber de algum macete, nos conte.

 

Ainda acho que não dá pra confirmar isso que escreveu pois o outro tipo de embalagem que leva aquele tipo de válvula estrangeira deixa o café perder o sabor de torra recente e até a data de de torra leva jeito de ter sido alterada isso observado no Café do Centro aqui na cidade do RJ e foi o que tentei passar no post acima.

Ou seja, o iLLy parece ter torra bem recente sim senão, mesmo sendo lacrado naquele tipo de latinha chic chic estrangeira, talvez perdesse o sabor dessa torra. Talvez o que eu possa fazer é telefonar pra lá e perguntar se eles torram e envasam na hora que seria mais certeiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/06/2019 at 10:00, Henrique - RJ disse:

Eu sei, já me indicaram até cafeterias aqui da cidade do RJ para visitar mas ainda não fui nesses locais pois são um pouco distantes e minha saúde é ruim pacas. Então vou tentando por aqui mesmo fazendo compras dessas empresas tipo Illy, Suplicy etc etc ... que me chegam pelo Correios.

É praticamente o único luxo que me permito enquanto posso.

Estou fugindo um pouco do tópico, mas, Henrique, quase todo mundo que torra café envia para tua casa. Inclusive alguns participantes do fórum. Não estás limitado a "grandes marcas conhecidas". Sei de uma cafeteria em Balneário Camboriú que enviaria café, se eu pedisse. Aqui de Porto Alegre, recomendo William & Sons, Baden Cafés Especiais...

Para obter cafés com boas torras recentes, basta sair dessas marcas cujo foco é quantidade e presença em vários pontos de distribuição, como supermercados e armazéns.

Outra possibilidade, boa até para cafés internacionais, é ter uma rede de amigos e conhecidos que viajam e trazem cafés para compartilhar. Isso é uma das formas que tenho para conhecer e provar cafés. Distribuo parte do que compro, e ganho amostras do que os outros trazem. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 hours ago, Henrique - RJ said:

Ainda acho que não dá pra confirmar isso que escreveu pois o outro tipo de embalagem que leva aquele tipo de válvula estrangeira deixa o café perder o sabor de torra recente e até a data de de torra leva jeito de ter sido alterada isso observado no Café do Centro aqui na cidade do RJ e foi o que tentei passar no post acima.

Ou seja, o iLLy parece ter torra bem recente sim senão, mesmo sendo lacrado naquele tipo de latinha chic chic estrangeira, talvez perdesse o sabor dessa torra. Talvez o que eu possa fazer é telefonar pra lá e perguntar se eles torram e envasam na hora que seria mais certeiro.

Oi Henrique.

O site da Illy (seção "How long will an unopened can of illy stay fresh?") informa que a data de validade dos seus grãos são de 2 anos mesmo.
Segundo eles, a qualidade do grão é mantido devido ao sistema de pressurização com nitrogênio.
Dá pra assumir, portanto, que os grãos foram torrados aproximadamente 2 anos antes da data de validade impresso na lata.

E faço coro ao @ivoesazevedo: é possível comprar de várias marcas, produtores e torrefações e receber pelos Correios.
Aqui no fórum você encontra as informações de contato de muitos deles.

Abraços

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...